Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Ajuda:Fonte Corsair CX 500 com as saídas 3.3v ,5v e 12v baixas

Avalie este tópico:


LeandroTomaz

Posts em destaque

Boa noite,estou com uma fonte do meu computador que apresentando o as tensões baixas na saídas,a BIOS mostra linha vermelha na setor de 5v dando 4,3v os demais também estão um pouco a baixo 10,1 v no setor de 12v e 3v no setor de 3.3v. 

Sou leigo em eletrônica e aprecio muito a ajuda que vocês dispõem aos outros, espero com a ajuda de vocês quem sabe resolver este problema antes de partir para a compra de uma fonte nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

provavelmente seja a sua placa mãe que está medindo incorretamente as tensões. Com uma tensão tão baixa na linha de 5V, muito provavelmente a placa mãe não ia nem dar boot, e a fonte iria se desligar pela atuação da proteção contra subtensão do circuito supervisor.

 

Para ter certeza, antes de condenar a fonte, seria melhor medir com um multímetro direto nos conectores. Com uns $20 dá pra compar um multímetro básico, mais barato que uma fonte desse naipe, ahah

 

Caso as tensões estejam realmente alteradas, uma causa comum é curto no diodo da linha de -12V (algumas versões usam 2 diodos em paralelo). Isso acontece em todas as fontes baseadas nesta plataforma (CWT DSA-2). Esse defeito é bem fácil de detectar: O fio azul fica em curto com os pretos. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia zazulak,

Obrigado pelas informações. 

Na verdade eu já medi as saídas com o multímetro e realmente coincidem com os valores do que a BIOS mostra,o computador chega a ligar algumas vezes e entrar no sistema operacional normalmente,mas depois de um tempo de uso desliga e aparece uma msg de proteção por baixa tensão mostra a linha em vermelho na setor de 5v,os outros apesar de baixos ficam em azul. Eu também fiz os testes em uma fonte genérica de 400w pra ver se meu multímetro estava realmente fazendo a leitura correta e os valores foram de 3.3v 5.2v 12v . Realmente a fonte Corsair está com a tensão baixa mas vou fazer os testes que você me indicou com relação ao diodo e ver se o fio azul está em curto com os pretos.

Muito obrigado pela atenção,

Depois retorno com os resultados dos testes.

 

Editado: por LeandroTomaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o multímetro na posição de continuidade,uma das pontas no terminal azul e outra no preto no conector de 24 pinos o resultado foi um valor na tela do multímetro de 205. Isso indica curto? 

Já medindo as tensões da fonte com o multimetro na escala DC 20v foram as seguintes:

Laranja=3.36v

Azul=-9.91v

Vermelho=4.42v

Amarelo=10.43v

Roxo=5.11v

Cinza=4.42v

Imagens da placa e seus componentes.

 

 

IMG_20200122_074443.jpg

IMG_20200122_074605.jpg

IMG_20200122_074516.jpg

IMG_20200122_073450.jpg

IMG_20200122_073300.jpg

Editado: por LeandroTomaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, estão baixas mesmo.

 

Veja como está a tensão no capacitor principal. Se estiver menor que uns 360V, o defeito está no PFC, ou no próprio capacitor.

 

Se a saída do PFC estiver OK, meça as tensões nos pinos 1 e 3 do TL431 da fonte principal e poste aqui. É um daqueles próximos aos optos: Um deles é da fonte stand-by e outro da principal. Para identificar qual é o da fonte principal, é só ver qual deles tem tensão no pino 1 só quando a fonte está acionada. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a tensão no pino 1 está normal. Isso significa que, apesar de as saídas estarem baixas, o circuito de feedback está achando que estão normais. Nesse caso, é seguir a linha dos componentes ligados ao pino 1.  

image.png

 

Pode ser fuga num desses dois capacitores que aparecem na imagem (ou na cola que tem embaixo deles). Experimente tirar e ligar sem pra ver se muda alguma coisa na saída. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/02/2020 às 11:53, zazulak disse:

Bom, a tensão no pino 1 está normal. Isso significa que, apesar de as saídas estarem baixas, o circuito de feedback está achando que estão normais. Nesse caso, é seguir a linha dos componentes ligados ao pino 1.  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pode ser fuga num desses dois capacitores que aparecem na imagem (ou na cola que tem embaixo deles). Experimente tirar e ligar sem pra ver se muda alguma coisa na saída. 

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda e atenção. Fiz como você indicou e não teve mudança. Depois substituí os dois capacitores,o maior era de 2200uf 10v e o menor a esquerda da foto era de 1uf 50v.

Também troquei os da saída um de 2200uf 10v da linha de 5v e outro era de 2200uf 16v da linha de 12v.

Se ainda achar que tem solução,aguardarei novas orientações. 

Fico grato por toda atenção e apoio que me deu até agora. 

Editado: por LeandroTomaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fórum está com um bug que já tá enchendo o saco.. ao postar texto e imagem num tópico, as vezes o texto desaparece e fica só a imagem. Eu tinha postado uma resposta junto com a imagem e o texto desapareceu.

 

Os capacitores que eu me referi são os smd, que ficam embaixo da placa, não os eletrolíticos..

 

Esse é o circuito de feedback. Levantei o esquema baseado na foto da placa. Com certeza o defeito é em algum desses componentes. Os capacitores não são de 1nF, mas como não sei qual o valor deles (estimo que seja algo entre 47 e 220nF, pela posição no circuito e tamanho).

 

Eu começaria pelos capacitores em série com os resistores de 1K.  É bem fácil identificar se algum deles está com fuga: Com a fonte funcionando, meça a tensão em cima dos resistores de 1K que tem em série com esses capacitores, na menor escala de tensão DC. Se tiver alguma tensão diferente de zero, é fuga no capacitor respectivo (ou na cola embaixo dele).

 

Ah, também pode ser simplesmente contaminação da placa... nesse caso, se passar uma escova de dentes com thinner na área ela deve voltar ao normal. 

 

Em último caso, dá pra fazer as tensões da saída subirem na marra, diminuindo o valor do R81A, e removendo o R82A. Esses resistores estão aí para dar um "ajuste fino" na tensão de saída.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...