Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 5252 - Placa Compal LA-6552P - Liga e desliga

Avalie este tópico:


bisuca

Posts em destaque

Bom dia pessoal.

 

Estou com essa placa que apresenta esse sintoma de ligar e depois de uns 3 segundos ela desliga.

Verifiquei que na linha de CPU_CORE existe um possível curto, mas não consigo identificar o que está causando esse curto.

Ligando a placa e medindo a tensão, chega 0,96v nas bobinas PL17 e PL18.

Se eu retirar o processador (AMD), o curto some. Testei outro processador, mesmo sintoma. Os capacitores C24, C25 e C26 que estão na linha CPU_CORE apresentam curto (bipando dos dois lados). Vários capacitores que ficam em baixo do socket do processador também.

Injetei tensão nas bobinas, 1.0v, com o processador apresentou um consumo de mais ou menos 0.50A.

 

Minha dúvida. Se sem o processador o curto some, a placa não deveria ficar ligada? 

Ele desliga mesmo sem o processador.

 

Pra quem quiser ajudar, segue o link do esquema - 

 

Editado: por bisuca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donini IIainda não tentei regravar a BIOS, mas vou fazer isso pra descartar a possibilidade de ser ela o problema. Os 3v e 5v estão presentes, na BIOS pino 8 também.

@João Victor de Oliveirasim amigo, testei outro processador e continua a mesma coisa, ele fica ligado 3 segundos e desliga. Nesse tempo que ele fica ligado a tensão na bobina e nos capacitores citados chega a 0.96v.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor de Oliveira Sim amigo, tentei outro CI. Vou tentar regravar novamente com outro arquivo pra ver, mas quase certeza que não é a BIOS e sim algum componente que está fazendo com que a placa desligue. Não encontrei curto na linha CPU_CORE então neste momento estou meio que às cegas tentando encontrar o possível defeito.

 

Esse sintoma também não poderia ser causado pelo chipset com alguma esfera trincada?

Fiz ME mas sem sucesso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donini II Então amigo, vamos lá. Iniciei regravando a BIOS com outro arquivo aqui do fórum, não resolveu.

Verificando as tensões

- U36 +5vA to +5vs, ok

- U39 +3vA to +3vs, ok

- U37 +1.5v to 1.5vs, ok, tensão só surge depois de ligar a placa.

- U38 +1.1vA to 1.1vs - Aqui só tenho 1.1Va. Troquei o CI mas não resolveu, acredito que tenha algum componente em curto na linha mas ainda não consegui identificar. Se injetar tensão de 1.1 o consumo chega a 0.60A, mas não achei nada aquecendo.

Também não encontrei tensão nas bobinas PL8 e PL9. PL8 está relacionada com o PU8, que até onde pude verificar parece estar ok, deve ter algum componente nessa linha com problema também. PL9 deveria ter 1.8 quado ligasse a placa, mas está zerada. Ainda não consegui verificar essa linha. (PU11).

 

Agradeço a paciência até aqui, vamos em frente pra ver se a gente ressuscita essa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, bisuca disse:

@Donini II Então amigo, vamos lá. Iniciei regravando a BIOS com outro arquivo aqui do fórum, não resolveu.

Verificando as tensões

- U36 +5vA to +5vs, ok

- U39 +3vA to +3vs, ok

- U37 +1.5v to 1.5vs, ok, tensão só surge depois de ligar a placa.

- U38 +1.1vA to 1.1vs - Aqui só tenho 1.1Va. Troquei o CI mas não resolveu, acredito que tenha algum componente em curto na linha mas ainda não consegui identificar. Se injetar tensão de 1.1 o consumo chega a 0.60A, mas não achei nada aquecendo.

Também não encontrei tensão nas bobinas PL8 e PL9. PL8 está relacionada com o PU8, que até onde pude verificar parece estar ok, deve ter algum componente nessa linha com problema também. PL9 deveria ter 1.8 quado ligasse a placa, mas está zerada. Ainda não consegui verificar essa linha. (PU11).

 

Agradeço a paciência até aqui, vamos em frente pra ver se a gente ressuscita essa placa.

No mosfet do 1.1VALW, o Gate quando em Standby, deve ter +19V, quando ligar deve ir pra zero.

 

PL8/PU8, confira se você tem o VDD (4) e VDDP (10) no caso 5ALW. Depois confira se ele recebe no Pino 1 o VLDT_EN que ativa o PWM, depois confira se o PR115 do Pino 2 Ton está OK, esse pino é responsável por controlar o PWM, se estiver queimado/alterado o resistor, não há referência para o mesmo. Podes olhar o PGOOD se tem 3,3V, se não tiver algo não esta certo realmente.

 

PL9/PU11, verifique se Pino 5 EN recebe VGA_ON do Super I/O.

 

OBS: Sou estudante, então posso estar errado!

Editado: por ajbrasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ajbrasil Boa noite amigo, desculpe a demora em responder.

 

Em 23/01/2020 às 23:20, ajbrasil disse:

No mosfet do 1.1VALW, o Gate quando em Standby, deve ter +19V, quando ligar deve ir pra zero.

Está acontecendo justamente o contrário, quando ligo é que surgem os 19v.

O Q48 que recebe ACIN não está presente nesta placa. Q39 e Q37 recebem 5vALW, esta tensão está presente sem ligar a placa.

 

O PU8 todas as tensões ok, 

PU11 tem os 3.3v nos pinos  8, 9 e 10 mas não parece estar gerando os 1.8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, bisuca disse:

@ajbrasil Boa noite amigo, desculpe a demora em responder.

 

Está acontecendo justamente o contrário, quando ligo é que surgem os 19v.

O Q48 que recebe ACIN não está presente nesta placa. Q39 e Q37 recebem 5vALW, esta tensão está presente sem ligar a placa.

 

O PU8 todas as tensões ok, 

PU11 tem os 3.3v nos pinos  8, 9 e 10 mas não parece estar gerando os 1.8v

Realmente amigo, chequei novamente, e surge quando liga os 19v, e quando desliga desaparece. Erro meu.

Mas se ele esta recebendo o 1.1VA e sendo saturado deveria aparecer os 1.1VS....

 

Sobre o PU8, ele tem tem todas as tensões okay, mas não gera tensão de saída, isso você quis dizer né? Ele gera o NB_COREP que depois do Jumper PJ8 se transforma no NB_CORE que é responsável por alimentar (0.95V~1.1V) o Chip Ponte Norte RS880M.

No PQ29 ele recebe os 19V ?

 

Sobre o PU11 falta o EN (Pino 5), que é o Enable, sem esse sinal ele não habilita o chip, e consequentemente não gera o 1.8V. Ele parte do Super I/O (Página 28, Pino 108), e na página 33 ele está presente no Q42, e também veja que há um VGA_ON# (Não sei exatamente a função deste). (OBS: Veja, eu não sei qual a sequência de start da placa (Não encontrei no Datasheet), então pode ser que o EN não esteja presente pois à outras tensões que devem ser geradas para o VGA_ON entrar em nível lógico alto e startar o PU11)

 

Um fato é, a NB_CORE, 1.1VS e 1.8VS estão ligadas diretamente ao Chip Ponte Norte. Referente a estás 3 tensões em específico, o único chip que usa estas 3 tensões ao mesmo tempo é ele Ponte Norte. O processador usa o 1.1VS mas não usa o 1.8VS. O chip Gráfico usa apenas a 1.8VS. O chip Ponte Sul só usa o 1.1VS. E o NB_CORE é a tensão própria do Chip Ponte Norte. Não sei explicar exatamente o porque, pois ainda sou estudante, mas parece algo relacionado ao Chip Ponte Norte. Talvez não tenha nada haver, é um chute meu.

 

Verifique se as tensões GPU_CORE, CPU_CORE se são geradas também. 

Verifique também no Super I/O os pinos 1, 2, 6, 13, 14, 15, 20, 100, 101, 117. Todos eles são responsáveis por startar a placa, eles são ligados ao Chip Ponte Sul.

 

 

 

 

 

Editado: por ajbrasil
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom pessoal, infelizmente o problema está mesmo na BGA, fiz mais um ME nele e placa ligou, só que está aquecendo vários componentes em baixo do chip. Como não faço reball, estou devolvendo o notebook ao cliente para que ele decida o que fazer.

 

Obrigado pela ajuda de todos, seguem os merecidos joinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...