Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Notebook CCE Win WM545B MBA14HV0X PCUSB+ Só liga com a bateria, áudio e touch inoperantes

Avalie este tópico:


Ana Costa

Posts em destaque

Amigos esse note chegou na bancada apenas para troca do teclado, substituído por um novo e montado ao ligar fez um ruido, desliguei conferi se a montagem estava ok e liguei novamente, voltou o ruído, desliguei e para tirar as dúvidas conferi a montagem novamente, na terceira tentativa ligou sem ruído, abriu o windows e fui perceber que o áudio não estava presente, assim como o touch não funciona  e as letras xcvbnm no teclado novo também não. Observei um sinal de fuga no D2 (sk34) com uma resistência de 10r dos dois lados, mas não creio ser esse o problema. Sem a bateria conectada eu tenho na L1 4.9v e no Q9 19.9v. Estou sem o esquema, alguém poderia me ajudar? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2020 às 11:20, Ana Costa disse:

Amigos esse note chegou na bancada apenas para troca do teclado, substituído por um novo e montado ao ligar fez um ruido, desliguei conferi se a montagem estava ok e liguei novamente, voltou o ruído, desliguei e para tirar as dúvidas conferi a montagem novamente, na terceira tentativa ligou sem ruído, abriu o windows e fui perceber que o áudio não estava presente, assim como o touch não funciona  e as letras xcvbnm no teclado novo também não. Observei um sinal de fuga no D2 (sk34) com uma resistência de 10r dos dois lados, mas não creio ser esse o problema. Sem a bateria conectada eu tenho na L1 4.9v e no Q9 19.9v. Estou sem o esquema, alguém poderia me ajudar? 

Verifique se o SIO não esta esquentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem comum o codec de áudio U25 queimar nestas placas, e sendo ele alimentado pela linha de 5V bem como o touchpad, possivelmente o Codec de áudio queimado está fazendo com que o touchpad não seja alimentado corretamente desta forma impedindo também o seu funcionamento.

 

O teclado novo parece estar com defeito, substituiria por outro de outro fornecedor para novo teste, antes de partir pra análise do conector, das trilhas e dos componentes que interligam o Super I/O ao conector e inclusive deste, que estando danificado poderia também ocasionar o defeito.

 

Pode ser ainda que alguma derivação da linha de 5V responsável por alimentar os ditos cujos não esteja acontecendo por falha do mosfet comutador responsável e ou falha de seu acionamento, desta forma impossibilitando o funcionamento correto de ambos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Bom dia, resoldei o codec de áudio e conferi as tensões , mas o notebook não consegue encontrar o hardware de áudio ao iniciar. Preciso de uma parte do esquema que pegue o codec até o conector de saída dos falantes. Acho que a alguma trilha rompida ou algum resistor aberto nessa linha. Poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Costa bom dia me parece que seu problema está no Ci U25 como o @Jack O'Neo citou, ressoldar não vai resolver deve trocar o mesmo, se ele estiver com defeito o SO não vai encontrar hardware de áudio mesmo, ainda a outras hipóteses como configuração de bios, que pode desativar o áudio da placa e ou o próprio sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Costa Eu já arrumei algumas dessas placas com defeito similar, o codec de áudio nunca sobrevive (na minha experiência), aparece tensão DC na saída dos auto-falantes, mas os transistores internos responsáveis por amplificar o áudio estão queimados, o que deverias encontrar ali na saída é áudio ( se houver algo sendo reproduzido é claro, mas se o sistema não reconhece o CI nem tem como reproduzir algo), e áudio é AC, que deverias encontrar ali acoplado em DC com um pequeno offset (2.1V normalmente) que é usado para permitir o swing da onda completa na etapa de entrada, o 0V AC passa a ficar alinhado com os 2.1V DC e dessa forma a parte negativa da onda varia de 2.1V até 0V DC, e a parte positiva vai de 2.1V até 4.2V.

 

Sempre um valor abaixo de 2.5V DC é usado como offset e acoplado com o 0V AC, isso para garantir que a onda completa caiba na faixa de tensão DC visto que há pequenas perdas de tensão na etapa de potência que nunca permitiriam que a saída chegasse aos 5V utilizados na alimentação do CODEC, embora alguns tenham perdas menores e consigam chegar a 4.7V, caso onde o offset DC nas saídas de áudio ficam em 2.3V normalmente. 

 

Se o sistema não identifica hardware de áudio, este é outro indício de que o chip está danificado, mas isso é menos comum, e pode inclusive indicar que a ressolda do CI não foi bem executada, vale apena analisar pino a pino com uma lupa/microcópio/afins, não sei qual o equipamento de inspeção tens disponível aí... É mais usual queimar a etapa de saída interna e o sistema continuar a detectar o CI.

 

Quando a etapa de saída do amplificador integrado no codec dança, normalmente os auto-falantes queimam suas bobinas, as vezes abrem-se, e as vezes esquentam tanto que derretem os arredores (feitos de plástico) e ficam trancadas, vale apena perder um tempinho pra determinar o correto funcionamento dos auto-falantes antes de passar um orçamento.

 

Mas fique a vontade pra procurar pelo em ovo, algumas pessoas precisam, e ou, até apreciam, aprender do jeito mais difícil.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo bom dia! Troquei o Ci U25 por um novo e testado, testado também os auto-falantes. Procedi como recomendado pelo amigo, fiz uma varredura na soldagem dos pinos com meu microscópio digital que tenho na bancada, tudo normal, nenhuma solda fora do lugar! AB1, AB2, AB3 E AB4 conferidas. Quanto as tensões(trabalho com uma fonte assimétrica) nas saídas de áudio eu tenho 1.3V DC nos pinos 34 e 35 tenho uma tenção de 3.3V AC. a tensão de +5_CODECAVDD está em 4.3. Ao ligar o sistema e abrir um vídeo chego a ouvir um áudio muito baixo quase imperceptível, e o sistema continua sem reconhecer o áudio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Costa Existe uma inconsistência no seu relato acima, o codec de áudio é conetado ao PCH recebe dele sinais digitais, os converte em áudio analógico, amplifica e entrega as saídas, sejam elas os fones ou os auto-falantes, no entanto, isso só deveria acontecer com um dispositivo de áudio reconhecido e com um driver de som propriamente instalado.


Estando um driver propriamente instalado em um dispositivo de áudio reconhecido no sistema, e aparecendo áudio muito baixo nos auto-falantes durante a reprodução de sons, isso normalmente indica curto na etapa de amplificação interna do codec, que acaba deixando passar (em alguns casos, não é regra) o áudio sem amplificação, ou falta de alimentação da etapa de amplificação.

 

Por desencargo de consciência eu verificaria S1, S2, S3, e S4, são proteções e podem ser removidas para teste principalmente caso apresentem curto, verificaria também se CODEC_GND e AMP_GND estão aterradas como deveriam, pois ausência de terra também faria com que a etapa de amplificação do CI não funcionasse adequadamente, bem como a ausência de +5V_AMP.

Verificaria ainda se os conectores P2 não estão danificados atrapalhando o sistema de reconhecimento da saída ativa.

Isso levando em conta que haja um driver de som instalado e funcionando em um dispositivo reconhecido.

 

Não havendo dispositivo reconhecido no sistema, trocaria o U25 novamente, desta vez por um sabidamente bom, idêntico ao original.

 

Nunca peguei um caso destes, nem ouvi falar, mas em último caso não funcionando após a nova troca do componente eu desconfiaria das trilhas  que interligam o codec pinos 4, 5, 6, 8, e 9 ao PCH e do próprio PCH, e também de componentes menores nestas linhas.

 

 

 

P.S: Algumas bios, tem a opção de desabilitar o chip de som, seria prudente conferir se é o caso desta aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...