Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire F5-573 Placa DA0ZAAMB8D0 - As vezes não liga

Avalie este tópico:


rilualves

Posts em destaque

Olá a todos do fórum,

 

Estou com um notebook Acer Aspire F5-573 Placa DA0ZAAMB8D0 com o seguinte sintoma.

 

A cliente informou que o notebook parou de ligar... depois de alguns dias ele voltou a ligar e ficou ligado o dia inteiro. Desligou normalmente e no dia seguinte não ligou mais.

 

Chegou na assistência para mim sem ligar.

 

Comecei algumas análises. Limpei o contato das memórias e coloquei uma fonte nova, depois de algumas tentativas ele ligou. Com ele ligado, regravei a BIOS através do software da ACER. Ficou funcionando durante 2 dias (com intervalos que desligava e ligava ele para ver se voltava a dar o problema).

 

 

Depois de uns 3 dias e parou de ligar novamente.

 

Desmontei o equipamento verifiquei que tem as tensões de 3V e 5V estavam Ok. Regravei a BIOS através de gravador (removendo o chip), continua na mesma "sem ligar".

 

Procurei o esquema da placa mas não encontrei.

 

Fui testar o botão power, ele é integrado no teclado? (não encontrei o flat exclusivo dele, só tem o flat do teclado e outros itens).

 

Como faço para testar o botão, sinal de power?

 

Alguém já pegou esse notebook com esse sintoma?

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rilualves , na folha 28 do esquema voce tem o cn20 (conector do teclado), o botao liga e desliga corresponde ao terminai 27(NBSWON#)  , pra testar e so voce colocar o mulimetro em modo de continuidade ou resistencia e aferir o terminal 27 (uma ponteira no terra e outra ponteira no 27 )  enquanto pressiona o botao no teclado se o botao tiver ruim nao havera indicaçao de resistencia ou continuidade indicada no multimetro  ( teste frio sem alimentar a placa ), voce pode tambem aferir o terminal 27(NBSWON#) em  modo de VCC , neste terminal devera haver uma tensao de +3.2V  ao pressionar o botao de liga e desliga esta tensao deverá ir pra 0V ou proximo disso e voltar a +3.2V , se isso ocorrer seu botao de liga e desliga do teclado esta OK, mas se mesmo assim a placa nao startar ai partimos  pra analise detalhada do esquema.

Editado: por Marcelo Galtarossa
erro digitaçao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2020 às 22:03, Marcelo Galtarossa disse:

@rilualves , na folha 28 do esquema voce tem o cn20 (conector do teclado), o botao liga e desliga corresponde ao terminai 27(NBSWON#)  , pra testar e so voce colocar o mulimetro em modo de continuidade ou resistencia e aferir o terminal 27 (uma ponteira no terra e outra ponteira no 27 )  enquanto pressiona o botao no teclado se o botao tiver ruim nao havera indicaçao de resistencia ou continuidade indicada no multimetro  ( teste frio sem alimentar a placa ), voce pode tambem aferir o terminal 27(NBSWON#) em  modo de VCC , neste terminal devera haver uma tensao de +3.2V  ao pressionar o botao de liga e desliga esta tensao deverá ir pra 0V ou proximo disso e voltar a +3.2V , se isso ocorrer seu botao de liga e desliga do teclado esta OK, mas se mesmo assim a placa nao startar ai partimos  pra analise detalhada do esquema.

Bom dia. O problema é que não tenho o esquema dessa placa. Mas vou fazer o teste direto no terminal. Uma observação o conector do teclado tem 28 pinos, correto? Obrigado pela dica.

Em 22/01/2020 às 22:41, GameMax disse:

Caso esteja tudo ok com o botão ressolde o super IO.

Bom dia. Vou fazer o teste que o Marcelo me informou, caso estiver ok vou seguir sua dica. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2020 às 08:47, rilualves disse:

Bom dia. O problema é que não tenho o esquema dessa placa. Mas vou fazer o teste direto no terminal. Uma observação o conector do teclado tem 28 pinos, correto? Obrigado pela dica.

Bom dia. Vou fazer o teste que o Marcelo me informou, caso estiver ok vou seguir sua dica. Obrigado.

Exato , tem 28 terminais.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser problema no Power, pois esses teclados podem causar isso. 

Caso não seja esse o problema veja o sinal lid que vem de um transistor que é chaveado através de um ímã.

Para saber onde ele fica na placa passe um metal por toda a volta da tela do notebook e onde o meu for atraído é onde o ímã está e com isso baixe a tela e veja qual é o local da placa. Retire ele e veja como a placa reage. 

Pois já peguei vários com esse defeito de ligar quando quer e era esses transistor.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2020 às 21:00, Marcelo Galtarossa disse:

Exato , tem 28 terminais.

Verifiquei o conector e os terminais e estão Ok. Testei a frio e placa energizada. Está tudo normal nesse circuito. Mesmo assim obrigado.

Em 22/01/2020 às 22:41, GameMax disse:

Caso esteja tudo ok com o botão ressolde o super IO.

Ressoldei o IO, também continuou na mesma. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2020 às 21:16, Well7487 disse:

Pode ser problema no Power, pois esses teclados podem causar isso. 

Caso não seja esse o problema veja o sinal lid que vem de um transistor que é chaveado através de um ímã.

Para saber onde ele fica na placa passe um metal por toda a volta da tela do notebook e onde o meu for atraído é onde o ímã está e com isso baixe a tela e veja qual é o local da placa. Retire ele e veja como a placa reage. 

Pois já peguei vários com esse defeito de ligar quando quer e era esses transistor.

 

Na tela teve apenas um ponto que o metal ficou "grudado", abaixei a tela e vi na placa o local, mas como não estou com o esquema não sei onde fica o sinal LID. Você poderia me explicar melhor o que fazer? Tenho que remover o transistor e ligar a placa? Na região da placa na direção do imã (na hora que abaixei a tela), tem um transistor pequeno. Seria ele? Segue foto!

 

Desde já agradeço.

IMG_20200129_091712.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, João Victor de Oliveira disse:

cara talvez nao seja o power, ja peguei acer com esse mesmo sintoma e resolvi trocando os dois chips da bios pois na maioria dos casos essa placa tem duas bios.

no meu caso resolveu 

Tudo tranquilo? Então, eu cheguei a regravar ela no gravador, leitura, apaguei, regravei não deu nenhum erro no chip. Vou ver se encontro algum aqui para trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, rilualves disse:

Na tela teve apenas um ponto que o metal ficou "grudado", abaixei a tela e vi na placa o local, mas como não estou com o esquema não sei onde fica o sinal LID. Você poderia me explicar melhor o que fazer? Tenho que remover o transistor e ligar a placa? Na região da placa na direção do imã (na hora que abaixei a tela), tem um transistor pequeno. Seria ele? Segue foto!

 

Desde já agradeço.

IMG_20200129_091712.jpg

esse mesmo rapaz. retire ele e veja como a placa se comporta

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2020 às 09:40, João Victor de Oliveira disse:

cara talvez nao seja o power, ja peguei acer com esse mesmo sintoma e resolvi trocando os dois chips da bios pois na maioria dos casos essa placa tem duas bios.

no meu caso resolveu 

Eu encontrei apenas uma BIOS na placa! Coloquei outra bios de 8MB (regravada de arquivo baixado). Também não ligou a placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rilualves , voce procedeu com a regravação da BIOS , nao deu resultado chegou a trocar a Flash e nada , entao a melhor opção no momento e recolocar a Flash original com seu arquivo original , voce resoldou o SIO  entao revise com atenção todos os terminais do SIO, feito isso vamos ao esquema, Afira todas as tensoes da Placa em S5 ( na folha 44 voce se orienta em relação a sequencia de start , e na folha 45 voce encontra todos os setores a serem aferidos, poste todas as tensoes encontradas em S5, feito isso vamos acionar o power  no terminal 27 do CN20 (conector do teclado) dando uma cutucada entre o 27 e 28 do conector com a pontinha da ponteira do multiteste, mesmo que a placa nao ligue faça as aferiçoes em todas as PLS  e  demais setores  orientado pela folha 45 do esquema, poste pra gente ter uma ideia se S5 completou a rotina e porque a Placa nao desperta S0.

 

OBS: No inicio voce estava com duvidas se o Power esta funcionando , o botao voce ja verificou que esta ok, afira tambem, o terminal  107 do SIO NBSWON# veja se esta sendo acionado ao pressionar o teclado ( power ) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rilualves peguei um Acer que entrava direto no bios, era a bateria de 3v com pouca tensão! Troquei ficou blz. Entreguei! Dias depois a cliente voltou dizendo que ele ligava e desligava rapidamente, assim que entrava na logo ele desligava. O mais interessante que ele ligava no botão enter, e não no botão power. E só permaneceu ligado, quando eu fiquei com o botão enter pressionado o tempo todo, com isso ele passou a ficar ligar direto. Lembrando que o power é integrado ao teclado! Então amigo descoife bastante desses teclados. Boa sorte! Obs. A cliente que me alertou que ele ligava só quando pressionava o enter e em seguida desligava!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...