Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Unique S2500 / MB-71R-C14CU4-T810 Não liga com a bateria

Avalie este tópico:


anderhodel

Posts em destaque

56 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Verifica o mosfet comutador da placa.

Opa Gilson! Seria o Q15? com o carregador plugado e a bateria chega no G=0v D=3,3V S=3,3V o que parece estar normal. Sem o carregador estar plugado, apenas a bateria G= 7.6V D=0V S=0V agora plugo o carregador acende uma luz vermelha que antes não acendia, não sei se e sinal de estar carregando? Não lembro agora pessoal, me lembro desta luz vermelha quando tinha alguma coisa errada e o aparelho não ligava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ele mostra como bateria baixa e liga, mostra 89% de bateria, mas quando tira o carregador ele desliga. Eu montei esta bateria, uma célula estava abaixo de 2,4V ai carreguei esta célula e as outras duas estavam acima de 3,5V era uma bateria de 11,1V ai acrescentei mais uma célula, agora ficou uma bateria de 14,1V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anderhodel , Esse sintoma que esta apresentando mesmo depois da troca do OZ8660 ainda esta apontando pra linha de charger, eu acho muito interessante voce retirar o OZ novamente , resolde com bastante atençao este chip e chato pra acertar ele na resolda, pode estar ocorrendo tambem colapso entre +B (+19V ) e +BAT (Tensao  da Bateria ) como o colega Gilson disse verifique o comutador se possivel troque .

 

OBS: Apos a troca de CI de charger as X demora uns minutos ate o circuito voltar a operar normalmente , instale a bateria e deixe o note ligado por um tempo e observe no windows o monitoramento de carga e situação da bateria. ( Estou considerando que sua bateria esta 100% Ok.).

Editado: por Marcelo Galtarossa
Observacao.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, anderhodel disse:

Opa Gilson! Seria o Q15? com o carregador plugado e a bateria chega no G=0v D=3,3V S=3,3V o que parece estar normal. Sem o carregador estar plugado, apenas a bateria G= 7.6V D=0V S=0V agora plugo o carregador acende uma luz vermelha que antes não acendia, não sei se e sinal de estar carregando? Não lembro agora pessoal, me lembro desta luz vermelha quando tinha alguma coisa errada e o aparelho não ligava.

@anderhodel essa luz vermelha que aparece ao pressionar o power com bateria e fonte conectada, significa que seu ci de carga OZ8660 esta com defeito!

troque e poste os resultados.

boa sorte!

 

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

@anderhodel , Esse sintoma que esta apresentando mesmo depois da troca do OZ8660 ainda esta apontando pra linha de charger, eu acho muito interessante voce retirar o OZ novamente , resolde com bastante atençao este chip e chato pra acertar ele na resolda, pode estar ocorrendo tambem colapso entre +B (+19V ) e +BAT (Tensao  da Bateria ) como o colega Gilson disse verifique o comutador se possivel troque .

 

OBS: Apos a troca de CI de charger as X demora uns minutos ate o circuito voltar a operar normalmente , instale a bateria e deixe o note ligado por um tempo e observe no windows o monitoramento de carga e situação da bateria. ( Estou considerando que sua bateria esta 100% Ok.).

Pois e Marcelo! A posição ficou boa, eu olhei na lupa, sempre olho depois que soldo um componente assim, o que vou fazer e reforçar as soldas nos pads dele, agora o comutador não seria o Q15? Ele esta trabalhando normal, em questão da bateria eu montei o pack que esta no padrão para o esquema, no windows esta carregando, deixei ela carregar até 100% mas quando tiro o carregador o computador desliga na hora, como se a bateria não existisse, de repente o circuito não habilita o sinal para o SIO para segurar na bateria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, fabiano.julio disse:

@anderhodel essa luz vermelha que aparece ao pressionar o power com bateria e fonte conectada, significa que seu ci de carga OZ8660 esta com defeito!

troque e poste os resultados.

boa sorte!

 

Já troquei Fabiano! Só vou dar uma reforçada nas soldas dos pads, já posto o que deu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anderhodel , sabe que tecnico é  desconfiado , entao tem certeza que essa Bateria esta 100%, ja testou com outra. ? desculpe a pertinencia nesse quesito , mas análise de charger com bateria recuperada , merece atençao. voce tem osciloscopio, veja os sinais de clock e data , no conector BAT , ve se ta legal.

Editado: por Marcelo Galtarossa
Observacao.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma olhada Marcelo! Eu acho que já não deve ser mais o caso da placa e sim da bord da bateria, estou descarregando ela que provavelmente estará sem carga amanhã ai passo o resultado, em questão de bateria recuperada não da para saber mesmo, até porque fiz tudo errado, não alimentei o circuito da bateria para trocar as células, isto pode ter zerado o CI contador da bateria invalidando ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anderhodel Na minha experiência com baterias, a lógica a ser seguida é começar a montagem do pack pelo fio positivo, depois os centrais em sequência, e por último o negativo da última célula, desta forma todas as tensões necessárias estarão presentes quando começar a circular corrente pelo circuito, funciona bem para a maioria dos acer  alguns HP, e alguns positivo.

 

Sobre o note, o comutador é embutido no charger pelo que entendi, VIN que alimenta o sistema hora é fornecido pela bateria, através de VCHG_OUT e hora pelo carregador através de DC_IN. 

 

Importante verificar a integridade das bobinas b6 e b7, além disso o shunt RCH1 e os dois resistores conectados a ele precisam estar ok para que o charger funcione adequadamente. S2, S3, S4, e S9 são proteções que poderiam ser removidas para teste, importante conferir se BAT_V está sendo enviado para o kbc quando este envia senbat para o q20, verificar se q29 está sendo corretamente acionado na presença de adap_in.

 

SET_V determina o tipo de bateria plugada se é de 3 ou 4 células, proveniente do KBC este valor é definido pela bios, portanto, existem versões diferentes de bios para cada tipo de pack de baterias.

 

 

 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço a ajuda dos nobres colegas, a minha filha acabou indo embora e não pude ver a bateria dela,  obrigado pelo tempo jack one por analisar o esquema, não sabia que a bios tinha controle sobre a configuração do pack de baterias, neste modelo somente há 3 células e no pack que montei tinha 4, provavelmente não estava reconhecendo a bateria, mas agradeço a ajuda de todos, ainda vou postar mais situações de bateria, pois resolvi trabalhar neste aparelho porque era da minha filha, nunca mexi em baterias de clientes por receio. Mas vou começar a entrar mais neste assunto, obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...