Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido notebook dell inspiron 14r p74g 7460 placa bkd40 la-d821p rev 1.0 não liga

Avalie este tópico:


msgrillo

Posts em destaque

O cliente me ligou dizendo q a maquina começou a falhar na hora de ligar. Hora ligava , hora não, até q parou de vez. Quando fui lá retirar a maquina, liguei e ela funcionou normalmente, ele estranhou, mas pediu q eu trouxesse. Eu retirei pro laboratorio e quando chegou aqui essa maquina nao ligou mais nenhuma vez. Dei uma olhada basica e a principio todas as tensoes estao presentes. Quando poe a fonte no conector ela acende a luz de power, gira o cooler e apos alguns segundos, desliga e liga de novo, fazendo o mesmo processo.

Editado: por msgrillo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

Com essa descrição de defeito eu regravaria ou mesmo trocaria o ci de bios. Se tiver outro acho melhor nem mexer no original e já gravar num novo.

Amigo, estou com um problema parecido aqui, a placa hora liga, hora não liga. Quando liga, fica um pouco ligada, até entra o windows, então desliga tudo, e não religa mais, nem se tirar da tomada e reconectar(qdo faço isso a placa não liga e os leds do teclado não acendem). Tem que esperar ums 10 min +ou- aí é possível religá-la. e o problema acima citado se repete. será que pode ser bios também ou é processador como eu desconfio? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa em questão possui aqueles capacitores de tântalo? Principalmente na parte do VCORE do processador. Pode ser uma possibilidade de capacitância deficitária.

 

Conferi uma foto do google e tem sim. A placa é relativamente nova, dificíl os capacitores já terem perdido a sua efiência. Mas não custa tentar.

Editado: por ajbrasil
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, ajbrasil disse:

Essa placa em questão possui aqueles capacitores de tântalo? Principalmente na parte do VCORE do processador. Pode ser uma possibilidade de capacitância deficitária.

A placa em questão é essa: intel dh55tc socket 1156, ela possui capacitores de tântalo sim. mas a placa desliga do nada e qdo tento religá-la não vai e o teclado fica travado, sera que capacitor causaria esse probelma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, BillyMadz disse:

A placa em questão é essa: intel dh55tc socket 1156, ela possui capacitores de tântalo sim. mas a placa desliga do nada e qdo tento religá-la não vai e o teclado fica travado, sera que capacitor causaria esse probelma?

Não amigo, essa sua placa mãe não tem capacitores de tântalo. Ela tem capacitores eletrolíticos mesmo. Mesmo se tivesse, em placa mãe de Desktop é raro ter problema nos capacitores de tântalo (Na minha experiência), sem contar que só nesses últimos anos as empresas estão começando a colocar capacitores de tântalo em placas mãe de PC. Em placas de note já é comum a muito tempo! No seu caso, trocaria o chip de BIOS por um novo, gravaria a versão mais recente da BIOS (Ou gravaria neste mesmo chip e testava); Teria certeza que a memória esta OK, inclusive talvez usando o segundo slot (Isso parece muito com problema de memória, e nem sempre o MemTest pega esse tipo de erro); Ressoldaria o Super I/O (Não precisa retirar do lugar, passe fluxo e ressolde com uma ponta faca no ferro de solda); Lavação com aguá e detergente e depois desumidificação (Lembre-se de passar ar comprimido debaixo dos chipsets/soquete para tirar toda água, antes de colocar na desumidificadora); Pode ser capacitores, que tem capacitância mas quando aquecido pelo uso, aquece e perde à mesma (Por isso talvez ele se desligue e não ligue logo após ele travar, sendo assim necessário tentar algumas vezes até a placa ligar novamente); e seria isso a principio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, ajbrasil disse:

Essa placa em questão possui aqueles capacitores de tântalo? Principalmente na parte do VCORE do processador. Pode ser uma possibilidade de capacitância deficitária.

 

Conferi uma foto do google e tem sim. A placa é relativamente nova, dificíl os capacitores já terem perdido a sua efiência. Mas não custa tentar.

Amigo, a palca não estava muito suja mas limpei com alcool isopropílico ficou bem limpa, testei com fonte e memórias diferentes, uma coisa que não fiz foi tentar atualizar a bios quando a placa liga. vou tentar trocar os capacitores tb já que tenho muitos deles aqui e ver se resolve!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma experiência com uma tv que foi a seguinte: regravei o ci de bios duas vezes, e nas duas ela funcionava por alguns meses. Mas só resolveu quando troquei de vez, então o correto seria a troca do CI e verificação de data, clock e chip select com osciloscópio para não haver dúvidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acrescentar minha experiência com essa placa, peguei inúmeras delas, e todas foram bios,  existem uma bios no fórum que se com ela não subir vídeo, pode partir pra análise que tem outro defeito, atente-se para os códigos de leds âmbar.

Um detalhe eu tenho várias bios do mesmo modelos todas testadas em máquinas de clientes e algo muito estranho ocorre, a que funciona em um note A, não funciona no B, e também no C, e a do B, funciona no C e não funciona no A, e assim sucessivamente. Então preserve o backup, efetue um clear me, e possivelmente sanará o defeito. No meu caso em uma delas foi feito um clear com o uso do LBE.  Mais uma observação, essa placa, vc tem que em alguns casos eliminar toda cargas de tensões que ficam nos capacitores, pressionando e mantendo por 30s o botão power. Espero tê-lo ajudado, segue o link citado no post:

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou com  o mesmo problema aqui, já tentei de tudo, a única coisa que não fiz ainda foi trocar o chip, até regravei em outro chip (win 25q64) na esperança que funcionasse e nada, e pior é que depois que regravei a primeira vez o note nem ligou mais, mesmo regravando o backup originial da maquina (tanto no chip 128 dela quanto no 64 que testei) alguém sabe algum chip que possa substituir o original? No esquema diz ser um chip "w25q128fvsiq" um chip diferente do que veio na placa mãe. Acredito que tenha algum que possa susbstituir, no esquema diz que ele é 16MB. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...