Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Tensão Primária, Secundária e Terciária!

Avalie este tópico:


K0rTy

Posts em destaque

Saudações a todos, 

 

Antes de tudo me desculpe pelo tamanho do texto que escrevi. Mas gostaria de falar meu ponto de vista sobre um termo que usamos no ramo da eletrônica, em especial no reparo de notebook.

 

A algum tempo me escrevi a um curso gratuito de eletrônica, apenas por curiosidade. O curso prometia dicas infalíveis para reparar notebook do zero.  Isso é um exagero, é sensacionalista *, uma promessa para chamar a atenção dos que procuram tal milagre. O fato é que os primeiros minutos do vídeo foi dedicado a explicar as tensões primárias e secundárias. 

 

Esse termo sempre me incomodou. E na minha opinião, dever ser evitado porque pode ser mal interpretado. Eu entendo que grande parte dos técnicos que trabalham com eletrônica a bastante tempo se acostumaram a usar esse termo para se referi as fontes de tensão dentro de alguns equipamentos, como por exemplo TV de tubo.

 

Mas quando estamos analisando uma placa de notebook por exemplo não podemos ser tão genéricos e gostaria de explicar o porquê?

 

Os nomes

 

Como todos nós sabemos as placas de notebook são alimentadas por fontes chaveadas (SMPS) e em alguns casos por fontes lineares, (não vou entrar em detalhes sobre isso se não o tópico vai ficar maior ainda). 

 

Cada placa, cada fabricante, cada engenheiro pode atribuir como quiser o nome dessas tensões no esquema da placa.

 

Por exemplo, temos a Wistron que nomeia a mesma tensão de forma diferente. 

 

image.png

 

PG4527 trata-se uma pad na placa limpa que liga os dois pontos. Note que temos uma tensão que irá ativar ao mesmo tempo 5V_PWR e 5V_S5 mas se quisermos analisar uma em toda a placa vamos usar uma e se quiser testar perto da fonte SMPS vamos analisar outra.

 

Veja também as placas da fabricante Quanta que produzia as placas Sony:

 

image.png

 

Temos o nome de 4 tensões de 3V, nomeadas diferentes.

 

Mas como saber quando cada uma das tensões vão ser ativadas? Porque esse pobre mortal acredita que é não é proveitoso usar os termo tensão primária ou secundária ou mais doloroso ainda as fontes terciárias para falar dos problemas de alimentação das placas?

 

 

Estados de ativação

 

Como vimos os nome das tensões variam de fabricante de placa para fabricante de placa. Mas todas seguem o mesmo princípio. Nós podemos chamamos de estados de ativação ou como alguns esquemas chamam de Voltage Rail.

   

image.png image.png

 

Partir para analise de que as tensões têm estados de ativação pode te ajudar a não levantar o que não deve, e nem em perder tempo em testar algo que não foi ativado ainda ou nem deveria ter tensão.

 

Se você chegou aqui entendo se você fechar o post e ir fazer outra coisa. Mas se puder, não deixe de ler o restante depois.

 

Em geral as os fabricantes das placas separam esses estados de ativação por S5, S4, S3, S0. Sendo o primeiro estado o S5 com algumas tensões na placa ativa e S0 com todas as tensões ativas.

 

Mas antes de tudo isso temos umas tensões muito importante para ser analisadas os LDO*.

 

LDO

 

Se fosse nomear um tensão como primaria essa seria o LDO. Ela é, em geral, a primeira tensão que deve aparecer na placa ao se conectar o carregador. Sem ela a placa não vai ligar e nem o estado S5 vai estar ativo.

 

Veja no esquema, siga as setas vermelhas:

 

Sem título1.png

 

 

image.png

 

image.png

 

image.png

 

Como você pode ver, resumidamente, tudo isso aconteceu enquanto o S5 o primeiro estagio estava "dormindo".

 

É claro que não estou dizendo que devemos chamar o LDO da placa como tensão primaria. O que eu quero dizer é que usar os termos fontes primarias e secundárias é muito vago. E pode levar ao erro ou dificultar a analise da fonte de tensão.

 

Eu entendo que usar esses termos dificulta um pouco na hora de estudar o defeito na placa. Mas você acostuma seu cérebro a pensar em analisar a placa por estágios.


 

Citar

 

Pensar em fontes primárias e secundárias limita sua visão para compreender o funcionamento da placa.

Pensar nas nos estados de ativação vai te ajudar a não ficar preso no passado.

 

 

 

 

 

Referencias

 

Fontes SMPS e fontes lineares:  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

LDO: 

 

 

@Técnico Cooperador  @Participativo EBR @Moderador @Moderador Pleno @Moderador Global @Participativo EBR @Amigo EletrônicaBR

 

 

 

 

image.png

image.png

Editado: por K0rTy
  • Joinha 27
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy , muito boa sua visao de analise , analisando as tensoes e sinais se orinetando pelos estados logics da Placa nos da da mais precisao de onde esta ocorrendo o defeito , economiza tempo na analise  , concordo plenamente. so temos que mudar o habito de simplificar a analise e prestar mais atenção na sequencia de start avançada e seus devidos Estados Logicos . Vamos evoluir. 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy 

Agradeço por ter levantado esse assunto nesse momento.

Estou com um note na bancada que está me deixando com muitas dúvidas. Um sinal que você destacou, o S5_ON, talvez tenha sido esclarecido e ajude a chegar numa solução para este caso, pois é gerado pela EC e deveria estar presente com o carregador conectado. No meu caso, esse sinal não está sendo gerado, reforçando minha suspeita de danos na EC.

Eu me acostumei a chamar de fontes primárias as que geram as tensões "always on". Mas, pelo que estamos vendo, parece que nem isso vai existir mais!

Grande abraço e obrigado!

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nomenclatura é uma coisa complicada mesmo, às vezes agente usa um termo específico pra ilustrar algo que nem sempre corresponde ao termo usado, e depois que a correspondência se solidifica na cabeça dá trabalho pra "desaprender" e associar os termos corretamente. Já fiz associações com termos totalmente errados mas na minha cabeça sabia exatamente o que se referia aquele termo, mesmo que incorretamente, o problema era pra explicar pra outra pessoa, acabaria passando a informação de forma incorreta. Hoje em dia me forcei a pensar em tensões LDO, ALWAYS e transferidas (simplificando). De resto consequentemente vai depender do esquema, como as tensões são nomeadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2020 às 18:08, K0rTy disse:

Se fosse nomear um tensão como primaria essa seria o LDO

@K0rTy parabéns pelo tempo dedicado ao tópico, extenso mas proveitoso, sobre a frase que citei, diria mais, deveríamos chamar então de tensão primaria os 19v kkkk, e o LDO de secundária, realmente acostumamos nosso cérebro dessa forma e acaba que isso vai passando de um para o outro e toma conta como um vírus !

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cristi disse:

deveríamos chamar então de tensão primaria os 19v kkkk, e o LDO de secundária,

 

Hehehehe.

Sempre vai ter uma maneira de interpretar assim (primaria secundaria). Vai vária de como cada um interpreta o esquema da placa. Esse é um outro motivo desse nome ser confuso e levar ao erro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tudo na paz @K0rTy ! O que seria dos humanos sem esses textos longos e cheios de conhecimentos verídico. Fatos como esses não podem ser ressumidos em poucos palavras! Parabéns pelo belíssimo texto...

Em 23/01/2020 às 18:08, K0rTy disse:

Antes de tudo me desculpe pelo tamanho do texto que escrevi.

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Aproveitando esse tópico, que acredito ter haver com o tipo de aprendizado que busco, qualquer um dos amigos aqui pode me dizer que tipo de tensão essas nomenclaturas querem dizer? Nos cursos falam sempre da WALWAYS e SUSPEND, mas nunca dessas. Ficaria muito agradecido se me explicassem.

 

+1_05V_VTT
+3VRUN
+1_05V_VCCA_CLK
+1.05V_VCCPLL_EXP
+3V_CLK
+ECVCC
+3V_S3
+1_8V_AVDD
ACIN_EC

+3VLP

Minha dúvida é apenas com as nomenclaturas, não com as voltagens que estão antes delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22  Não prenda a isso não. As unicas siglas que não muda são as dos componentes. Já as tensões mudam de acordo com o fabricante. Então se você estiver no esquema é aparecer 1.2#$ASDFADFA é estiver indo para a memoria é a tensão da memoria. Se estiver indo para processador Vcore e assim por diante.

 

Apenas os componentes tem as siglas padronizadas.

 

image.png.5f5ddac4d3ca7009fc36e51b8421664e.png

 

O que está dentro do componente no esquema é padrão todos os reguladores RT8205 e o TPS51125 vai ter essas siglas e em geral não muda.

 

Mas depois para nomear as tensões no esquema o fabricante pode escolher o que quiser. Veja o VIN desse componente. Nesse esquema o VIN é o RT8205_B+ como ele justifica isso?

 

image.png.5c9b15bc3f9538b5d654d657892c1f54.png

 

 

No caso de nomenclaturas nos esquema não se prenda não.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, K0rTy disse:

@Oseiasgs22  Não prenda a isso não. As unicas siglas que não muda são as dos componentes. Já as tensões mudam de acordo com o fabricante. Então se você estiver no esquema é aparecer 1.2#$ASDFADFA é estiver indo para a memoria é a tensão da memoria. Se estiver indo para processador Vcore e assim por diante.

 

Apenas os componentes tem as siglas padronizadas.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O que está dentro do componente no esquema é padrão todos os reguladores RT8205 e o TPS51125 vai ter essas siglas e em geral não muda.

 

Mas depois para nomear as tensões no esquema o fabricante pode escolher o que quiser. Veja o VIN desse componente. Nesse esquema o VIN é o RT8205_B+ como ele justifica isso?

 

 

 

No caso de nomenclaturas nos esquema não se prenda não.

 

Muito obrigado pela explicação, amigo! Foi direto e reto. Entendi perfeitamente! 👍😀

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Aproveitando esse tópico, que acredito ter haver com o tipo de aprendizado que busco, qualquer um dos amigos aqui pode me dizer que tipo de tensão essas nomenclaturas querem dizer? Nos cursos falam sempre da WALWAYS e SUSPEND, mas nunca dessas. Ficaria muito agradecido se me explicassem.

 

+1_05V_VTT
+3VRUN
+1_05V_VCCA_CLK
+1.05V_VCCPLL_EXP
+3V_CLK
+ECVCC
+3V_S3
+1_8V_AVDD
ACIN_EC

+3VLP

Minha dúvida é apenas com as nomenclaturas, não com as voltagens que estão antes delas.

Aways é quando você conecta o carregador no circuito, tem que ter as tensões nas bobinas, que são 19V, 12, 5V, 3V e em algumas placas 1,5V.

 

 

22 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Aproveitando esse tópico, que acredito ter haver com o tipo de aprendizado que busco, qualquer um dos amigos aqui pode me dizer que tipo de tensão essas nomenclaturas querem dizer? Nos cursos falam sempre da WALWAYS e SUSPEND, mas nunca dessas. Ficaria muito agradecido se me explicassem.

 

+1_05V_VTT
+3VRUN
+1_05V_VCCA_CLK
+1.05V_VCCPLL_EXP
+3V_CLK
+ECVCC
+3V_S3
+1_8V_AVDD
ACIN_EC

+3VLP

Minha dúvida é apenas com as nomenclaturas, não com as voltagens que estão antes delas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...