Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer - Aspire ES1-411-P5M3 - DA0Z8AMB4E0 REV:E - Não liga

Avalie este tópico:


Zoom1966

Posts em destaque

Amigos, esse notebook chegou sem ligar.

Conectado ao carregador, a bateria aparentemente carregava, acendendo o LED laranja. Porém, ao desconectar o carregador, o LED de carga continuava aceso.

Removida a placa, suspeitei do CI charger (PU3, OZ8691LN) o qual troquei por um OZ8690LN de sucata para teste. A partir daí, o LED de carga passou a se comportar normalmente, carregando a bateria até o limite máximo, de cerca de 17 Volts e passando de laranja a azul. Porém, o note ainda não ligava.

 

Verifiquei as tensões básicas da placa, que deveriam existir ao plugar o carregador e encontrei:

+3VPCU (PL7)

+3VLDO do PU10 (que gera tensão +3VPCU)

+1.8VPCU (PL3/PU5)

+12VALW (PU9)

 

Ao acionar o botão power, algumas outras tensões aparecem, mas a placa não liga:

+5V_S5 (PL9/PU11)

+1V_S5 (PL1/PU2)

1.8V na BIOS

 

Na EC, sem acionar o botão power, tenho:

ACIN (64):  3.3V

VCC1, 2 3 e 5 (19, 46, 76, 115): 3.38V

VCCSPI (88, VCC4): 1.8V

VREF (104): 0V (deveria ter alguma tensão??)

AVCC (102): 3.38V

VCORF (44): 1.8V

S5_ON (26): 0V (não deveria estar alto??)

RSMRST#_uR (75): 0V

 

Na EC, após o botão power acionado:

S5_ON (26): 3.35V

RSMRST#_uR (75): 3.35V

 

Nada aquece. Tentei substituir a EC, com os mesmos resultados.

Coloquei um ci charger correto e o LED voltou a ficar aceso após desconectar o carregador com a bateria conectada.

A placa não tem serigrafia!! O esquema foi baixado daqui do fórum mesmo.

 

Confesso que estou bem perdido aqui!! 

E agradeço aos amigos que puderem ajudar de qualquer modo.

 

@K0rTy, esse é o caso que mencionei, socorro! rsrsrs

 

Editado: por Zoom1966
correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zoom1966 Verifica se os sinais abaixo estão sendo despertados após o comando  power ON no super IO?

DNBSWON# - pino 91
SUSB#  - pino 21
SUSC# - pino 20

SLP_SUS#_EC - pino 79

PCH_SLP_S0_N - pino 28

AC_PRESENT_EC - pino 104

 

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano.julio 

DNBSWON# - pino 91 = subiu a 1,80V
SUSB#  - pino 21 = mantém 0V
SUSC# - pino 20 = mantém 0V

SLP_SUS#_EC - pino 79 = mantém 0V

PCH_SLP_S0_N - pino 28 = subiu a 3,37V

AC_PRESENT_EC - pino 104 = mantém 0V

 

As tensões +1.0V_S5 e +5V_S5 pulsam quando conecto o carregador. Consigo verificar com o multímetro analógico.

Você sabe dizer quais as tensões eu deveria ter apenas com o carregador conectado, sem acionar o power?

E uma outra dúvida: Essa EC não é programável, certo?

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde@Zoom1966 

O sinal DNBSWON# deveria estar ativo com 3v com a placa em stand-by e, ao dar o comando power ON ele deveria ir a 0V e volta para nível lógico alto 3v e, na sequencia em resposta você deveria receber o sinal SUSC# e depois SUSB#

 

OBS: O sinal DNBSWON# é o botão digital para ligar seu PCH e em resposta você deveria receber SUSC# que equivale ao sinal (SLP_S4#) e depois SUSB# que equivale ao sinal (SLP_S3#) 

Da uma conferida nesse sinal DNBSWON# veja se ele esta ativo com 3v com a placa em condição de stand-by?

 

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zoom1966 , respondendo sua dúvida , esse SIO nao e regravavel  de acordo com esquema eletrico na folha 23 nao ha indicação de EC BIOS interno . Agora em relação ao defeito mediante seu relato (As tensões +1.0V_S5 e +5V_S5  estao pulsando ) e um ponto a ser verificado , revise a filtragem dessas fontes , analise com atenção essas linhas.

Editado: por Marcelo Galtarossa
Observacao.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, fabiano.julio disse:

Boa tarde@Zoom1966 

O sinal DNBSWON# deveria estar ativo com 3v com a placa em stand-by e, ao dar o comando power ON ele deveria ir a 0V e volta para nível lógico alto 3v e, na sequencia em resposta você deveria receber o sinal SUSC# e depois SUSB#

 

OBS: O sinal DNBSWON# é o botão digital para ligar seu PCH e em resposta você deveria receber SUSC# que equivale ao sinal (SLP_S4#) e depois SUSB# que equivale ao sinal (SLP_S3#) 

Da uma conferida nesse sinal DNBSWON# veja se ele esta ativo com 3v com a placa em condição de stand-by?

 

 

Entendi. Isso pode ser devido à falta das outras tensões S5?

 

3 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

@Zoom1966 , respondendo sua dúvida , esse SIO nao e regravavel  de acordo com esquema eletrico na folha 23 nao ha indicação de EC BIOS interno . Agora em relação ao defeito mediante seu relato (As tensões +1.0V_S5 e +5V_S5  estao pulsando ) e um ponto a ser verificado , revise a filtragem dessas fontes , analise com atenção essas linhas.

 

Marcelo, elas pulsam uma só vez, ao conectar o carregador. Mas, ao acionar o power, elas aparecem. Não é estranho isso? E as outras tensões, 1.05, Vcore, Vgfx não aparecem em nenhum momento, nem pulsam.

 

Grato pela atenção amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela falta do DNBSWON# as tensões que vem do PCH SUSC# e SUSB# não estão sendo despertadas mas é como falei na mensagem #4 verifica se esse sinal esta presente no pino 91 com a placa em stand-by?

Ao pressionar o comando power on ele deve ir a 0v e voltar para nível lógico alto 3v. 

Por hora seria isso que você teria que analisar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se o sinal DNBSWON# chega no pino 1 do U5 e sai no pino 6

se a tensão de +1.8v_S5 não estiver presente, você não vai ter resposta de SUSC# e SUSB#

então ao pressionar o botão de power da uma conferida no Gate  Dreno e Source de Q12A/B (mosfet duplo canal N)

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma conferida também no PU9 e os mosfets transferidor PQ23, PQ28, PQ22, PQ26 PQ19 eles são responsáveis pelas tensões de transferencia de  +3VS, +5VS, +1.35VS, +1.8VPCU etc..

mede pino 1 verifica se tem 3v

mede pino 20 verifica se tem os 19v

mede pino 13 verifica se tem +12VALW

pino 11 - Gate driver

pino 12 - Gate driver

pino 9 - Gate driver

pino 10- Gate driver

Boa sorte ai @Zoom1966

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano.julio 

Bastante material pra trabalhar. Vamos ver se consigo localizar aqueles CIs da primeira foto, já que essa placa não tem nenhuma identificação de componentes!

Quanto ao PU9, eu já dei uma verificada e entendi o funcionamento.

O que eu não tinha reparado era a parte do circuito do seu post #8.

Quem sabe as tensões S5 aparecem.

 

Grato, amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2020 às 13:34, Zoom1966 disse:

E uma outra dúvida: Essa EC não é programável, certo?

 

Não é programável não, ou seja não tem uma firmware interna.

Quem vai programar o EC pra funcionar é o BIOS principal. Então acho que não custa ter um arquivo confiável ai. 

 

Lembre de fazer o backup pra voltar ele a maquina no futuro.

 

Se tiver corrompido nem o CPU vai responder nem o EC vai funcionar corretamente.

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, fabiano.julio disse:

Pela falta do DNBSWON# as tensões que vem do PCH SUSC# e SUSB# não estão sendo despertadas mas é como falei na mensagem #4 verifica se esse sinal esta presente no pino 91 com a placa em stand-by?

Ao pressionar o comando power on ele deve ir a 0v e voltar para nível lógico alto 3v. 

Por hora seria isso que você teria que analisar

Com a placa em stand-by (carregador conectado s/ bateria) o sinal DNBSWON# (pino 91) permanece 0V. Após acionar o Power, NBSWON# (pino 95), ele sobe a 1.8V e assim permanece.

 

15 horas atrás, fabiano.julio disse:

Veja se o sinal DNBSWON# chega no pino 1 do U5 e sai no pino 6

se a tensão de +1.8v_S5 não estiver presente, você não vai ter resposta de SUSC# e SUSB#

então ao pressionar o botão de power da uma conferida no Gate  Dreno e Source de Q12A/B (mosfet duplo canal N)

 

Consegui achar o U5. O sinal chega no pino 1 e transfere ao pino 6. Porém, mesmo sem o U5, tanto o pino 1 quanto o 6 estão em 1.8V.

 

15 horas atrás, fabiano.julio disse:

Da uma conferida também no PU9 e os mosfets transferidor PQ23, PQ28, PQ22, PQ26 PQ19 eles são responsáveis pelas tensões de transferencia de  +3VS, +5VS, +1.35VS, +1.8VPCU etc..

mede pino 1 verifica se tem 3v

mede pino 20 verifica se tem os 19v

mede pino 13 verifica se tem +12VALW

pino 11 - Gate driver

pino 12 - Gate driver

pino 9 - Gate driver

pino 10- Gate driver

Boa sorte ai @Zoom1966

 

O problema é que não tenho S5_ON. Por isso algumas tensões Always nem aparecem. PIno 13 tem os 12VALW.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, K0rTy disse:

@Zoom1966  tem osciloscópio ai?

Sim, tenho!

 

23 minutos atrás, K0rTy disse:

 

Não é programável não, ou seja não tem uma firmware interna.

Quem vai programar o EC pra funcionar é o BIOS principal. Então acho que não custa ter um arquivo confiável ai. 

 

Lembre de fazer o backup pra voltar ele a maquina no futuro.

 

Se tiver corrompido nem o CPU vai responder nem o EC vai funcionar corretamente.

 

 

 

 

 

Então, mas eu nem olhei para a BIOS, pois antes de acionar o Power não tenho tensão nela. Ou seja, sem o sinal S5_ON da EC, nem tensão na BIOS vou ter. Depois de acionado o Power, aparece o S5_ON.

De qualquer modo, vou regravar pra ver se muda alguma coisa.

Por enquanto, muito obrigado pela atenção!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, fabiano.julio disse:

Só estou achando as tensões do pino 95  do super IO NBSWON# muito baixa. ali deveria ter 3v

Você tem 3v no buck converter das tensões Stand-by?

 

O pino que está com 1.8V é o 91. Acho que ao mencionar o 95 eu te confundi um pouquinho.

Sim, tenho +3VCPU e +3VLDO.

 

Eu estou acabando de recolocar o CI da BIOS regravado pra fazer um teste. Acredita que ele caiu da pinça enquanto eu limpava os terminais e demorei quase 1 hora pra achar?? Maldita Lei de Murphy!! rsrsrs

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, trago novidades e não são boas... pelo menos para a placa e para o cliente! 

Ontem eu regravei a BIOS, conforme o @K0rTy sugeriu e num primeiro momento as tensões Always e S5 apareceram. Mesmo assim a placa não ligou.

Porém, depois de desligar e ligar a placa algumas vezes para teste, ela voltou à situação original. 

Fiz uma ME, sem resultados.

Enquanto regravava a BIOS mais uma vez, resolvi fazer medições nos capacitores que ficam sobre o chipset/processador. Achei um em curto. O curto não desapareceu com a remoção do capacitor. Portanto, acredito que esta CPU esteja morta. Procurei no verso da placa, para ver se localizava algum outro capacitor em curto, mas não achei nenhum nessa situação. 

Portanto, só me resta condenar a placa e agradecer aos amigos que se esforçaram tanto para ajudar.

Muito obrigado e um abraço a todos!

 

@K0rTy , mudo o prefixo para devolvido?

Chipset.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zoom1966 Sim. Mude para devolvido. Porque mesmo trocando o processador pode ter mais defeito.

 

Na verdade quando vi o tipo de processador, já bateu um desânimo. Fiquei na minha porque poderia ser algo mais fácil. 

 

Ultimamente os processadores estão recebendo as tensões always ou S5. Acontece que a fonte SMPS verifica o consumo dessa minha e desativa para evitar queima de mais componentes.

 

O problema que isso não protege o processador. As vezes ele é o problema.

 

Então quando tenho problemas com as tensões S5 vejo se ela vai direto pro processador e tento desativar para poder levantar ela.

 

No começo, quando estamos aprendendo nunca é tempo perdido. É sempre um aprendizado.

 

Pra mim foi um aprendizado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei q ja foi desistido do equipamento porem o curto encontrado no processador pode ter ocorrido devido ao ME...porem esse processador nao resolve somente "esquentando" eu pego muito dele com solda mal feita de fabrica, onde a solda nao fundi corretamente ao pad e com o tempo o pad oxida sedo possivel somente o reparo atravez de reballing...e como ele controla quase td na placa acaba q ocorrendo esses sintomas... 

se alguem discordar ou tiver algum ponto de vista diferente fica a vontade para opinar sobre o q mencionei.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...