Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron N4050 - DV14_HR_MB 10315-1 - 5 Beeps

Avalie este tópico:


Charles Andreatta

Posts em destaque

boa noite amigos. estou com um notebook dell spiron n4050 proc. i5  2ºgeraçao. seguinte

segundo cliente ele não ligava. chegando em minha bancada abri e antes de partir para medições como de costumo resolvi bater um ar para retirar a poeira, limpar as memorias e trocar a pilha da bios, pois sei que estes notebooks da dell alguns não ligam caso esteja sem a pilha.

feito isso o aparelho ligou porem continuando dar 5 bips, mesmo com a bateria dando 3v nova. 

ele liga e so para de dar os 5 bips quando o windows inicia.

Passos feitos ate o momento que não resolveram

 

*trocar por outra pilha

*testar sem o teclado

*testar sem a bateria

*ressolda na bios e componentes próximos

*medi os pads da bios e os 3v e 2,7v aparecem nos pads dela.

*fui no gerenciamento do computador e tentei desativar o dispositivo "nao plug in play" chamado Beep, não deu certo, continua bipando

 

Ainda não fiz o processo de atualizar a bios pois não sei ainda qual a versão dela, irei tentar amanha. 

Caso alguém que já tenha vivenciado algo parecido queira me ajudar eu agradeço muito

este é o modelo da placa

 

image.png

image.png

Editado: por K0rTy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Victor de Oliveira disse:

cata troca o processador pois como tem no site da dell esse defeito de 5bips ta relacionado com o processador.

eu so achei a informação dos 5 bips como defeito da bateria. Não acredito que o processador esteja com defeito pois ele esta funcionando, o computador liga porem sempre com estes 5 bips, 

 

testei os mosfets e estão normais. não sei mais onde possa estar este defeito. me ajudem kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara este modelo de placa nao tem nenhuma numeração ou adesivo, peguei esta numeração em um site que vende a mesma placa IDÊNTICA!!! o pessoal que esta comentando com certeza ja conhece e sabe que este modelo de notebook tem somente este tipo de placa. e no primeiro post te uma foto dela.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo correto fica de baixo do adesivo próximo ao conector do HD.

 

5 beep é uma falha na alimentação da bateria.

 

Isso pode significar que a tensão da bateria RTC não está chegando ao PCH ou KBC.

 

Mas para isso informe o modelo correto da placa para ver no esquema qual componente faz isso.

 

Siga as orientações dos moradores.

j+

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Charles Andreatta disse:

atualizando, encontrei este capacitor em curto com resistência de 13 na escala de diodo. removi ele e o capacitor que esta ao lado e o curto permanece na linha. pode ser um curto por defeito ou e normal esta resistência baixa.WhatsApp Image 2020-01-29 at 12.14.44.jpeg

 

 

Ligue a placa se tiver tensão aí quer dizer que não está em curto. 

 

Por enquanto não remova componente sem ter certeza. Isso pode prejudicar o diagnóstico.

 

Se concentre primeiro na alimentação RTC.

 

Tirou o componente e no teste fora não está em curto? Devolve ele no lugar algumas fontes trabalham com uma resistência baixa. 4ohms já vi uma com 2ohms.

 

Como vamos saber?

Pelo esquema!

 

Informe o modelo correto.

Siga as orientações dos moradores!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Charles Andreatta alterou o título para Dell Inspiron N4050 - DV14_HR_MB 10315-1 - 5 Beeps

atualizando, o aparelho foi devolvido ao proprietário. infelizmente nao deu mais tempo de trabalhar nele, mas o interessante e que mesmo trocando a pilha, e a fazendo a atualização de bios o problema continuava. fiz as medições na trilha ate a bios e estava tudo certo. ja as medições nos r6008 nao consegui por conta do tempo. e um defeito que so encontrei apenas 2 relatos na internet toda, ,muito estranho este defeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Andreatta 

 

Acho que tem só dois relatos por que ele é muito simples. 

 

image.png

 

 

Esse é o circuito deve ser analisado. Temos ai três tensões:

 

RTC_VCC é a tensão da bateria, 3D3V_AUX_S5 é a tensão S5 e a RTC_AUX_S5 é o resultado dessas duas tensões.

 

Quando o notebook estiver totalmente desligado RTC_AUX_S5 será alimentado pela bateria RTC1.

Quando o notebook estiver ligado RTC_AUX_S5 será alimentado pelo sistema a fonte S5.

 

Uma curiosidade interessante é que essa tensão não alimenta o ci eeprom da BIOS. Como a maioria pensa. 

 

Nas placas de notebook ela alimenta uma area do PCH.

 

image.png 

 

image.png

 

Ele deve ser testado com a bateria do notebook desligado e com o notebook totalmente desligado. E seguir a tensão RTC_AUX_S5  até o PCH. Talvez tenha algum componente aberto ou uma trilha aberta ou o próprio PCH com solda fria (muito mais difícil de acontecer este por ultimo).

 

Então em resumo esse é um dos setores mais simples de ser verificado o que explica o numero de problemas que os pessoal relata no fóruns da internet.

 

Espero que seja de ajuda esse conteúdo para as próximas vezes.

 

j+

 

 

 

 

Editado: por K0rTy
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...