Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Memória pode ler e armazenar dados com sinais elétricos ou luz

Avalie este tópico:


Jihad Noureddine

Posts em destaque

link: https://www.tecmundo.com.br/produto/148745-memoria-ler-armazenar-dados-sinais-eletricos-luz.htm

 

Cientistas da Technische Universität Dresden e do Weierstraß Institute Berlin, ambas instituições situadas na Alemanha, desenvolveram um novo dispositivo de memória capaz de ler e armazenar informações tanto de forma óptica como elétrica.

Batizada de PinMOS, a tecnologia está baseada na combinação de um díodo orgânico emissor de luz – OLED – e um capacitor e pode, potencialmente, ser empregada no futuro em projetos de computação neuromórfica, ou seja, aquela que simula o funcionamento do cérebro humano, e em sistemas de memória visual.

Reciclando ideias

Na realidade, os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do dispositivo se inspiraram em um estudo do início da década de 50, de Arthur W. Holt, que foi quem primeiro apresentou o conceito de um componente de memória composto por um díodo e um capacitor.

Além disso, durante os testes, a PinMOS mostrou excelente durabilidade – os pesquisadores submeteram o componente a mais de 100 ciclos de “gravar-ler-apagar-ler” sem identificar problemas – e ainda oferece a possibilidade de que as informações possam ser armazenadas em múltiplos estados. Aliás, nesse sentido, os pesquisadores demonstraram que o dispositivo tem capacidade de armazenar e manter diferentes estados de memória por longos períodos de tempo, podendo alcançar até 24 horas.

Segundo explicaram os pesquisadores, faz várias décadas que cientistas de diversas áreas se dedicam ao desenvolvimento de dispositivos de memória orgânica, uma vez que esses dispositivos podem, entre outras coisas, propiciar grandes avanços à internet das coisas, por exemplo.

O próximo passo consistirá em investigar os mecanismos envolvidos no funcionamento da pinMOS em diferentes operações para que, assim, seja possível identificar formas de otimizar o dispositivo. Mas, conforme disseram os pesquisadores, tal como foi projetado, o componente inclusive já poderia ser facilmente produzido e comercializado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...