Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida È certo fazer alteração nas placas de t v para evitar queima dos leds?

Avalie este tópico:


Niltonipu

Posts em destaque

Boa tarde  a todos,  gostaria de saber a opinião dos colegas do fórum sobre fazer alteração nas placas de tv para evitar a queima dos leds pois vejo muito no youtube esse procedimento.

Alguém que participa do fórum faz sempre essas alterações?

 

 

Editado: por Niltonipu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde,

no inicio quando eu reparava tvs com troca de leds e os ajustes de luz de fundo estavam no máximo eu apenas orientava o cliente e mostrava como

ajustar. O problema era que quando dava retorno podia olhar que o ajuste estava no máximo novamente.

Agora na maioria das vezes eu altero  o resistor de dreno do fet.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, roonix disse:

boa tarde,

no inicio quando eu reparava tvs com troca de leds e os ajustes de luz de fundo estavam no máximo eu apenas orientava o cliente e mostrava como

ajustar. O problema era que quando dava retorno podia olhar que o ajuste estava no máximo novamente.

Agora na maioria das vezes eu altero  o resistor de dreno do fet.

É nesse caso mesmo de retirar um dos resistores, será que realmente funciona e dar certo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Sempre faço, é claro, com o esquema na mão. A ideia é "enganar" o circuito de controle dos LEDs, que normalmente é feito por PWM. Tirar resistores é bem comum nas LGs, fazendo isso você aumenta a tensão de feedback, e faz com que o circuito diminua a largura do pulso. Porém parece que as marcas vem melhorando nesse quesito. Tenho feito menos serviços de troca de LEDs nas TVs mais novas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o vídeo bem explicativo mesmo, pelo que entendi é melhor diminuir a luz de fundo do que retirar resistores.

Uma outra dúvida que eu tenho é sobre se devemos trocar todos os ledes ou apenas o lede que está avariado porque sempre que tenho trocado apenas o lede que deu defeito a aparelho sempre volta já com outros ledes queimados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Niltonipu disse:

sempre que tenho trocado apenas o lede que deu defeito a aparelho sempre volta já com outros ledes queimados.

aqui em minha assistencia quando tenho completo eu troco ,mas tem casos que  não temos ai sim é hora de troca apenas o led queimado ,mas antes falo ao cliente que espere 2 a 3 dias e explico que foi trocado apenas o componente e falo que o aparelho pode volta .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é certo ou não, isso já foge um pouco da área de discussão técnica. Eu sempre informo o cliente que vou diminuir o limite de corrente dos leds "para corrigir um erro de projeto da tv". Se ele não quiser que altere, deixo bem claro que ele está abrindo mão da garantia caso os leds voltem a queimar, e se ele não quiser, fecho a tv e entrego sem conserto.

 

A queima dos leds não tem uma única causa.. em parte é culpa do cliente que usa a TV sempre com o brilho no máximo (e quase sempre grudada na parede, ou embutida num móvel, sem espaço para circulação de ar), e em parte do projetista da TV, que superestima a capacidade de dissipação de calor do led.

 

Se não dá pra baixar a corrente via software (via modo de serviço, como em algumas STI/TCL), eu baixo via gambiarraware mesmo. 

 

Nas LG que costumam ter 8 resistores em ligação mista (4 conjuntos em paralelo, cada um formado por 2 resistores em série) para determinar a corrente, é só remover um deles. Aí, a corrente será 25% menor do que era originalmente. Como uma diminuição na corrente diminui também a tensão em cima de cada led (não na mesma proporção, porque a resistência interna do led é bem baixa), calculo uns 33% de dissipação a menos. O brilho não chega a cair tanto, porque a relação lumens/watt do led não é linear (o rendimento diminui com o aumento da corrente).

 

Em algumas STI que usam 3 resistores em paralelo, costumo tirar o de maior valor. Se os leds continuarem esquentando demais, altero um dos outros (tipo, de 3R3 para 4R7). 

 

Ps. Embora costume alterar o circuito pra diminuir a corrente, não recomendo desabilitar a proteção contra sobretensão. Se for só para teste, tudo bem, mas liberar a TV assim é uma roleta-russa: Já peguei casos que um led incendiou e danificou a tela.

  • Joinha 2
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha oficina não concordo com essas alterações, não deixo meus técnicos fazerem isso e vou justificar por que! em quase todas as tvs que nos chega aqui, fazendo uma analise profunda do defeito, e, na maioria das vezes o problema decorre não de uma causa elétrica, e sim por causa mecânica; as barras de led são tipicamente prendidas por um tipo de fita colante (dupla face) e com o tempo de uso, o calor faz com que as barras deformem um pouco e ao mesmo tempo amoleça a cola da dupla face, o led fica suspenso e aquece demais, não trocando calor com a carcaça da tv, não estou dizendo que isso acontece em todos os casos, isso é muito comum em tvs da toshiba e LG que por sinal sao as campeãs nesse defeito, o que fazemos aqui é fazer substituição dos leds e invez de voltar a por dupla face, usamos um silicone vermelho (loctite 325 graus celcius) montamos as barras com isso debaixo, uso varios  imãns Neodimio na extensão da barra para que a barra fique na posição, sem nenhuma irregularidade, ( por cerca de duas horas) dai então removemos os inãns, colamos os acrilicos difusores de luz e montamos a TV. seguindo esse procedimento pra ser honesto temos um indice de retorno muito baixo, não vou dizer que é zero, pois as vezes não soldamos bem o led, eles são muito vulneraveis a temperatura! mesmo com estação de retrabalho e fluxo de solda, não estamos imunes ao erro! ninguém é um robô! e gosto das tvs com bom brilho! limitar o brilho com essas modificações funciona sim! quando bem feitas, entretanto eu vou ter uma tv sem luminancia, e que quando usadas num ambiente claro, não vai ter a função desejada! ou então quando aquela senhorinha de 67 anos que ja está com a catarata quanse que um vidro fumê vai achar a tela escura.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/02/2020 às 23:15, zazulak disse:

Se é certo ou não, isso já foge um pouco da área de discussão técnica. Eu sempre informo o cliente que vou diminuir o limite de corrente dos leds "para corrigir um erro de projeto da tv". Se ele não quiser que altere, deixo bem claro que ele está abrindo mão da garantia caso os leds voltem a queimar, e se ele não quiser, fecho a tv e entrego sem conserto.

 

A queima dos leds não tem uma única causa.. em parte é culpa do cliente que usa a TV sempre com o brilho no máximo (e quase sempre grudada na parede, ou embutida num móvel, sem espaço para circulação de ar), e em parte do projetista da TV, que superestima a capacidade de dissipação de calor do led.

 

Se não dá pra baixar a corrente via software (via modo de serviço, como em algumas STI/TCL), eu baixo via gambiarraware mesmo. 

 

Nas LG que costumam ter 8 resistores em ligação mista (4 conjuntos em paralelo, cada um formado por 2 resistores em série) para determinar a corrente, é só remover um deles. Aí, a corrente será 25% menor do que era originalmente. Como uma diminuição na corrente diminui também a tensão em cima de cada led (não na mesma proporção, porque a resistência interna do led é bem baixa), calculo uns 33% de dissipação a menos. O brilho não chega a cair tanto, porque a relação lumens/watt do led não é linear (o rendimento diminui com o aumento da corrente).

 

Em algumas STI que usam 3 resistores em paralelo, costumo tirar o de maior valor. Se os leds continuarem esquentando demais, altero um dos outros (tipo, de 3R3 para 4R7). 

 

Ps. Embora costume alterar o circuito pra diminuir a corrente, não recomendo desabilitar a proteção contra sobretensão. Se for só para teste, tudo bem, mas liberar a TV assim é uma roleta-russa: Já peguei casos que um led incendiou e danificou a tela.

Muito bom o vídeo bem explicativo mesmo, pelo que entendi é melhor diminuir a luz de fundo do que retirar resistores.

Uma outra dúvida que eu tenho é sobre se devemos trocar todos os ledes ou apenas o lede que está avariado porque sempre que tenho trocado apenas o lede que deu defeito a aparelho sempre volta já com outros ledes queimados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que colocando todos os ledes novos a probabilidade de dar retorno é bem menor.

Sempre que coloque os ledes novos dificilmente dá retorno mas quando coloco apenas o lede que queimou sempre dá retorno.

Foi por isso que fiz esse tópico pra tirar essa dúvida e ver o que a maioria dos colegas fazem pra resolver esse problema dos ledes que queima muito.

Estou achando muito útil essa discursão, espero que mais colegas postem aqui as suas experiências.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/02/2020 às 08:48, Lateralus disse:

Bom dia. Sempre faço, é claro, com o esquema na mão. A ideia é "enganar" o circuito de controle dos LEDs, que normalmente é feito por PWM. Tirar resistores é bem comum nas LGs, fazendo isso você aumenta a tensão de feedback, e faz com que o circuito diminua a largura do pulso. Porém parece que as marcas vem melhorando nesse quesito. Tenho feito menos serviços de troca de LEDs nas TVs mais novas.

 

As mais novas que usam LED SMD ficam azul e depois queimam da mesma maneira!

 

Não tem jeito, os fabricantes devem fazer por gosto, tipo Obsolescência programada.

 

É simples fazer um barramento de led que dissipe calor e não trabalhe na sua corrente máxima, mas se o fizeram, e CONTINUAM fazendo(linha UJ, UK) é de maldade mesmo.

Não só LG..

 

TCL, Philco, SAMSUNG, AOC dentre muitas outras apresentam projeto de BACKLIGHT errôneo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...