Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer A515-51/ LA E891P Liga, mas sem imagem

Avalie este tópico:


SSD TECNOLOGIA

Posts em destaque

Ola a todos, este notebook veio para nos sem estar gerando imagem, liga pelo botão e gera todas tensões nos indutores respectivos, pcu mal amorna com o 1.02Vcc Vcore e cooler começa a acelerar ate ficar disparado dentro de 5 a 7 segundos, mesmo com o cpu apenas morna!
Já regravei a bios com outro arquivo pego aqui no forum, continuou igual, já coloquei outro pente de memoria novo e nada também, já removi os 4 modulos de memoria soldados na outra face da placa e nada também, já tentei ligar com e sem a bateria de cmos, já tentei ligar com e sem a bateria plugada e com o botão de segurança pressionado, já pre aqueci a placa e joguei calor indiretamente na face contraria ao cpu para verificar se poderia ser bga cracker e nada do defeito mudar. 
Alguém tem mais alguma ideia de teste ? Ou solução ?   

Editado: por SSD TECNOLOGIA
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Semana passado tive um caso aonde o Super I/O estava com defeito, o pino do Botão de Start estava aterrado fazendo a placa ligar e logo se desligar, como se eu mantesse sempre pressionado o botão power. Pois bem, comprei outro Super I/O de mesmo modelo, coloquei e o notebook demorava a dar o Post, ligava o computador até no sistema e começava a girar o cooler em rotação máxima, mesmo estando em temperatura normal, e dos 3 USB's, apenas um funcionava, enfim, estava bem estranho. Então logo duvidei do Super I/O novo e com defeito (ou pirata). Encomendei de outro fornecedor e tudo resolvido, post rápido e cooler normal, e usb's também.

 

Não era esse mesmo modelo de notebook. Mas o que quero te alertar que Super I/O também pode ser o problema! Não se esqueça que o Super I/O esta interligado com o cooler, principalmente com fato que na maioria dos casos é o Super I/O é responsável por mandar o sinal que desliga o computador em caso de sobreaquecimento.

 

Boa sorte. Abraços

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, SSD TECNOLOGIA disse:

Ola a todos, este notebook veio para nos sem estar gerando imagem, liga pelo botão e gera todas tensões nos indutores respectivos, pcu mal amorna com o 1.02Vcc Vcore e cooler começa a acelerar ate ficar disparado dentro de 5 a 7 segundos, mesmo com o cpu apenas morna!
Já regravei a bios com outro arquivo pego aqui no forum, continuou igual, já coloquei outro pente de memoria novo e nada também, já removi os 4 modulos de memoria soldados na outra face da placa e nada também, já tentei ligar com e sem a bateria de cmos, já tentei ligar com e sem a bateria plugada e com o botão de segurança pressionado, já pre aqueci a placa e joguei calor indiretamente na face contraria ao cpu para verificar se poderia ser bga cracker e nada do defeito mudar. 
Alguém tem mais alguma ideia de teste ? Ou solução ?   

 

 

Colega se esta placa tem o ENE KB9022 então é provável que você tenha que regravar ele ou então comprar um regravado para esta placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... Vou correr atras de um IO novo e gravado, já que não tenho como gravar em um virgem, caracas removi os módulos de memoria e vou ter de repor para testar, qual a possibilidade dele subir video com um pente de ddr4 no slot e sem os módulos soldados ?  

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA Probabilidade alta. O mais fácil é colocar um Super I/O novo com o módulo de memória e testar. Teoricamente as memórias soldadas direto na placa seria o slot A, e o removível o slot B; Já peguei notebooks que não ligavam com o Slot A vazio e Slot B com memória... Mas aí é paciência, a não ser que alguém já tenha pego esse modelo de note e tenha feito o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ola a todos, de volta com informações!
Chegou o Super IO e fiz a troca com sucesso, o cooler parou de disparar e agora esta sendo controlado com o aquecimento da CPU, ao ligar o notebook o mesmo tem rotação inicial ai para e conforme aquece volta a ligar, tentei gerar imagem sem os 4 módulos de memoria soldados na placa mãe e não foi, fiz a solda deles na placa e continuei sem imagem, verifiquei todas as bobinas e tem tensão com exceção de uma que fica ao lado da de vcore do CPU, tenho os 19V chegando ao mosfet, mas não tem pwm chaveando ele. Bobina morta PL906. Já ejetei 1,1V e nada também, consumo nesta linha de +/- 494 a 512mha.

Alguem tem mais alguma dica ou ideia do que fazer neste caso?

Vou analisar o esquema e ver do que é essa bobina agora.

 

WhatsApp Image 2020-03-10 at 14.15.30 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-03-10 at 14.15.30.jpeg

Em 05/02/2020 às 00:06, Roberto275803 disse:

 

 

Colega se esta placa tem o ENE KB9022 então é provável que você tenha que regravar ele ou então comprar um regravado para esta placa.

Amigo me ajuda ai, fiz a troca dele já e nada de imagem, sintoma mudou sim mas imagem que é bom nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@SSD TECNOLOGIA , eu fiz a algum tempo atras o mapeamento resumido das fontes em estado 5 e estado 0  dessa Placa ve se te ajuda ai, quanto a PL 906, ela nao gera tensao sem sistema operacional. segue o Mapeamento resumido:

 

Placa LA-E891P

Estado 5   :    Fontes  geradas  ( +19V     +5.0V )     OBS: +3.2V reg    e  +3.2V ALW  so e gerado apos pressionar start.

 

Estado 0   :     PL 402 (+3.2V)    pl 502 (+1.2V)       PL 602 (+1.0V)      PL907 (+1.05V)       PL 904 (+1.0V)  PL 906 (So gera tensao com sistema operacional ativo , depende da necessidae de resoluçao de video ).     

                        

 

 

  • Joinha 1
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah entendi!! Boaa!! Mas então precisaria ter um disco nele para gerar essa tensão!! Na verdade tenho todas tensões menos essa e a bicheira nao da imagem... regravei bios regravei io.. inclusive troquei o chip da bios mas nao tinha aquele chip 64qh dai coloquei um 64F e o sintoma é o mesmo.. e possuo todas tensões S0.. exceto a pl906 que enfim como voce falou nao precisa pra iniciar..eitaaa 😕 voce tem essa placa com voce??

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Matheus Piccoli disse:

Ah entendi!! Boaa!! Mas então precisaria ter um disco nele para gerar essa tensão!! Na verdade tenho todas tensões menos essa e a bicheira nao da imagem... regravei bios regravei io.. inclusive troquei o chip da bios mas nao tinha aquele chip 64qh dai coloquei um 64F e o sintoma é o mesmo.. e possuo todas tensões S0.. exceto a pl906 que enfim como voce falou nao precisa pra iniciar..eitaaa 😕 voce tem essa placa com voce??

 Reparei uma Placa dessa ontem , mas ja entreguei, tenho so sucata dela agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2020 às 23:16, Marcelo Galtarossa disse:

@SSD TECNOLOGIA , eu fiz a algum tempo atras o mapeamento resumido das fontes em estado 5 e estado 0  dessa Placa ve se te ajuda ai, quanto a PL 906, ela nao gera tensao sem sistema operacional. segue o Mapeamento resumido:

 

Placa LA-E891P

Estado 5   :    Fontes  geradas  ( +19V     +5.0V )     OBS: +3.2V reg    e  +3.2V ALW  so e gerado apos pressionar start.

 

Estado 0   :     PL 402 (+3.2V)    pl 502 (+1.2V)       PL 602 (+1.0V)      PL907 (+1.05V)       PL 904 (+1.0V)  PL 906 (So gera tensao com sistema operacional ativo , depende da necessidae de resoluçao de video ).     

                        

 

 

Não consegui resolver ainda não, estou ali para devolver ao cliente como sem reparo. 
Já não tenho mais para onde correr, as tensões não vou poder verificar agora se são as mesmas passadas pelo amigo Marcelo, mas pelo que me lembro são sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA Oi amigo.

Voltou o bkp da bios? Sugiro dar uma atenção especial no arquivo de bios.

Pegou de lugar confiável? 

Confira sempre processador, revisão da placa, chipset se é compativel com a bios

Faça clean ME na bios que baixar, ta com sintoma de bios ainda mais que processador fica morno. 

Insiste nos arquivos, boa sorte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA Qual a rev. da sua placa?

 

@Matheus Piccoli amigo abre um topico exclusivo para vc, senao fica misturado e bagunçado, certeza que os colegas vao auxiliar vc. Tem procedimento de fazer clear ME na bios aqui no forum bem explicado pelo K0rTy

8 horas atrás, Matheus Piccoli disse:

Vou ter que aprender a fazer o clean me pra testar.. visto que mesmo assim todas bios ora rev 1c que achei sao de i5 .. e o que estou lidando é um i7.. porém sempre tive a dúvida se o cpu interfere na bios.

Da uma olhada no forum que tem bios rev 1c, coloquei uma hj. Eu comparei os arquivos e é diferente da existente aqui do fórum. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, R2-D2 disse:

@SSD TECNOLOGIA Qual a rev. da sua placa?

 

@Matheus Piccoli amigo abre um topico exclusivo para vc, senao fica misturado e bagunçado, certeza que os colegas vao auxiliar vc. Tem procedimento de fazer clear ME na bios aqui no forum bem explicado pelo K0rTy

Da uma olhada no forum que tem bios rev 1c, coloquei uma hj. Eu comparei os arquivos e é diferente da existente aqui do fórum. 

 

Ola amigo.
Ela é uma LA E891P Rev 1A, já regravei uns 3 tipos de arquivos diferentes e não obtive mudança 😑
Nunca fiz Me Clean region, tentarei estudar e realizar em algum arquivo que seja Rev 1A, se puder colocar um link aqui para me auxiliar fico grato. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...