Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Monitor Samsung SyncMaster 510N Liga de Forma Intermitente e Quando Liga Fica Sem Luz de Fundo

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Bom dia a todos da Eletrônica BR!

 

Estou analisando um monitor Samsung SyncMaster 510N que apresenta o seguinte comportamento. Quando pluga o cabo de energia, ora ele liga normalmente, mas sem luz de fundo e ora não liga nada.

 

Quando ele liga pode-se ouvir um ruído da bobina do inverter. A mesma situação ocorre com os cabos do display e lâmpadas desligados.

 

Já foi trocado todos os capacitores e inspecionado as soldas.

 

Agradeço desde já pela atenção prestada e espero que possam me ajudar a resolver esse problema :)

 

 

 

 

 

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela idade dele e de outros que costumam entrar em minha oficina, geralmente eh alguma ou todas as lampadas esgotadas ou danificadas.  Pendure outras externamente para ver o comportamento do inverter.

 

Outra possibilidade são soldas trincadas na etapa do Inverter.

 

Boa sorte ;)

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R  Oi Senhor Wiliam como vai as coisas? Muito obrigado pela resposta.

 

Eu já pendurei lâmpadas que eu tenho de teste e está com o mesmo comportamento. O que to achando estranho é isso dele ligar de forma intermitente. Quando ele não liga, a fonte não apresenta nenhum tipo de tensão a de 5v e 12v conforme o diagrama.

 

Estou desconfiado que existem dois defeitos. O da iluminação e esse que faz ligar intermitentemente. O que acha que pode ser? 

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando ele não liga, pode ser a falta da tensão de partida (Vstart) ou a falta da tensão de sustentação (Vcc).  Troque o diodo D6/D562 e o capacitor C6/C561 indicado nos esquemas abaixo.

 

No caso dos capacitores eletroliticos do secundario das fontes de +5V e 12V, troque TODOS independente de sua aparencia ou medidas eletricas.

 

Boa sorte ;)

 

 

 

ka 5L0365R.png

KA5M0365R Diodo Tensao Sustentaçao.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificando aqui, e pelo o que consegui entender do diagrama, o diodo que senhor pediu a substituição está soldado diretamente no terceiro terminal do 5l0365r, certo?

 

Se for isso, acho que a serigrafia está um pouco diferente. Ao invés de ser  D6/D562 está constando na placa ''D104'' . E consta em seu involucro: ''IN4007''.

 

E o capacitor seria o ''C107'' 222k 1KV?

 

Seria esse mesmo?

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço esquema para essa fonte e acho que pela foto que pude ver, parece que alimentação de Vcc (pino 3) do IC101 eh o D103 e o C108 (47uFx50V).

 

BN44-00098A IP-24135A vista PWM.jpg

 

O codigo do PWM eh KA5L0365RTU e para datasheet veja no seguinte link:

 

 

Verifique tambem qual eh a tensão nos terminais do capacitor C106 (82uFx450V). Se a alimentação da rede for 127VAC devera ter uns 170VDC ja em 220VAC a tensão sera o dobro, perto de uns 340VDC.

 

 

Editado: por William_R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Boa noite Senhor Wiliam. Fiz os teste como sugeriu. No C106 apresentou uma leitura de 225V em uma rede que está apresentando 114V.

 

Quanto ao fusível F201 ele está apresentando continuidade normalmente. O diodo D103 foi testado na escala de diodos e não apresenta curto e nem está aberto. O C108 já foi trocado, assim como os outros capacitores, por novos e testados ESR e capacitância antes da instalação. Devo trocar o diodo mesmo com essa leitura? Ou devo focar no PWM?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R  Boa tarde Senhor William!

 

Retirei o C106 (82uFx450V) e fui realizar testes de capacitância e ESR com meu identificador de componentes, e ora era reconhecido como resistência e ora era reconhecido como um capacitor com uma capacitância que não é a dele com uma ESR muito (alta algo em torno 23Ω!)

 

Troquei o mesmo e agora liga normalmente em absolutamente todas as vezes e o ruído advindo da bobina cessou por completo.

 

Porem continua sem iluminação...

 

Vou verificar com um amigo se ele me arranja o diodo para fazer o teste que me pediu, já que em minha cidade não consigo comprar quase nenhum tipo de componente eletrônico por falta de disponibilidade.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu me lembre o catodo de d103 eh para dar algo em torno de uns 14V em relação ao terra do PRIMARIO (negativo de C106) !

 

No segundario como estão as fontes de +5V e +12V ?

 

Verifique se a placa logica esta mandando a tensão de 3.3V de LAMP_ON/OFF para a fonte !  Acho que seja o pino 9 do conector CN2

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William_R Boa noite Senhor Wiliam!

 

Fiz as medições e os resultados foram o seguinte: Pino 9 do conector CN2: 4,19

 

Tensão de 5V e 13V medidas diretamente no conector CN2 sã 5,10V e 16,20V respectivamente. 

 

Hoje fiz uma outra coisa apenas para ver mesmo, rsrs. Liguei ao um computador o monitor e aumentei o brilho (Mesmo sem luz alguma de fundo 😛 foi de 40 a 100%, mas continuando sem nenhum tipo de reação nas lâmpadas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker Ola amigo. Peguei um desses um tempo atras. Mesma situação. Para teste eu desabilitei a proteção do inverter, para nao desligar caso tivesse alguma das lampadas com defeito, mas nao adiantou. 

Por fim o defeito estava em uma maldita solda fria em um dos pinos do inverter, era dificil de enxergar, mas isso me tomou um bom tempo. Eu resolvi dessa forma, da uma olhada nas soldas do inverter.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o seguinte:

 

1- Com a placa da fonte na bancada ligue 2 lampadas novas ou confiaveis;

2- Ligue um resistor de 1K entre o pino de +5V (pinos 6/7) ao pino de Inverter_ON/OFF (pino 9) ou monte o circuito abaixo:

 

SAMSUNG 732N Plus Power Service.jpg

 

Caso não acenda as lampadas o problema pode estar: no trafo, nos capacitores azuis, nos Driver MOSFET, no ic controlador das lampadas, ... 

 

Se acender o problema pode estar na placa logica e ai comece regravando a BIOS dela.

 

Coloque uma foto da parte inferior da sua placa, pois não sei se a sua fonte eh uma BN44-00098A ou outro codigo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@William_R  Boa noite Senhor William!

 

Peço desculpas pelo retorno, mas estava esperando chegar os capacitores para realizar o teste.

 

Fiz um testador de lâmpadas com um inverter de notebook para a realização dos testes e lâmpadas acenderam normalmente.

 

Então, fiz o teste com o resistor 1k do pino6/7 ao 9 e o resultado foi o mesmo. Liga normalmente, mas sem luz.

 

Até então estava esperando chegar os capacitores azuis para a realização dos testes. O resultado também foi o mesmo :(

 

Driver mosfet são testados como qualquer mosfet deve ser? E o controlador das lâmpadas?

 

Muito obrigado mais uma vez pela boa vontade em me ajudar e estarei aguardando uma resposta ansiosamente :)

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...