Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP LaserJet M1132 MFP Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde Galera!

 

Recebi a impressora M1132 da HP, a mesma não estava ligando.

Após remover a fonte da impressora, verifiquei no capacitor da saída do secundário, 33V  ( Duvida, a maioria das fontes HPs são 24V?)

 

Fiz a medição nos foto acopladores mas não conseguir achar nada, por falta de saber como medi-lo. Usei uma Placa boa para referencia, nao encontrei nada.

Depois eu fiz o Swap dos Fotos, a placa ficou meio estranha, oscilando a tensão de 33V, voltei  os fotos originais, e ela voltou estabilizar nos 33V.

 

Podem me ajudar amigos? Não encontro o esquema elétrico desta placa para saber onde posso medir.  Podem me ajudar?

WhatsApp Image 2020-02-05 at 16.54.56.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

experimente fechar curto entre os pinos 3 e 4 de um dos optos e ver se a tensão cai. Se não cair, verifique o Q202 e o R210.. qualquer um deles aberto faz a saída da fonte ir nas alturas e até queimar. Se cair, aí é partir pra análise do secundário, como o @eliasgirardi citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

experimente fechar curto entre os pinos 3 e 4 de um dos optos e ver se a tensão cai. Se cair, verifique o Q202 e o R210.. qualquer um deles aberto faz a saída da fonte ir nas alturas e até queimar. Se não cair, aí é partir pra análise do secundário, como o @eliasgirardi citou.

Ao fechar o curto começa a cair a tenção, ao passar por 24 aciona o Rele e continua caindo.

O R210 esta com 47 ohms, verifiquei o R205 e este esta aberto.

 

O Q202 pode me auxiliar a medilo? Medindo ele não tem baixa impedancia.

WhatsApp Image 2020-02-06 at 16.49.11.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O R210 está com a medida normal.

O R205 não pode estar aberto, ele tem que medir 68k ohms.

Você está usando multímetro analógico ou digital?

Para testar melhor o Q202 precisa tirar ele da placa e medir. A menos que ele esteja acusando curto medindo com o multímetro direto na placa.

Primeiro tenta encontrar outro resistor para trocar o R205. Tem que ser a mesma numeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem uma lâmpada em série para testar a placa?

Se sim, liga nela a placa e veja se o problema foi resolvido com a troca do R205.

Meça novamente a saída e veja se ainda está alta.

Se o Q202 não acusa curto na placa pode ser que ele esteja bom. Mas caso ele esteja apresentando alguma fuga não tem como saber sem tirar ele para testar.

Editado: por eliasgirardi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta seguir esta dica do moderador @zazulak citada em outro tópico:

 

"Para saber se o defeito é causado por algo no primário ou secundário, o mais fácil é medir a tensão entre os pinos 1 e 2 dos optoacopladores. Se um deles tiver 1.1v entre os pinos (positivo no pino 1), provavelmente o problema está no lado secundário."

 

Retorne o resultado...

Editado: por eliasgirardi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2020 às 14:32, guilherme Bucceni Alves disse:

PC101 0V Sem tensão , PC102 1.01V 

Veja no TL431 (ele não é smd, e fica bem próximo aos optos), no pino 1 dele tem um resistor - se não me engano é de 18k - ligado à linha de 24v. Se ele altera, os 24V sobem.

 

 

Se o resistor estiver ok, meça a tensão nos pinos 1 e 3 do 431 e poste aqui.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2020 às 11:53, zazulak disse:

Veja no TL431 (ele não é smd, e fica bem próximo aos optos), no pino 1 dele tem um resistor - se não me engano é de 18k - ligado à linha de 24v. Se ele altera, os 24V sobem.

 

 

Se o resistor estiver ok, meça a tensão nos pinos 1 e 3 do 431 e poste aqui.

 

 

Tensão de 0,5 em cada terminal 1,2 e 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2020 às 09:33, guilherme Bucceni Alves disse:

Tensão de 0,5 em cada terminal 1,2 e 3.

Impossível: O pino 2 é aterrado. Na hora de medir, você está colocando a ponta preta do multímetro no lugar certo (terra do secundário)? 

 

Essa chapinha pode ser usada como ponto de terra quando se vai medir as tensões no lado secundário:

image.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...