Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Caixa Amplificada Oneal OPB 1115BT Entrando em Curto

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com esta caixa que chegou com os famosos 2SA1943 e 2SC5200 em curto verifiquei todo o restante ligado a eles e aparentemente tudo normal, troquei os transistores e tudo funcionando perfeitamente só que em menos de 15 minutos de uso la se foi os transistores novamente, sei que estes transistores a porcentagem de falsificação deles é bem grande posso substituir eles por algum outro que se tenha menos falsificação para ver se é isso realmente que aconteceu ou o ideal é fazer uma busca por originais realmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @GameMax ,

 

Será  que o ajuste de "bias" não está um pouco alto? Qual tensão entre base emissor com volume no minimo?

 

Confira também tensão dc na saída para os auto-falantes.

 

Infelizmente componentes originais estão deixando a manutenção comprometida... um simples defeito se torna horas de dedicação para um diagnóstico correto.  Eu tentaria comprar de outro fornecedor, não colocaria equivalentes.

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

esses transistores eu costumo comprar na Proesi (em SC). Até hoje nenhum deu dor de cabeça. 

 

Alternativamente, dá pra usar o MJL4281A/MJL4302A.. também tem uns falsificados por aí, mas como eles não são tão populares como os Toshiba, não são tão visados pelos chinas.

 

Se os transistores queimaram sem a caixa estar tocando, pode ser que a causa tenha sido oscilação espúria. Isso pode acontecer se aquele resistor de baixo valor em série com um capacitor entre a saída e o terra estiver aberto. Alguns amplificadores também tendem a entrar em oscilação por falha de projeto. Nesse caso, se ele for baseado no esquema convencional com amplificador diferencial na entrada, aumentar um pouco o valor do capacitor entre base e coletor do transistor do segundo estágio (cascode), ou colocar um capacitor ali caso não tenha costuma resolver.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Par de mais dois fornecedores diferentes que me garantiram que era originais e nos testes aqui por enquanto esta tocando normal só que eu pego estas caixas porque é de um amigo que tem um Estúdio de Ensaio de Bandas então os níveis de volume são bem altos. Teria o mesmo efeito para o circuito se eu deixar os níveis de volume na mesma frequência que ele utiliza no estúdio mas com os alto falantes desligados somente para testes de circuito do amplificador? Digo isso porque se deixar os falantes ligados eu vou acabar com a vizinhança.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @GameMax ,

 

Não, caso esteja sem a carga os transistores da saída elevarão a tensão, porém, nao existirá consumo de corrente. Consecutivamente não sera um teste eficiente em forçar os transistores.

 

Uma solução para não se produzir ruídos, é o que tenho hábito de fazer, séria colocar carga resistiva na mesma impedância das caixas acústicas. Atente que é necessário observar a potência suportada pela carga resistiva.  

 

Se utilizar gerador de frequência com valor fixo, exempo 1khz, não se recomenta deixar no último volume por longos períodos. O aparelho em situações normais de uso, mesmo com volume no máximo, não é submetido e nem  foi projetado para suportar tamanho consumo excessivo, causando super aquecimento. A música, instrumentos e voz se comportam diferente. Deixe em 70% de volume, será um teste eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...