Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP300E5M-XD2BR BA41-02538A funcionamento intermitente

Avalie este tópico:


Jhones

Posts em destaque

Salve salve amigos, esse equipamento entrou startando sem imagem, troquei o chip de bios e regravei o mesmo, subiu vídeo normal, mas quando fui ligar o notebook na manhã seguinte ele ligou sem imagem e com baixo consumo na faixa dos 30 maH, retirei a placa e ao analisar perto do charge BQ24780P ele voltou a ligar.

 

Quando ele não liga normal, o consumo fica em 30 maH (com e sem bateria) e ao pressionar o power para desligar o led apaga e acende em looping como se resetasse toda vez que pressiona o botão. Depois de muitas tentativas ele liga normal.

 

O que eu fiz: Troca do chip bios e regravação, ressolda do BQ24780P. Não achei esquema elétrico desse modelo

 

Quando ele está ligando normal, em standby sem bateria a unica bobina que tem tensão é a da bateria com 0,200 milivolts, quando plugo a bateria o consumo sobre para 800 maH, desce para 600 maH aparece esta tela por 10 segundos, apaga e zera o consumo.

 

P_20200210_111954.jpg

Editado: por Jhones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve salve amigo, acabei de fazer como orientou, tirei o sio estanhei e limpei os pads e os pinos do chip, voltei com ele para o lugar. Ligou e vou deixar desligado até amanhã, sempre de manhã ele não liga de primeira, vamos ver no que dá e retorno com o resultado. Por hora muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

@Jhones , ok, espero que tenha bom resultado.

Infelizmente não resolveu, liguei agora pela manhã e o consumo fica em 30 maH com o led rebotando quando pressiona o power. Mais alguma dica?

 

 

Estas são as tensões que tenho quando apresenta o defeito (ligada na fonte).

P_20200206_104020.jpg

Editado: por Jhones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones , nessas PLS que voce indicou as tensoes, todas estao corretas, mas essas que nao estao indicadas apos o start da Placa deveriam haver tensao de nucleo (Vcore) . nao encontrei esquema dessa Placa aqui no forum , ai complica demais a analise por nao ter serigrafia, nao posso te ajudar muito mas como estamos sem esquema e sabemos que o defeito e intermitente , vamos tentar o arroz com feijao, resolda dos pwms das fontes do processador  e do chip de video dedicado, da uma teimada com a regravação do arquivo da BIOS pode ser que esse arquivo que regravou nao esteja 100% pra sua Placa.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2020 às 12:14, Marcelo Galtarossa disse:

@Jhones , nessas PLS que voce indicou as tensoes, todas estao corretas, mas essas que nao estao indicadas apos o start da Placa deveriam haver tensao de nucleo (Vcore) . nao encontrei esquema dessa Placa aqui no forum , ai complica demais a analise por nao ter serigrafia, nao posso te ajudar muito mas como estamos sem esquema e sabemos que o defeito e intermitente , vamos tentar o arroz com feijao, resolda dos pwms das fontes do processador  e do chip de video dedicado, da uma teimada com a regravação do arquivo da BIOS pode ser que esse arquivo que regravou nao esteja 100% pra sua Placa.

Resoldei todos pwm, regravei a bios com outro arquivo e ligou, aguardar amanhã pra ver se liga. Detalhe que todos arquivos de bios que gravei está demorando uns 25 segundos para subir imagem, já fiz limpeza na região de todo jeito e não muda o tempo de boot.

Editado: por Jhones
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2020 às 14:31, regisfatef disse:

Verifique se este modelo de placa tem a bateria interna de 3 V para manter as informações da bios.

Caso não tenha, a permanencia das  informações da bios deve depender da bateria externa. E na placa talvez tenha onde colocar a bateria interna de 3 V, a fim de teste. 😉

 

Realmente essa placa não possui bateria de 3v, nem local para instalar uma (pelo menos que eu saiba). Mas a bateria está boa e conectada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse sintoma de não ligar no outro dia, já peguei chip de bios fazendo isso(como você trocou o chip) restou o processador com o bga zuada.
O que você pode fazer um reballing... essas placas com processador soldado é osso! 

Sobre a demora de video veja essa dica: clear me

Boa sorte!

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, djsync disse:

Esse sintoma de não ligar no outro dia, já peguei chip de bios fazendo isso(como você trocou o chip) restou o processador com o bga zuada.
O que você pode fazer um reballing... essas placas com processador soldado é osso! 

Sobre a demora de video veja essa dica: clear me

Boa sorte!

O chip de bios original era um gigadevice e troquei por um winbond, já limpei a região dos arquivos que gravei e não resolveu o tempo de boot. Se eu conseguisse um gigadevice do mesmo modelo iria comprar pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...