Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV LG 43LJ5550 com diodo queimado na barra de LEDs

Avalie este tópico:


rodrigodb

Posts em destaque

Estou com uma TV LG 43LJ5550 que começou a apresentar imagem azulada. Problema muito comum onde é necessária a troca dos LEDs. Essa TV possui 3 barras com 7 LEDs de 3V cada, ou seja, cada barra trabalha com uma tensão total de 21V. Ao fazer o teste, fui "enganado" pelos PADs que indicam positivo e negativo, e acabei ligando ela com a polaridade invertida. Pelo cheiro de queimado, o diodo zener que vem logo após o conector de alimentação queimou. Segue em anexo uma imagem do componente em questão. Testando com o multímetro, verifiquei que o diodo está em curto. Como sua função é proteção, provavelmente a barra funciona sem ele, mas creio que não é a solução ideal. O melhor seria substituir esse componente mesmo. No caso, quais as especificações desse diodo?

 

Agradeço desde já...

01.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Até então eu não tinha checado a tensão que sai da fonte para os LEDs, imaginei que seria algo em torno de 63V, já que ao todo são 21 LEDs de 3V. Mas ao bater o multímetro, verifiquei que a tensão que chega nas barras é ~150V, com as barras desligadas. Ou seja, esse diodo não é uma simples proteção como eu pensava, na verdade ele está fazendo fazendo a função de um regulador de tensão. Ligar as barras sem esse diodo vai queimar os LEDs. Só estranhei pq geralmente, quando diodos são utilizados como reguladores, eles vem acompanhados de um resistor em série, e nessa barra não tem outro componente além dos LEDs e do próprio diodo. Amanhã vou fazer um teste com diodos de 21V e 27V pra ver.

Editado: por rodrigodb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigodb disse:

eu não tinha checado a tensão que sai da fonte para os LEDs, imaginei que seria algo em torno de 63V, já que ao todo são 21 LEDs de 3V. Mas ao bater o multímetro, verifiquei que a tensão que chega nas barras é ~150V, com as barras desligadas. Ou seja, esse diodo não é uma simples proteção como eu pensava, na verdade ele está fazendo fazendo a função de um regulador de tensão

Não, o zener aí não funciona como um regulador. Até porque, se funcionasse, teria que ser de potência bem maior do que é..

 

Olhe na placa da fonte.. tem umas inscrições que mostram a tensão e corrente máxima de cada saída. No caso da saída que alimenta os leds, se não me engano é 65V. Se a fonte for ligada sem carga, é normal a saída que alimenta os leds ficar com tensão maior que a nominal, porque a etapa que alimenta os leds é uma fonte de corrente constante, e não de tensão constante.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, zazulak disse:

Não, o zener aí não funciona como um regulador. Até porque, se funcionasse, teria que ser de potência bem maior do que é..

 

Olhe na placa da fonte.. tem umas inscrições que mostram a tensão e corrente máxima de cada saída. No caso da saída que alimenta os leds, se não me engano é 65V. Se a fonte for ligada sem carga, é normal a saída que alimenta os leds ficar com tensão maior que a nominal, porque a etapa que alimenta os leds é uma fonte de corrente constante, e não de tensão constante.

Realmente vc tem razão, na etiqueta da fonte diz que ela tem saídas de 13.2v e 68v. Com as barras ligadas, verifiquei com o multímetro e a tensão que chega nos LEDs é de 75v, o que resulta em 25v para cada barra. Pensando nisso, optei pelo diodo de 22v (1N4748), acreditando que ele iria segurar a tensão nos 22v, o que estranhamente não aconteceu. Aparentemente o diodo não exerce função alguma na barra, pois a tensão medida no conector de alimentação da barra é idêntica a medida entre o primeiro e o último LED dessa barra. Mas enfim, todas as três barras acenderam, só que agora com outro problema... Após uns 10 minutos com as barras acesas, alguns LEDs começaram a entrar em curto, e aí vira um efeito cascata, já que ele continua passando corrente mesmo sem acender, sobrecarregando os outros LEDs que também vão queimar. Isso deve estar acontecendo devido a tensão extra que chega em cada barra, 25v divididos pelos 7 LEDs resulta em quase 3,6v em cada LED. Era a hora do diodo entrar em ação e segurar a tensão das barras nos 22v, mas como eu havia dito, não está acontecendo. O que eu poderia fazer nesse caso? Lembrando que a TV ainda está sem o display, quando ela é ligada na tomada, já acende as barras. Será que depois de instalar o display a tensão nos LEDs cai? Pergunto pq os LEDs originais que estavam nessas barras também são de 3v e nunca chegaram a queimar, só "ficaram azuis".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @rodrigodb ,

 

Imagino que esse diodo zener esteja ligado em paralelo com o conector da barra, ou seja, entrará em curto caso ocorra uma sobretensão. Não tem função de regulador de tensão.

 

Agora em relação à queima dos leds instalados, bem provável que a corrente que estão trabalhando é superior ou está no limite a qual suportam. Verifique com multimetro qual corrente é consumida. 

 

 

Os leds substituídos tem as mesmas características? 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ohm disse:

Boa noite @rodrigodb ,

 

Imagino que esse diodo zener esteja ligado em paralelo com o conector da barra, ou seja, entrará em curto caso ocorra uma sobretensão. Não tem função de regulador de tensão.

 

Agora em relação à queima dos leds instalados, bem provável que a corrente que estão trabalhando é superior ou está no limite a qual suportam. Verifique com multimetro qual corrente é consumida. 

 

 

Os leds substituídos tem as mesmas características? 

 

O led tem as mesmas características, tanto que já vi outras pessoas utilizando esse mesmo led nessa TV. Fiz a medição da corrente na barra, está dando 540ma, e segundo o datasheet esse led opera entre 350ma e 700ma. Uma dúvida boba, não vejo ligação, mas.. é possível que esse diodo que coloquei esteja interferindo em algo? Troquei os diodos das três barras...

 

Edit: No datasheet diz que o led opera entre 3v e 3,6v, com corrente entre 350ma e 700ma, e potência de 1W. Medindo aqui no multímetro ela deu no led 3,6v e 540ma. Como a fonte é de corrente constante, reduzindo essa corrente, a tensão tbm cai, correto?

Editado: por rodrigodb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, ohm disse:

Boa tarde @rodrigodb , 

 

É necessário que essa corrente seja menor que 300mA. Abaixando a corrente naturalmente a tensão irá caí  também. 

 

O motivo da queima é sem sombra de dúvida os 540mA atualmente existente. 

Boa tarde,

 

Vc tem alguma ideia da melhor forma de reduzir essa corrente? As LG tem um modo de economia de energia que diminui a iluminação do backlight, será que isso seria o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...