Jump to content

Rate this topic

Recommended Posts

Olá estou preocupado com minha placa mãe, tenho ela à alguns meses e do nada ela começou a pegar temperaturas elevadas entre 83c°~97c° aqui esta uma foto que estava usando o Speccy para testes, sou bem leigo no assunto, mas queria saber por que de estar acontecendo isso, e se tem solução caseira. não queria perder o componente.

site eletronicaBR.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique se o dissipador abaixo está solto. (ele deve estar colado ao chip)

Se sim, o acoplamento térmico deve ser refeito com uma boa limpeza e depois pasta térmica de qualidade.

 

 

detalhe.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

acontece desses programas erraram a temperatura do system temp.. verifique as temperaturas na bios e veja se tem alguma anormalidade. caso tenha, realize o processo que nosso amigo @mariomendes77 falou.. mas com muito cuidado, a ''cola'' presente no chip é rígida e meio grudenta qualquer esforço a mais em cima do die pode danifica-lo, e deixando sua placa inoperante.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu gosto de usar também o programa Everest para ver as temperaturas. Ele mostra a do processador. Caso ela esteja alta você pode verificar se o cooler do processador não está com muita sujeira, passar um ar nele e limpar com um pincel e depois disso limpa bem o processador e coloca um pouco de pasta térmica nele, monta o cooler de novo em cima e confere a temperatura.

Em alguns casos é necessária a instalação de ventoinhas extras no gabinete com a função de exaustão do ar quente do interior. Isso também ajuda. 

E verifica se o cooler da fonte está girando quando o computador está ligado. Se ele estiver parado indica problema na fonte também.

 

668089990.jpg

Edited by eliasgirardi

Share this post


Link to post
Share on other sites

é comum o ICH (ponte sul) esquentar bastante nessas placas, tente adaptar um dissipador próprio para ponte sul.

 

 eg45m_11_thumb.jpg

se caso a sua placa mãe tiver as furações, é só pegar o dissipador (pode retirar de alguma placa com defeito, ou comprar separado no ml) e ''instalar'', coloque um pouco de pasta térmica antes de colocar o dissipador.. mas caso sua placa não tenha as furações, pode adaptar usando uma thermal adhesive (pasta térmica colante) e ver se a temperatura vai diminuir... mas o recomendado é fazer algumas medições das voltagens do ICH, pois pode ser que seja algum defeito na placa (curto ou overvoltage) que está causando o superaquecimento do mesmo..  

  • Sad 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde. Verifique encostando o dedo no Ponte Norte e Sul, e verifique se há temperatura elevada... Essa temperatura pode ser o Super I/O com defeito na parte dos sensores de temperatura; pode ser que o chip esteja com fuga de corrente (algum setor dentro do chip com problema); e pode ser temperatura. Pode ser sim a pasta térmica entre dissipador e ponte norte, mas dificilmente ele iria chegar até esta temperatura! Isso parece mais um problema de sensor de temperatura, ou o chip com fuga de corrente, isso acontece muito no Chip Ponte Sul, que fica com uma temperatura acima do normal até o ponto que ele queima de vez. Mais uma coisa, a temperatura medindo com o dedo seria conseguir ficar com o dedo por 2 segundos, que representa uns 50 Graus.

Edited by ajbrasil
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...