Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Nobreak APC BACK-UPS 600

Avalie este tópico:


carlosbs

Posts em destaque

Saudações,

 Estou com um Nobreak APC 600 que não carrega a bateria, ou melhor ele carrega até 12volts e depois desliga o carregador e o led amarelo permanece aceso todo o tempo.
Quando chegou estava com a bateria pifada e com os resistores R64, R66, R67 e R79 queimados e com os transistores Q15, Q17 IRF540N trocados na placa.
Fiz a troca dos reistores , dos IRF540N, Q19 e Q21 BC337,  Q20 BC327, D23 IN4744, D16 e D18 IN4007.
Sem sucesso.
 Imagino que tem alguma parte do circuito que determina quando a voltagem chega ao ponto de desligar o carregador, fato que esta acontecendo em 12V e depois começa a cair.
Alguém já passou por isso ou pode me ajudar com o esquema?

Editado: por carlosbs
era o micro com defeito
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

movi o seu tópico para o fórum principal de fontes e nobreaks porque já temos esse esquema aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

A área de pedidos de arquivos para fontes e nobreaks é só para pedir esquemas/manuais/firmwares que ainda não temos na área de downloads.

 

Você está testando o nobreak com uma bateria nova, ou com a bateria que veio com ele? Como o carregador desse nobreak é pulsante, não é possível ter um diagnóstico confiável do carregador medindo só com o multímetro se a bateria estiver ruim. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak já é a segunda bateria que coloco nova, já fiz o teste com o osciloscópio e lá a voltagem que chega nos ânodos de D16 e D18 fica entre 10v a 12v pico  (segundo meu OS2010), a voltagem que me referi 12 volts que para de carregar é direto nos terminais da bateria, quando para de carregar os pulso de carga ficam entre 6 á 8 volts .
 As formas de onda batem com as informações encontradas na internet. 
Ps* tentei pegar o esquema mas não consigo, faltam joinhas ou a forma de pagamento que libera o acesso.
O led amarelo fica ligado direto.
Fiz a troca do LM324 e o defeito continua, por ter colocado o IRF540N no lugar do IRF540Z pode dar problema?

 

Editado: por carlosbs
acrescentar informações.
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já tem créditos pra baixar o esquema. É só ir na aba "assinaturas", escolher um pacote de download e ir na opção "finalizar compra".

 

Em 14/02/2020 às 10:44, carlosbs disse:

por ter colocado o IRF540N no lugar do IRF540Z pode dar problema?

Não.. todos os IRF540 são basicamente a mesma coisa. Eles tem mínimas diferenças de RDSOn, mas isso não afetaria o funcionamento do carregador.

 

Quem determina o limite de tensão do carregador é o próprio microcontrolador. Se ele está desligando o carregador antes da hora, ou ele está recebendo uma amostragem errada, ou está interpretando erroneamente. Essa amostra vem do divisor formado por R54 e R60. 

 

Como estão as tensões antes e depois do 7805?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Antes do 7805 12.05V e diminuindo conforme o nobreak fica ligado, no terminal de saída 5.0V, tinha o 7805 que estava com 4.95V na saída e já fiz a troca.
R60 é de 110R 1%?
Pergunto pois medindo está dando 1.100 ohms mas pelo Código de cores estou achando que é 110R 1%.
 Claro que posso estar confundindo já que ele é de 5 listras. 

Editado: por carlosbs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...