Jump to content
djsync

notícia Sensor sem bateria injetado com seringa monitora sua saúde

Rate this topic

Recommended Posts

Sensor injetável: Microssensores minúsculos o suficiente para serem injetados sob a pele prometem monitorar sua saúde no futuro.

Embora os sensores já estejam no limite da miniaturização, graças às tecnologias quânticas, faltava ainda um leitor sem fio sensível o suficiente para ler os dados coletados.

010110200120-microssensor-sob-a-pele.jpg

Conforme foram sendo miniaturizados, os sensores ficaram pequenos demais para conter uma bateria, exigindo leitores ultrassensíveis e operando muito próximo do implante.

É por isso que, até agora, os pesquisadores não tinham sido capazes de criar microssensores viáveis abaixo de 1 milímetro.

Este foi o avanço apresentado agora por Zhenya Dong, da Universidade Nacional de Cingapura, dando um passo essencial em direção à viabilização de pequenos implantes sob a pele para medir continuamente a glicose no sangue, a frequência cardíaca e outras condições fisiológicas.

010110200120-microssensor-sob-a-pele-1.jpg

Ponto excepcional

Dong e seus colegas desenvolveram uma nova maneira de medir o sinal gerado pelo sensor, calibrando o leitor sem fio para funcionar em um ponto excepcional - um estado especial em que o leitor se torna extremamente sensível a objetos próximos.

O resultado é que o leitor é tão sensível - três vezes mais sensível que os leitores existentes - que pode até ler os pequenos sinais que os microssensores submilimétricos emitem.

A equipe desenvolveu um protótipo funcional do leitor que pode ler um microssensor sem bateria, de 0,9 milímetro de diâmetro, que foi injetado sob a pele usando uma seringa. Em experimentos de laboratório, o leitor monitorou com precisão a taxa de respiração e a frequência cardíaca.

"Agora que comprovamos a viabilidade do nosso leitor, o próximo passo é desenvolver um conjunto de microssensores passivos (sem bateria) que possam monitorar vários parâmetros fisiológicos, como glicose, atividade bioelétrica e química do sangue," disse o professor John Ho, coordenador da equipe.

fonte: inovacaotecnologica

Edited by djsync
  • Like 4
  • Nice 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By Roberto275803
      Esta placa chegou aqui sem carregar a bateria. Revisei o circuito do PWM de carga BQ25A e constatei que no pino 6 ACDET havia somente 0.1 v então encontrei o PR8814 aberto. Fiz a troca dele e a placa voltou a ligar, mas carrega a bateria somente conectando a fonte sem apertar o power-on.

Ao ligar a maquina com a bateria não passa corrente da fonte para o sistema e a maquina fica ligada até a bateria descarregar. Sem bateria a maquina liga normal.

O pior que a bateria deste notebook é interna e não é possível ficar removendo ela. Tem que deixar carregar a bateria completamente desliga para depois usar.

Testes feitos.

1 - Ao conectar a fonte assimétrica consumo de 1000 mA, carregando a bateria. Ao acionar o botão de ligar a fonte assimétrica cai para 0 de consumo.
      2 - Quando isto acontece o mosfet de entrada são cortados. A tensão do gate de 23 v que chaveia estes mosfet some, ela vem do pino 4 do BQ25A sinal ACDRV , então fiz a troca do PWM com de uma placa funcionando MBX250 e nada de alteração dos sintomas. Não era o BQ25A, ele funcionou bem na outra placa.
      3- Regravei a bios e nada mudou, mesmos sinais.

Alguém já pegou problema igual?

Abs,

Roberto
    • By Manoel74
      Olá pessoal, como citado acima estou com esse notebook que não carrega a bateria.
      O PU4302 não está chaveando, já testei fora da placa e o mesmo está bom, creio que seja a tensão do Gayte .
      Ao injetar 19V no dreno do PU4302 o notebook liga normalmente, porém sem carregar a bateria.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.  

• By Alessandro Camara
      Bom dia a todos, estou com esse aparelho na bancada, cliente relatou que após trocar a bateria do carro, o mesmo funcionou alguns minutos e parou, não liga mais, tensões primárias normais,desliguei alimentação do cu amplificador, e continua na mesma, gostaria se possível do esquema elétrico do mesmo, se alguém puder me ajudar, eu tentei baixar ,mais sou novo no fórum, acho que ainda não posso.
    • By Macilio Patrocnio
      Olá pessoal! 
      Já não consigo mais então, venho pedir ajudar aos mestres...
      Acredito ser simples. Para quem entende né rs...

Gostaria de substituir os reles por transistores... 
      A ideia do circuito abaixo é: LED verde ligado é só apaga quando o amarelo atua, e o vermelho acende após o amarelo.  Só pode ter um LED aceso por vês!
      O amarelo desliga o Verde, o Vermelho desliga o Amarelo. Como um semáforo mesmo.
      O comando será dado por um sensor de proximidade (NA), que no esquema esta representado por uma chave mecânica.

• By Meriva
      boa tarde amigos 
      estou com essa maquina aqui na bancada o mesmo liga aparece conectada carregando, mas quando tido o carregado do dc jack a maquina desliga nao mantem ligada com a bateria 100%
      ja testei outras baterias de outros notebook e mesmo assim desliga 

algum amigo da uma ajuda

esse e o esquema que estou usando aqui 
      so que ainda nao tenho muita experiencia em esquema eletrico..

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...