Jump to content
djsync

notícia Sensor sem bateria injetado com seringa monitora sua saúde

Rate this topic

Recommended Posts

Sensor injetável: Microssensores minúsculos o suficiente para serem injetados sob a pele prometem monitorar sua saúde no futuro.

Embora os sensores já estejam no limite da miniaturização, graças às tecnologias quânticas, faltava ainda um leitor sem fio sensível o suficiente para ler os dados coletados.

010110200120-microssensor-sob-a-pele.jpg

 

Conforme foram sendo miniaturizados, os sensores ficaram pequenos demais para conter uma bateria, exigindo leitores ultrassensíveis e operando muito próximo do implante.

É por isso que, até agora, os pesquisadores não tinham sido capazes de criar microssensores viáveis abaixo de 1 milímetro.

 

Este foi o avanço apresentado agora por Zhenya Dong, da Universidade Nacional de Cingapura, dando um passo essencial em direção à viabilização de pequenos implantes sob a pele para medir continuamente a glicose no sangue, a frequência cardíaca e outras condições fisiológicas.

010110200120-microssensor-sob-a-pele-1.jpg

 

Ponto excepcional

Dong e seus colegas desenvolveram uma nova maneira de medir o sinal gerado pelo sensor, calibrando o leitor sem fio para funcionar em um ponto excepcional - um estado especial em que o leitor se torna extremamente sensível a objetos próximos.

 

O resultado é que o leitor é tão sensível - três vezes mais sensível que os leitores existentes - que pode até ler os pequenos sinais que os microssensores submilimétricos emitem.

A equipe desenvolveu um protótipo funcional do leitor que pode ler um microssensor sem bateria, de 0,9 milímetro de diâmetro, que foi injetado sob a pele usando uma seringa. Em experimentos de laboratório, o leitor monitorou com precisão a taxa de respiração e a frequência cardíaca.

 

"Agora que comprovamos a viabilidade do nosso leitor, o próximo passo é desenvolver um conjunto de microssensores passivos (sem bateria) que possam monitorar vários parâmetros fisiológicos, como glicose, atividade bioelétrica e química do sangue," disse o professor John Ho, coordenador da equipe.

 

fonte: inovacaotecnologica

 

 

 

Edited by djsync
  • Like 4
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By barbudoj
      A Intel anunciou hoje (13), durante um evento online, a arquitetura de placas de vídeo Intel Xe HPG, que será utilizada em placas de vídeo da empresa para o segmento gamer. Os primeiros produtos com a tecnologia chegarão em 2021 e trarão Ray Tracing e memórias GDDR6, garantindo potência para disputar no mercado dominado por Nvidia e AMD.
       
      As GPUs Xe estrearão no mercado ainda este ano, mas apenas com modelos de baixo consumo integrados em processadores Intel Tiger Lake. De acordo com Raja Koduri, comandante da divisão de gráficos da Intel, os modelos HPG estarão disponíveis no ano que vem e trarão potência extra para jogos, além de eficiência e escalabilidade.
       

      Placas de vídeo Intel Xe HPG terão Ray Tracing
       
      As placas de vídeo feitas com Intel HPG deixarão de lado as memórias HBM e utilizarão GDDR6 para garantir uma melhor relação de preço e desempenho. A empresa também garantiu a presença de hardware dedicado para Ray Tracing, mas não deu detalhes sobre como será a implementação da tecnologia.
       
      O suporte para Ray Tracing é o principal indicativo de que a Intel está pronta para bater de frente contra os principais nomes no mercado de GPUs. A Nvidia já possui produtos com a tecnologia no mercado e em breve lançará sua próxima geração de placas RTX. Já a AMD está preparando a arquitetura RDNA2, que também chegará com suporte para a funcionalidade.
       

      Raja Koduri, antigo chefe da AMD Radeon e atual comandante da divisão de gráficos da Intel
       
      Outro detalhe revelado pela Intel é que as GPUs Xe HPG não serão fabricadas pela companhia. A produção ficará por conta de uma empresa "externa" que não teve seu nome revelado. Ao que tudo indica, a firma responsável pelos componentes será a TSMC, gigante taiwanesa que atende a AMD e já possui arquiteturas em 7 e 5 nanômetros.
       
      A Intel ainda não forneceu detalhes aprofundados sobre o hardware de suas placas de vídeo para games e não mencionou uma janela de lançamento para os produtos da linha gamer Xe HPG. Porém, considerando que as novas gerações de GPUs Nvidia e AMD estão saindo do forno, a empresa terá trabalho para ganhar espaço no mercado de placas de vídeo em 2021.
       
      Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/156193-gpus-intel-xe-chegam-2021-brigar-nvidia-amd.htm
       
    • By barbudoj
      Nesta quinta-feira (13), a Acer anunciou o lançamento dos novos notebooks gamers Acer Nitro 5 no Brasil. As novidades foram apresentadas em parceria com a AMD, fabricante dos chips Ryzen que equipam os computadores portáteis.
       
      Com fabricação nacional, o Nitro 5 chega com tela de 15,6" Full HD IPS com taxa de atualização de 60Hz. O modelo foi lançado em três versões equipadas com processadores AMD Ryzen 5 3550H e Ryzen 7 3750H, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 com memória dedicada de 4GB e 8GB de memória RAM.
       
      Outro diferencial entre os modelos é o armazenamento. Enquanto o modelo AN515-43-R9K7 possui 1TB HDD + 256GB SSD, o AN515-43-R59W tem 1TB HDD + 128GB SSD. Além disso, a primeira opção vem com sistema operacional Endless OS e o segundo modelo é equipado com Windows 10.
       

       
      Já o Nitro 5 com processador móvel AMD Ryzen 7 tem 1TB HDD + 128GB SSD de armazenamento. A promessa de todas as versões é de uma bateria que dure até sete horas.
       
      A linha gamer Acer Aspire Nitro 5 tem preço inicial sugerido de R$ 5.299 e já está disponível na Acer Store e nas lojas físicas e online dos principais varejistas de todo o Brasil.
       

      Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/156200-acer-anuncia-novos-notebooks-gamers-nitro-5-brasil.htm
       
       
       
    • By Luciano gamer
      1) Aparelhos carregador externo de bateria de celular removivel possui capacitores eletroliticos em sua construção entao eles devem ser ligados de tempos em tempos para evitar que os capacitores eletroliticos despolarize ou sequem, como faço para guardar corretamente e preservar esses carregadores de oxidaçao e corrosao ja q eles nao compensariam serem guardados em vacuo ou dentro de saco ziplock com silica porque todo mês eu teria q usa-los para manter os eletroliticos bons?
       
       
      2) certa vez um tecnico em eletronica (não quimico) me disse q para aparelhos eletronicos antigos guardados necessita ligar usar esses aparelhos pelo menos 1 vez por mês por no minimo 30 minutos para preservar os capacitores eletroliticos de secar e despolarizar, isso procede? e eu devo manter esses cuidados nesse intervalo de 30 dias com meus aparelhos para evitar qualquer tipo de problema e redução da vida prematura dos capacitores eletroliticos? tenho essa duvida a muito tempo mas nao sou especialista e conceituado no assunto
    • By Tecmix Assistencia
      Bom dia, recebi um PC que não tem tensão de 3v para alimentar a bateria, por consequência fica perdendo o setup a toda hora que é desligado, não consegui o esquema elétrico para ver de onde vem essa alimentação, alguém poderia me dar uma luz de onde vem essa alimentação.
      as alimentações da fonte estão normais,
      3.3v - ok
      5v - ok
      12v - ok
       
    • By flaviosilvapereira
      estou com essa placa que e o seguinte ela liga com a bateria normal 
      mais se a bateria só com carregador ela liga e desliga
      e com a bateria e o carregador ela liga mais o carregador fica conectando e desconectando sozinho
      alguém pode me da um norte para onde ir
       
       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...