Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica O que levar em conta ao gravar uma BIOS de notebook

Avalie este tópico:


K0rTy

Posts em destaque

Música sugerida:

 

 

 

 

 

Saudações pessoal.

 

Esse dias trabalhando em uma placa, resolvi não resolver a placa do cliente. Fui ver o que tinha da mesma placa pra levar. Me deparei com uma placa da minha caixa de sucata.

 

Era uma placa que já tentei arrumar no passado creio que assim que entrei aqui no serviço. Mas olhando a placa fui trabalhando nela devolvi a BIOS correta, devolvi o KBC, gravei o KBC, devolvi o ci do VCORE e vualá! A placa ligou deu video e não desligou depois de 30 min.

 

Quiz saber o que eu sei agora que naquela época eu não sabia. E fez eu saber reparar essa placa sem muita dificuldade.

 

E olha que eu tinha os mesmo equipamentos.

 

É sobre isso que vou falar.

 

VERSÃO DE PLACA

 

A primeiro momento me deparei com a seguinte cena:

 

WhatsApp Image 2020-02-17 at 11.29.17.jpeg

Estou com 3 placas iguais, certo? Não, são placas diferentes todas elas. E acho que foi essa a primeira lição que aprendi. 

 

Citar

Não quer dizer que a placa tem o modelo igual e formato igual que elas são idênticas.

 

Essas três placas tem o modelo LA-7912p uma tem uma revisão 2.0 e duas delas tem uma revisão 1.0.

As placas de versão 1.0 também são diferentes porque são de fabricantes diferentes, e tem PCH diferentes.

 

image.png image.png

 

E essas coisas são importantes na hora de gravar a BIOS. E isso era outra coisa que eu não sabia.

Citar

Fique atendo ao modelo da placa e o tipo de PCH que a placa usa.

 

Mas porque é importante ficar atendo ao tipo de PCH?

 

Cada PCH tem uma lista de processadores compatíveis. Na hora de gravar a BIOS, em especial quando a placa já foi mexida é importante dar uma conferida no tipo de processador que está na placa. Isso vai evitar dor de cabeça.

 

image.pngimage.png

 

Citar

Quando achar necessário gravar a BIOS de uma placa fuçada, dá uma conferida no tipo de processador que o PCH suporta e o tipo de memoria correta que o processador suporta.

 

RESUMO

 

Como técnicos estamos sempre evoluindo. Vale apenas de vez em quando parar para ver o quanto já aprendeu. 

Fique atento ao gravar a BIOS ao tipo de processador, KBC, PCH da placa que está trabalhando.

 

E pelo amor de Deus. Quando for upar para o fórum uma BIOS informe o modelo da placa, revisão, KBC, CPU, RAM.

Isso vai facilitar sua vida no reparo no futuro e a nossa.

 

j+

 

 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 7
  • Legal 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy Ótima dica. 

Por coincidência peguei semana passada a Q5WVH LA-7912P REV 1.0 . O defeito era que algumas teclas nao estavam saindo mesmo com teclado novo;

 

Para teste foi regravado o bios EC, os arquivos foram aqui do fórum. Nenhum dos arquivos deu video

O modelo do aparelho era E1-531. E no fórum nao tem nenhum arquivo específico dizendo EC bios para esse modelo, apenas para o E1-571. Voltei o arquivo de BKP do cliente que estava dando video, pois nem o arquivo da internet deu video. 

 

1 hora atrás, K0rTy disse:

E pelo amor de Deus. Quando for upar para o fórum uma BIOS informe o modelo da placa, revisão, KBC, CPU, RAM.

Isso vai facilitar sua vida no reparo no futuro e a nossa.

Esse é o problema, o pessoal nao informa qual arquivo está contido nos downloads, se é o EC e o principal ou somente um deles. Por fim usei todos limites de downloads baixando arquivos que nao me serviram, pois nao estão especificados revisão da placa, e informações complementares.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2  Em geral placas da marca Acer que vem o notebook montado bonitinho eu não pego a BIOS do Fórum. Eu baixo do fabricante direto e extraio do arquivo de atualização tanto a BIOS EC e a BIOS Main. Que é muito fácil por sinal. 

Depois disso eu upo pro fórum com todas as informações que tenho na placa.

Mas realmente precisamos fazer um varredura nas BIOS do fórum para essa placa.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou agora mesmo com um Acer na bancada com problema de BIOS. No meu caso com a BIOS original o notebook nem liga, e com as BIOS que encontrei aqui no fórum e na internet liga mas não dá vídeo. Analisando os arquivos descobri que a versão da BIOS original é a 10.0.30.1072 e a versão das BIOS que baixei todas são versão 9. Estou tentando encontrar uma versão 10 pra testar.

@K0rTy vou tentar extrair a BIOS do site da Acer. O ruim é gravar o SIO (IT8587E). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...