Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP RM1-7892 Placa com zumbido

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde!
 

Estou com esta Placa de impressora e a placa esta com um zumbido ao ligar. O cliente filmou para mim, e mandou somente a placa. Aqui na bancada logo quando liguei a placa aparentou um zumbido próximo ao  trafo, mas apos um tempo paroue não fez mas.

Gostaria de arrumar esta placa e saber que utensílios e que modo posso usar para simular uma carga para esta placa fonte.

 

Obrigado!

WhatsApp Image 2020-02-17 at 18.04.49.jpeg

WhatsApp Image 2020-02-17 at 18.04.49.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Esta placa é da LaserJet M1132.

Ela tem um barulho característico de transformador ou fuga de corrente, não sei quanto barulho ela faz, mas é bem perceptível e não significa que tenha algum problema. Aqui na empresa já atendemos várias desse modelo, e todas (!!) fazem um barulho zumbido.

Mas se queres conferir mesmo assim, confira capacitância dos capacitores, principalmente o de 400V (aquele grande logo após a entrada) e solda fria/mal feita.

 

Mas, como eu te disse, é característico um barulho de zumbido que quando em standby fica bem perceptível mesmo.

 

Boa sorte, abraço.

 

(Se queres, na empresa tem uma que nós usamos se não me engano, é M1132, posso filmar o ruído dela para tu ter comparação)

Editado: por ajbrasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme Bucceni Alves Ola, tudo bem?

Como os colegas ja disseram, zumbidos podem estar relacionados com capacitores secos. Dê uma atenção para o principal de entrada aquele maior. 

A fonte vai emitir o zumbido quando exigir uma carga, principalmente na saida de 24v. 

 

- Para a carga, vc pode estar usando lampadas pingo de carro. Eu tenho duas de 12v em série adaptadas no multimetro, somando os 24v. Podem ser ligadas na saida 24v da fonte. 

 image.png 

 

Nesse tópico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
eu falo sobre essas lampadas, caso tenha interesse da adaptação.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

    Capacitor principal do primeiro estágio se estiver seco faz esse zumbido mesmo .  Mas na maioria das vezes esse defeito  está nos componentes responsáveis pelo setor de auto oscilação dessa fonte .

   Verifique  se os resistores R205 , R210 ,R203 ,R204 ,R206 , R209 e R207  não estão alterados ou abertos e se Q202 não tem fuga. Pra medir eles corretamente  retire eles ou libere a trilha onde eles estão ligados .

   Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

analisando na base do olhômetro, parece que o capacitor principal já foi trocado. E, se ele foi trocado, é quase certo que essa fonte já tenho sido consertada por ter sido ligada em 220v. 

 

Veja se o fet e o diodo da saída foram trocados (se der poste fotos deles). Com alguns fets essa fonte fica dando um zumbido quando está em stand-by ou é ligada fora da impressora.

 

Fora o ruído, na impressora ela funciona normalmente?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

A Fonte tem sinais de ter sido mexida sim. Ela apresenta barulho ligada e desligada, mas você percebe uma mudança entre ligada e desligada.

Na bancada não consigo simular o barulho. Comprei uma lampada 24 V, mas não consegui funcionou para tester como carga, a lampada nem acendeu. Sabe como posso fazer para simular carga?

 

Qual seriam o Fet e o capacitor corretos para comprar? sempre recebo fontes com estes componentes com defeito, já iria comprar alguns.

 

Em 21/02/2020 às 21:06, zazulak disse:

Buenas,

 

analisando na base do olhômetro, parece que o capacitor principal já foi trocado. E, se ele foi trocado, é quase certo que essa fonte já tenho sido consertada por ter sido ligada em 220v. 

 

Veja se o fet e o diodo da saída foram trocados (se der poste fotos deles). Com alguns fets essa fonte fica dando um zumbido quando está em stand-by ou é ligada fora da impressora.

 

Fora o ruído, na impressora ela funciona normalmente?

 

 

 Muito Obrigado Zazulak

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme Bucceni Alves 

Recentemente eu comprei esses:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O capacitor é um 330Uf por 200V

 

Alem dos fusíveis e varistores (proteção da entrada)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tentou ainda, troca o capacitor grande e testa novamente. Como mencionou acima, esse não é o capacitor original da fonte e possivelmente já devia ser usado quando trocaram, pois estes capacitores se encontram muito em fontes de PC.

Pode ser que resolva o seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2020 às 21:06, zazulak disse:

Buenas,

 

analisando na base do olhômetro, parece que o capacitor principal já foi trocado. E, se ele foi trocado, é quase certo que essa fonte já tenho sido consertada por ter sido ligada em 220v. 

 

Veja se o fet e o diodo da saída foram trocados (se der poste fotos deles). Com alguns fets essa fonte fica dando um zumbido quando está em stand-by ou é ligada fora da impressora.

 

Fora o ruído, na impressora ela funciona normalmente?

 

 

 

WhatsApp Image 2020-02-27 at 11.46.12 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-02-27 at 11.46.12.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...