Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida IPM41-D3 não reconhece memórias

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos! Meu primeiro post aqui, perdoem-me caso faça algo errado. Estou com a placa do título em bancada, o problema dela de início era não ligar. Troquei um mosfet do vcore que estava em curto e a placa voltou a ligar, porém sem vídeo. Já revirei YouTube, google e fóruns, mas o único que encontrei que o defeito igual ao meu, o autor abandonou. Procedimentos que já fiz:
-Troquei processador, memória e até a CR2032 (rs) - Troquei alguns capacitores que estavam manchados (nada demais, era sujeira comum, eu sabia que não seriam eles e fiz só para desencargo de consciência) - Tensão powergood (ok) - Sinal de reset (ok) - Processador esquenta, ponte norte esquenta e ponte sul também esquenta - Testei todos os mosfets de alta e baixa do vcore e os capacitores dos slots de memória - Nada na placa superaquece - Regravei BIOS e medi se os 3.3v estão chegando nele, está ok também - PS: A placa que eu tenho em mãos não é da PEGRATRON, nem PCWARE e nem HP. É uma placa OEM
Agora vem a informação que explica o título:Quando ligo a placa sem as memórias, ela bipa "pedindo" as memórias. Quando ligo com as memórias ela fica ligada mas não gera vídeo, nem o bip de post emite. Só desliga se eu fechar curto no pwr (leva o mesmo tempo como quando a placa está toda ok, uns 2~3 segundos segurando, ela não desliga instantaneamente quando fecho o curto). Enfim, me ajudem pfv senão vou ficar doido. Obg desde já!
 

photo_2020-02-17_22-50-58.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Olá! Desculpa a demora. Sim, testei apenas a tensão 1P5v, estive trabalhando essa semana em outro serviço e não testei as outras tensões. Farei aqui os testes e postarei o resultado

@INFORTECH Oi, irei fzr os testes dessas tensões. Até então só havia testado a tensão 1P5v. Voltarei com os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2020 às 09:11, Maikon009 disse:

Regravei BIOS

@Maikon009 O MRC é responsável por inicializar a memória como parte do processo POST na inicialização. 

O MRC faz parte do código de referência do BIOS, que se refere à inicialização da memória no BIOS. Então tenta regravar o bios com um arquivo 100% confiável!

O Código de Referência de Memória (ou MRC )

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Maikon009 disse:

@Leonildo vc teria esse arquivo?

@Maikon009 nesse caso você ta olhando os arquivos aqui no fórum! Mais se você já gravou com vários arquivos e não subiu vídeo podemos descartar esse procedimento! Se você tiver feito o BKP do arquivo original do bios volta ele de volta. 

Como você relatou que teve um curto na linha do vcore, você já verificou se estar tudo certinho na alimentação do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Fiz o backup sim, irei restaurar ele pro chip bios. Sim, já verifiquei as tensões no vcore, estão corretas. Pesquisando mais a fundo descobri muitos problemas relacionado a memória nessa placa. Irei tentar arrumar pentes de memória mais antigos, parece ser esse o problema. Darei um feedback assim q fizer os testes

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não encontrei memórias DDR3 mais antigas e tb acho q n seja esse o problema. Enfim, encontrei alguns capacitores do vcore bipando, a resistência mostrada na escala de diodo é de 0.1. Ainda vou comprar meu multímetro analógico e n sei se no multímetro digital essa medida é apenas uma resistência baixa ou um curto. Segue anexo do esquema da placa dos capacitores que eu menciono

IMG_20200222_123633.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das ponteiras estava frouxa no borne do multímetro, apertei e toquei uma na outra, deu um valor menor, 0,01. Aí eu testei nos capacitores, deu o mesmo valor. Resultado: curto. Tirei os 3 e medi cada um individualmente. Dois deles estavam em curto! Como n vi isso antes? Efetuei a troca e voilá, a placa entrou em curto de novo. Que saco! Queimou o mesmo mosfet do vcore que já havia trocado no início e parece q o processador tb foi pro saco. Acabei de substituir ele aqui novamente, pelo menos os capacitores estão ok. Já volto com notícias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curto dos capacitores sumiu e o mosfet foi trocado. Placa continua na mesma, só que agora ela continua bipando qd coloco o pente de memória single side. Qd coloco o dual sided ela fica ligada mas sem sinal de vídeo nem bip. Voltei para o bios q estava antes e agr ela fica como no início de tudo: bipa sem memória e com qualquer um dos pentes (single ou side) ela fica sem sinal de bip nem vídeo. Estou quase desistindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@Maikon009 pode ser também que o controlador das memoria(GMCH) esteja danificado!  Faz ME no chip  pra ver se volta ao normal. 

Sempre quis saber o que é esse ME que vejo o pessoal falando aqui rss. Sempre vejo: "Faz um ME na PN". PN eu sei que é Ponte Norte mas o que seria ME? Rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maikon009 O ME ou Minimal Esquentation consiste em aquecer por alguns segundos o chip BGA afim de fazer com que com o calor localizado as esferas voltem a firmar contato
com a placa e assim o equipamento defeituoso pode voltar a funcionar, mesmo que apenas por alguns instantes.
Esse é um dos procedimentos usados apenas para diagnóstico e nunca deve ser encarado como uma solução para o defeito do equipamento em questão.

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desde já agradeço a colaboração de todos; deixei o joinha para todos que me ajudaram.  Fiz todos os procedimentos que me foram orientados mas sem sucesso na resolução. Como em todos os posts de problemas dessa placa que visitei  resultaram em "Devolvido", desanimei. Fiz o ME na PN (agr sei o q significa rss) que era minha última esperança mas infelizmente tb n deu certo. Obrigado mais uma vez, vou partir para outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maikon009 só mais uma coisa antes de você desistir. Você fez as aferições das memorias com e sem as memorias? Sem as memorias vai apresentar as tensões corretas! Com elas parece que fecha algum curto ou coisa parecida! Vamos analisar melhor colega.

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...