Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise CNN - 1208 LO042D Não liga, queimando fusivel.

Avalie este tópico:


guilherme Bucceni Alves

Posts em destaque

Boa noite

 

Recebi esta fonte que esta queimando fuisivel assim que trocado.

 

Retirei o trafo e a placa não queima mais fusivel, as tensoes passam pela ponte retificadora e vai até a entrada do trafo, mas se eu coloco o trafo novamente, queima o fusivel.

 

Alguem pode me dar uma luz?

WhatsApp Image 2020-02-19 at 17.05.09.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @guilherme Bucceni Alves!

 

De acordo com o relatado eu suspeitaria inicialmente do transistor t2, porem, acredito que se ele estivesse em curto abriria os resistores r61 e r62, isso me leva a crer que foi colocado um fusível com corrente abaixo do especificado.

 

Entao verifique primeiramente se o t2 está em curto e qual a corrente do fusível, aqui essas fontes chegam com fusível de 5A.

.........

Correção:  eu havia escrito 3A Por engano as que chegam é 5A.

Editado: por paivafrota
eu havia escrito 3A Por engano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

T 2 não esta em curto.

Retirei o trafo que parece que esta depois do T2 e a fonte nao queima o fusivel. leva a crer que o curto está apos o trafo ou no trafo.

Aqui ela chegou com o fusivel de 5 A, os meus de 5 abaram estou usando um de 6 que tbm está queimando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você tem osciloscopio?

Se sim, teria como ver o pulso no secundário do trafo pra saber se a fonte tenta oscilar.

 

Ps: infelizmente eu nao tenho  esquema e nem disponho de uma fonte igual no momento pra me basear, do contrário acho que conseguiria ajudar, eu ja consertei muito dessas fontes ccn, porém  um modelo mais antigo um pouco,  que usa dois mosfets na entrada, esse modelo que você tem foram apenas duas e nao deu pra memorizar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @guilherme Bucceni Alves ,

 

 

O ntc em curto causaria a queima do fusível devido ao surto de corrente no momento de carga dos capacitores de filtro da rede. Isso independente do chopper está na placa. 

 

Essa fonte chateada é daquelas auto-oscilantes ou possui controlador pwm?

 

Use lâmpada série que acabará com a queima de fusível até concluir o diagnóstico. Normalmente fonte chateada não queima fusível com chopper em curto, principalmente se tiver controlador pwm. Transistor chaveador, falha do controlador pwm, diodo retificador do primário, ntc, circuito snubber e varistor, esses são os suspeitos da causa de queima do fusível.

 

Agora se o ntc  não estiver em curto e sim aberto, é devido não ter suportar a corrente excessiva passando por ele. 

 

Tira foto da parte de baixo da placa que tento passar mais dicas.

 

Boa sorte!

 

 

 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde@guilherme Bucceni Alves 

 

A foto da parte de baixo da placa ficou com resolução baixa.

 

Acredito que o controlador pwm por algum motivo esteja enviado pwm de forma errada a ponto de aumentar absurdamente o consumo. Para tanto, vamos fazer o teste, tire o t2 e veja se para a queima de fusível. Porém, use lâmpada série como orientei, ficará mais fácil para você e evitará danos maiores. Ha, aconselho após o teste, descarregar os capacitores grandes antes de soldar novamente algum componente na placa. 

 

 

Enfim, passa o codigo do ic controlador pwm (vai no gate do mosfet) para analisarmos o datasheet.  

 

 

O ntc danificou devido ao consumo excessivo. Sua função é amenisar o surto de corrente no momento que é ligado na rede. Sendo assim é ligado em série e toda corrente consumida na fonte passa por ele.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/02/2020 às 14:29, ohm disse:

Boa tarde@guilherme Bucceni Alves 

 

A foto da parte de baixo da placa ficou com resolução baixa.

 

Acredito que o controlador pwm por algum motivo esteja enviado pwm de forma errada a ponto de aumentar absurdamente o consumo. Para tanto, vamos fazer o teste, tire o t2 e veja se para a queima de fusível. Porém, use lâmpada série como orientei, ficará mais fácil para você e evitará danos maiores. Ha, aconselho após o teste, descarregar os capacitores grandes antes de soldar novamente algum componente na placa. 

 

 

Enfim, passa o codigo do ic controlador pwm (vai no gate do mosfet) para analisarmos o datasheet.  

 

 

O ntc danificou devido ao consumo excessivo. Sua função é amenisar o surto de corrente no momento que é ligado na rede. Sendo assim é ligado em série e toda corrente consumida na fonte passa por ele.

 

 

A Lampa em serie, é na entrada neh? no cabo de energia msm?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite@guilherme Bucceni Alves ,

 

 

Exato, em série com um dos fios da rede elétrica. Tem que ser incandescentes ou halogenas.

 

Em consumo alto  (seria queima do fusuvel) ela se acende com brlilho máximo. Usa-se o valor de potência da lâmpada  de 2,5 vezes maior que a do aparelho. Ou seja, se consome 100w, coloca- se lâmpadas na potência 250w.  o seu caso como é uma fonte chaveada sem carga pode usar de 60 ou 100w.

lampada serie.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora a resolução da foto esteja baixa, me parece que o resistor R7  leva o pulso do controlador até o gate do mosfet, se for esse o caso, você pode fazer o seguinte procedimento pra descobrir se o problema é causado pelo pulso errado como sugerido pelo amigo @ohm:

 

Com o trafo no lugar, retire R7 do circuito e faça um jump entre source e gate do mosfet, se parar o curto significa que sim, tem problema no pulso.

procedimento.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...