Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G485 - QAWGE LA-8681P Rev 1.0 - Não liga.

Avalie este tópico:


Formação Grátis

Posts em destaque

Lenovo G485 - QAWGE LA-8681P Rev 1.0 - Nõa liga.  

solicito novamente a ajuda de Vocês. 

Olá pessoal. Esse Lenovo Não Liga. Quando fiz a analise visual logo vi um capacitor queimado (foto).

Retirei ele. A Placa quando aperto botão de ligar acende o led, consumo na fonte Fica em 0,01 0,02a e não liga. 

As vezes Ele liga mas vai subido de 0,22a e quando chega e 0,40a na fonte assimetrica desliga. 

 

Tenho 
3,29V PL401
5,0V PL402
2,2V PL302

 

Pinos da Bios U4
pino 1=1,48v
pino 2=1,62v
pino 3=3,26v
pino 8=3,29

 

No PQ302 próximo onde estava o curto tenho 18,9v nos pinos 01 e 08.

 

Na PL301 tenho 19,32V. 

 

Primeiro preciso arrumar esse capacitor sei disso. Mas a trilha esta levantada e quando vou medir a placa sai Faísca. Como devo proceder aqui por favor... 

 

 

Lenovo01.png

Lenovo02.png

Editado: por Formação Grátis
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jakers Binder alterou o título para Lenovo G485 - QAWGE LA-8681P Rev 1.0 - Não liga.

@Leonildo fiz aqui as medições e placa está conduzindo do terra do capacitor para o positivo. Como raspei o local para limpar . Também conduz do terra placa para a parte positiva . E também bipa creio eu que no resistor apenas de um lado conforme fotos. Segue as fotos. Tenho que medir em outro local ou colocar algo? Obrigado. Só lembrando que as vezes a placa liga e logo desliga. Na fonte o consumo começa em torno de 0,12a e vai a 0,45a e desliga.  

IMG_20200222_093801.jpg

IMG_20200222_093824.jpg

IMG_20200222_093840.jpg

Editado: por Formação Grátis
Erro digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis bom dia! segui a imagem e veja que só um capacitor estar aterrado pc302. O pc304 estar na linha do gate do pq302, se nos peds dele estar acusando aterramento pode ser que algum componente nessa linha ou até mesmo o dreno do pq302 ainda ta em curto...

dfhh.PNG

Editado: por Leonildo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá boa tarde amigos, Teve uma vez que fiz um reparo na placa de um samsung NP 300 eu acho, um defeito  parecido 

com esse. Descobri que a placa sofreu carbonização no local que houve superaquecimento, então fiz uma raspagem 

profunda até tirar todo tipo de impureza e resíduos da carbonização. Então o notebook voltou a funcionar normalmente.

Esqueci de mencionar que também havia sintoma de curto e saiam faíscas quando fazia as medições. 

Te aconselho a limpar bastante até sair todo o resíduo e já vi casos que atinge até o lado oposto da placa e também

internamente dentro do fenolite da placa. boa sorte.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 Removi a PL 301 e não bipou de nenhum dos lados. Tranquilo até aqui? 

@Leonildo no pino quantro do PQ302 esta tendo uma voltagem de 7,55v. deveria ter ou seria terra mesmo? pelo esquema me parece que tem que ter terra aqui né? 

Voltei a pl302. Ainda continua saindo faisca. Placa ainda não liga. 

 

Lenovo03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis 

Vc não possui curto nesse ponto da placa (PQ302, PL301, etc...).

Se tivesse curto nessa parte do circuito, vc não teria os 3v e 5v nas PL401 e 402 (conforme dito em sua 1ª mensagem).

Se vc possui o sinal B+ (PL301), então não deve se preocupar com componentes responsáveis por gerar este sinal (19V).

Seu problema, muito provavelmente, está em outro ponto da placa.

Troque os componentes torrados e siga na análise.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Formação Grátis disse:

no pino quantro do PQ302 esta tendo uma voltagem de 7,55v. deveria ter ou seria terra mesmo? pelo esquema me parece que tem que ter terra aqui né? 

Voltei a pl302. Ainda continua saindo faisca. Placa ainda não liga.

@Formação Grátis ta correto é para existi essa tensão no gate do pq302! Como o colega @GBS_Info falou segui com analise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo @GBS_Info Amigos fiz a troca dos componentes. A Placa liga e fica um minuto ou mais um pouco lugada e desliga. Tentei baixar o bios pra regravar, mas o sistema me diz não tenho créditos...Se bem que tenho 04 créditos ainda...Ok. Mandei imagem ai..o capacitador maior continua sem voltagem em nenhum dos lados. Um ficou sem PED dai deixei assim mesmo. Devo fazer um jump no terra? 

 

Teve um momento que coloque HD pra testar...dai ele até foi na inicialização do Windows, mas não abriu. Dai escolhi Modo de segurança e a placa desliga. Depois não quis mais ligar com o Hd.

 

Agora esta ligando mas desliga. Obrigado pela ajuda. Sucesso a todos nós. 

 

Lenovo04.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis 

Informe quem são esses capacitores em relação ao esquema. Não tem como saber pela foto.

PR302 tem os 19v ?

 

Citar

Tentei baixar o bios pra regravar, mas o sistema me diz não tenho créditos

Te dei um j+  .... vai na loja e faça compra do pacote de downloads.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info Sim PR 302 tem 19 V. Baixei o arquivo de  bios e regravei. A placa ligou. Até agora ficou uns 15 minutos e não desligou. Coloquei o HD e o windows. não inicializa. Estou testando aqui com o HD mesmo e salvar os dados pra formatar. Posto novidades. 

 

Até agora funcionando tudo...

 

Desde Ja agradeço. O que posso fazer para isolar aquela região que ficou sem o pad? Passar esmalte por exemplo? Ja posto o restante do resultado. A placa agora liga e inicializa. 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info Eles não tem serigrafia irmão, Dai não dizer se é o PC 304 ou o PC 302. Desculpe-me...

 

Na minha opinião Deve Ser o PC 304 pois esta mais próximo dos pinos 08 do PQ 302.

 

A placa esta ligando mas não formata... ela fica ligada e quando vai chegando nos primeiros processos de formatação ela desliga. Isso esta acontecendo mesmo só a placa ligada. 

 

Nessa placa os capacitores nenhum tem serigrafia... 

 

Editado: por Formação Grátis
mais informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis o capacitor cerâmico maior é o PC302, no esquema o positivo está ligado com os pinos 5-8 do PQ302 e com a PL301 e o outro lado dele deve ser ligado ao terra. O capacitor menor é o PC304, um lado dele deve ter continuidade com o pino 4 do PQ302 e o outro lado deve está interligado com o PC302. Confirma com o multímetro aí e faz a interligação como está no esquema.

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@master7 Fiz um jump dos pinos 5 ao positivo do PC302. a placa não ligou. Ele esta conduzindo dos dois lados (bipa). O pc304 tem continuidade com o pino 4 do PQ302. Devo fazer a ligação dos capacitores conforme a foto? Esse capacitor maior não deveria bipar dos dois lados né? Pessoal se isolar o PED positivo e fazer o Jump será que rola...com o pino 05 e 08 do PQ302. 

Lenovo05.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Formação Grátis disse:

Pessoal se isolar o PED positivo e fazer o Jump será que rola...com o pino 05 e 08 do PQ302.

Se o pinos 5-8 do PQ302 não estiverem bipando com o terra, você pode isolar sim que dá na mesma. Esses pad de PC302 devem está em curto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, master7 disse:

Se o pinos 5-8 do PQ302 não estiverem bipando com o terra, você pode isolar sim que dá na mesma. Esses pad de PC302 devem está em curto. 

Não Estão bipando não. Já fiz o teste. Estão normal.  Tireo o capacitor e medi fora da placa. Ele esta normal. Volto com as informações do isolamento e do Jump. Desde já agradeço imensamente pela ajuda. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Formação Grátis disse:

Eles não tem serigrafia irmão, Dai não dizer se é o PC 304 ou o PC 302. Desculpe-me...

Nessa placa os capacitores nenhum tem serigrafia...

Quando a placa não possui serigrafia, vc deve (junto ao esquema) usar a continuidade do multímetro para identificar os componentes.

 

Isolar esses pad's é realmente o melhor a se fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info @master7 Pessoal, fiz o isolamento do Pad. Testei par ver e não bipou. Depois fiz um jump ao pino 08 do PQ 302 e a placa não ligou. tirei o Jump e a placa voltou a ligar. Ela agora esta ligando...fica um pouco de tempo e depois desliga. Tentei formatar para ver ...mas no meio do caminho a placa desliga. 

 

Já regravei o bios com o bios aqui do fórum mesmo. 

 

Na fonte assimétrica o consumo fica em torno de 0,53 a 0,69a. 

 

Fazendo algumas medições aqui...de continuidade...tem dois capacitores bipando dos dois lados aqui embaixo do processador....Isso deveria estar normal? 

 

 

 

 

 

 

lenovo6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info aterrando na USB PL401 mede 60,6. PL902 12,4. Pl903 95,4. PL302 não sai do numeoro 1 conforme foto do multímetro. PL 301 também não sai do numero 1. Conforme a recomendação da foto acima.  

IMG_20200225_165022.jpg

Editado: por Formação Grátis
inserir foto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Formação Grátis disse:

@GBS_Info aterrando na USB PL401 mede 60,6. PL902 12,4. Pl903 95,4. PL302 não sai do numeoro 1 conforme foto do multímetro. PL 301 também não sai do numero 1. Conforme a recomendação da foto acima.  

Sem curto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...