Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Motion Q232A / I5-Z8350LP-MAIN-V3_0-B / Placa não liga, apenas o led vermelho do carregador acende

Avalie este tópico:


josinaldo28

Posts em destaque

Olá pessoal!

 

Neste tópico quero a colaboração de vocês para me ajudarem a resolver o problema dessa placa. O cliente me falou que usou apenas uma semana esse notebook e dai apresentou esse problema, de não ligar.

 

Quando conectado ao carregador apenas o LED vermelho acende (LED presente ao lado do conector de carga), indicando que o carregador está plugado a placa, e ao pressionar o botão power nada mais acontece. Quando eu mantenho o botão power pressionado, o LED verde rapidamente acende e apaga em seguida (LED presente acima do teclado).

 

Eu abrir ele e fiz uma inspeção visual e percebi que havia uma trinca no CI AXP288C, o que rapidamente o substituir por um novo. Porém, a placa continua da mesma maneira.

 

Já fiz medições em vários componentes e nada aponta curto na placa, nada esquenta. Antes, o CI AXP288C era o que esquentava, mas depois que o substituir nada esquentou mais.

 

Minha suspeita agora está no Bios, pois pesquisando por arquivo Bios aqui no fórum, percebi o seguinte:

 

A minha placa é essa:

 

placa-q232a.jpg

 

Com relação ao Bios, o que fiz... primeiro procurei aqui no fórum o arquivo compatível com a placa... encontrei e baixei (pelo que tudo indica). 

Porém, ao salvar o arquivo original gravado no Ci Bios da placa em questão, percebi que o arquivo contido nele é de apenas 2.048Kb e o arquivo que baixei aqui do fórum é de 8.192Kb.

 

A minha dúvida é a seguinte, o arquivo que baixei é de outra placa-mãe com a arquitetura diferente, mas com o mesmo modelo, ou gravaram um arquivo diferente nesse Ci. O Ci Bios é um 25LQ16 (BGA). E se estiver errado me corrijam, por favor.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • josinaldo28 alterou o título para Positivo Motion Q232A / I5-Z8350LP-MAIN-V3_0-B / Placa não liga, apenas o led vermelho do carregador acende
16 minutos atrás, josinaldo28 disse:

Porém, ao salvar o arquivo original gravado no Ci Bios da placa em questão, percebi que o arquivo contido nele é de apenas 2.048Kb e o arquivo que baixei aqui do fórum é de 8.192Kb.A minha dúvida é a seguinte, o arquivo que baixei é de outra placa-mãe com a arquitetura diferente, mas com o mesmo modelo, ou gravaram um arquivo diferente nesse Ci. O Ci Bios é um 25LQ16 (BGA). E se estiver errado me corrijam, por favor.

 O chip 25LQ16 tem tamanho de 2MB e 1.8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josinaldo28 

Na pesquisa que fiz aqui no fórum, todos os arquivos para esse modelo são de 8MB ou 16MB.

A questão seria ter certeza se esse chip é realmente dessa placa (se não foi mexida), mas como seu cliente afirmou que estava usando normalmente..... sinceramente não sei.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josinaldo28 já vir casos dessa placa não ligar por motivo da pouca carga na bateria. Peguei um que foi preciso da carga na bateria assim ele voltou a ligar! Como não tem mais curto na placa você pode tentar isso...

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já peguei um notebook desse mesmo que dava algo parecido com o teu caso o problema era o teclado e só consegui fazer ligar aterrando o 4ª pino do conector do teclado da direita pra esquerda com o terra. Outra coisa é que esse notebook só liga se estiver conectado a bateria e com alguma carga.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa pessoal a demora... é que estou reformando aqui o ponto comercial e estou na correria.

 

Bom, resolvi substituir novamente o CI AXP288C por outro, alegando que poderia estar com defeito. Porém agora, o LED verde (LED presente acima do teclado) acende quando conecto a bateria, apenas isso, e não liga quando pressiono o botão power. E quando conecto o carregador, o LED vermelho acende normal, porém não liga também.

 

Injetei tensão nos pinos da bateria com a fonte assimétrica (simulando a bateria em voltagem regulada em 3,8v e corrente em 5a), porém somente o LED verde acende e mais nada. Fiz isso seguindo a sugestão do @Leonildo, no entanto sem sucesso também.

 

As voltagens que antes não apresentavam, com o novo CI, voltaram a apresentar. No entanto, não há presenta de voltagem no pino 8 do CI Bios, apenas 1v nos pinos 6 e 7.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...