Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Estação Yihua 850 não aquece corretamente

Avalie este tópico:


wololomonk

Posts em destaque

Pessoal, estou com um problema na estação Yihua 850, ela não aquece o suficiente.

 

O ar funciona normalmente. Quando ligo ela, o compressor funciona e a resistência esquenta mas não ao ponto de derreter solda; a luz de aquecimento fica oscilando, entre forte e fraca. Na hora de ligar, deixo o ar no máximo e a temperatura no mínimo, conforme vou aumentando a temperatura, pela ponta do soprador consigo ver a resistência ficando incandescente, mas num instante ela volta ao normal.

 

Qual será o problema? O tal do TRIAC, talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@wololomonk Parece que um problema bem comum é o trimpot de ajuste fino da temperatura interno ir pro beleléu, eu verificaria isso primeiro substituindo.

 

A estação eu comprei nova, recentemente. É estranho vir com esse problema já de cara.

 

Teria como testar o trimpot e fazer algum tipo de "gambiarra" pra ver se a estação funciona sem o trimpot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wololomonk Se é nova pode ser só questão de regular adequadamente...

Não é incomum desregularem por causa do transporte, e também não é incomum um dos chinas dormir no ponto e esquecer de regular adequadamente, e ainda existe a possibilidade de um defeito de fábrica no componente que passou despercebido.

A ideia é que com ela ligada, e com o potenciômetro externo de temperatura na posição máxima, a resistência esteja o mais quente possível, então usando o trimpot interno deves regular isso, faça testes girando pouca coisa o trimpot e olhando a luminosidade emitida pela resistência (pelo amor de Deus, faça isso de forma que não vá se machucar, não coloque a cara colada na saída de ar quente.) dessa forma vais determinar pra qual lado girar o trimpot.

 

Se girando o trimpot para os dois lados não houver alteração de intensidade do brilho, considere substituir o trimpot ou mesmo o potenciômetro externo para testes, por serem componentes mecânicos, que podem apresentar falhas só em determinada posição eu considero que o melhor teste é substituir por novo ou sabidamente bom, mas sim dá pra testar tanto o potenciômetro quanto o trimpot usando um circuito simples de divisor resistivo.

 

Removes da placa e identificas com o multímetro quais os terminais que entre si apresentam a resistência nominal do componente, feito isso ligas um deles ao terra e outro ao positivo de uma fonte de digamos uns 12V através de um resistor de uns 47k (importante pra limitar a corrente), desta forma no pino que sobra medes com o multímetro a tensão de saída, que deve variar gradativamente, se houver algum ponto onde a tensão suba ao máximo ou vá a zero sem que a posição do componente seja condizente com isso o componente deve ser substituído.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@wololomonk Se é nova pode ser só questão de regular adequadamente...

Não é incomum desregularem por causa do transporte, e também não é incomum um dos chinas dormir no ponto e esquecer de regular adequadamente, e ainda existe a possibilidade de um defeito de fábrica no componente que passou despercebido.

A ideia é que com ela ligada, e com o potenciômetro externo de temperatura na posição máxima, a resistência esteja o mais quente possível, então usando o trimpot interno deves regular isso, faça testes girando pouca coisa o trimpot e olhando a luminosidade emitida pela resistência (pelo amor de Deus, faça isso de forma que não vá se machucar, não coloque a cara colada na saída de ar quente.) dessa forma vais determinar pra qual lado girar o trimpot.

 

Se girando o trimpot para os dois lados não houver alteração de intensidade do brilho, considere substituir o trimpot ou mesmo o potenciômetro externo para testes, por serem componentes mecânicos, que podem apresentar falhas só em determinada posição eu considero que o melhor teste é substituir por novo ou sabidamente bom, mas sim dá pra testar tanto o potenciômetro quanto o trimpot usando um circuito simples de divisor resistivo.

 

Removes da placa e identificas com o multímetro quais os terminais que entre si apresentam a resistência nominal do componente, feito isso ligas um deles ao terra e outro ao positivo de uma fonte de digamos uns 12V através de um resistor de uns 47k (importante pra limitar a corrente), desta forma no pino que sobra medes com o multímetro a tensão de saída, que deve variar gradativamente, se houver algum ponto onde a tensão suba ao máximo ou vá a zero sem que a posição do componente seja condizente com isso o componente deve ser substituído.

 

 

Fiz o teste do trimpot com a estação ligada e esse foi o resultado. 

 

Eu tenho uma fonte de computador aqui, mas infelizmente não vou ter o resistor de 47k pra poder montar o circuitinho. Posso usar 5v ou 3.3v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wololomonk Não é adequado, qualquer lapso pode acarretar na queima do componente, mas desde que não ligues nada além do multímetro propriamente configurado na escala de tensão DC e com o cabo no conector certo, no pino de saída do componente em teste, em teoria não haverá problema.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@wololomonk Não é adequado, qualquer lapso pode acarretar na queima do componente, mas desde que não ligues nada além do multímetro propriamente configurado na escala de tensão DC e com o cabo no conector certo, no pino de saída do componente em teste, em teoria não haverá problema.

Entendido. Mais tarde eu irei fazer os testes e retornarei com os resultados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo  Eu tirei o trimpot e o potenciômetro da temp para fazer as medições com o multímetro. Medindo o trimpot, deu 20.6k nas pontas, contudo, ao colocar uma ponteira no meio e girando a regulagem, não aparece nada. O potenciômetro da temp creio que está normal, as pontas deram 10k e colocando uma das ponteiras no meio e girando, a resistência vai variando.

 

Eu irei comprar um trimpot e fazer a troca, vamos ver se resolve o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@wololomonk Colocou um com mesmo valor do original? Tem certeza que não esqueceu de ligar nada?

 

Tens que regular o trimpot mais ou menos na metade inicialmente e girar pra regular até ele chegar no valor correto. 

 

Posta umas fotos da placa pra gente ver como ficou a substituição.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@wololomonk @Jack O'Neo Oi Colega!

 

Algum resultado. Você fez a troca com a placa no lugar ou teve que remover ela da estação. Veja se não ficou nada desconectada ou partiu algum fio dos conectores porque não acredito que a troca em simples do trimpot daria este tipo de problema

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...