Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Placa de video GTX Asus 1050Ti Ora Tem Video e Ora Não (Video Intermitente)

Avalie este tópico:


James Walker

Posts em destaque

Bom dia Eletrônica BR!

 

Estou com uma placa de vídeo que estava com um ponto oxidado. E ora ela apresenta vídeo, ora ela não apresenta.

 

Quando ela apresenta, ela instala os drivers e funciona devidamente. Quando ela não apresenta vídeo a parte onboard da placa mãe funciona normalmente, como se a placa de vídeo nem existisse.

 

 

Realizei uma limpeza da mesma e fui analisar com o microscópio afim de ver se tinha alguma coisa faltando no ponto da oxidação, me parece que falta o U504, comparando com uma imagem que achei da placa em 1080p, ainda não tenho certeza da existência do componente. 

 

Segue imagens de quando estava com oxidação e uma que extrai da 1080P que achei.

 

 

1050 TI.png

Screenshot_5.png

Screenshot_4.png

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo, estava com uma GTX 660 com problema semelhante, hora ligava normal e hora ligava sem vídeo, também tinha pontos oxidados (no circuito de 12v do conector), resoldei esses pontos e resolveu o problema, caso tenha só limpado a oxidação eu recomendo fazer a resoldagem devido a oxidação modificar as composições da solda.

 

Quando ela liga sem imagem, quais tensões encontra nas bobinas? Se puder fazer esse teste, tire uma foto da placa e aponte as bobinas com suas respectivas tensões.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, intermitência pode ser solda fria ou até mesmo capacitor eletrolítico ruim. Porém, até mesmo a placa mãe pode ser a vilã da intermitência. Já observou se os eletrolíticos do PCIEX estão bons? Pode haver falha de alimentação pela motherboard! Olhe também os eletrolíticos da PLC de Vídeo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones  Boa tarde Jhones!

 

Peço desculpas por demorar para fazer as medidas, mas estou fazendo a analise para um amigo e estou usando somente o tempo que tenho de sobra, rsrs.

 

 

Como solicitado, estou mandando as medições das bobinas do lado da GPU. 

 

Como estou sem camera, vou usar uma imagem da PCB em 1080P da placa. 

 

 

Screenshot_14.png

 

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supondo que fez as medições com a placa no slot pci express, startada e alimentada com os 12v do cabo de 6 pinos. Está faltando os 12v do cabo de 6 pinos, se não me engano nessa placa ele quem alimenta o pwm que controla os mosfets das fases da GPU. Tem que seguir essa linha  do conector, e ver onde a tensão está sendo interrompida, procure por mais oxidações, provavelmente tem mais alguma passando despercebida.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones Sim as medições foram feitas com a placa mãe startada.

 

Refiz ontem a noite as medições, e dessa vez, tirei fotos reais da placa. E pude notar algo diferente dessa vez. Assim que se starta a placa a GPU aquece e as bobinas sem Tensão passam a apresentar tensão conforme a nova imagem. Após um tempo as leituras variam para aquela outra que fiz anteriormente e a GPU esfria.

 

Também tirei foto de um outro ponto oxidado.

 

 

 

 

89638132_895479330872324_2864672091838349312_n.jpg

Ponto Oxidado.jpg

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhones Boa tarde Jhones!

 

Fiz a limpeza e soldagem dos cis e dessa vez houve uma leve mudança.

 

A placa apresenta exatamente as tensões conforme a ultima verificação e a GPU aquece, mas dessa vez não a ''desaparecimento'' das mesmas. 

 

Porem ainda sem vídeo :(

 

Não há nenhum outro ponto com oxidação aparente na placa. Olhando com a lupa e microscópio. Será a hora de jogar a toalha?

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, James Walker disse:

@Jhones Boa tarde Jhones!

 

Fiz a limpeza e soldagem dos cis e dessa vez houve uma leve mudança.

 

A placa apresenta exatamente as tensões conforme a ultima verificação e a GPU aquece, mas dessa vez não a ''desaparecimento'' das mesmas. 

 

Porem ainda sem vídeo :(

 

Não há nenhum outro ponto com oxidação aparente na placa. Olhando com a lupa e microscópio. Será a hora de jogar a toalha?

 

 

 

 

 

 

Se tiver osciloscópio analise se os gates dos mosfets das fases estão recebendo os pulsos pwm. E como havia muita oxidação em diversos pontos da placa, deve suspeitar da qualidade da solda da GPU, eu tentaria um reballing nela depois de checar os pulsos do pwm.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...