Jump to content
Polibrin

dúvida Lenovo - MS-7687 - Liga e não dá vídeo

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Estou precisando da ajuda dos amigos.

Estou com esta placa Lenovo MS-7687 na bancada, ela liga e não dá video.

Verifiquei que o Ci U26 não libera as tensões para os Gates do Q8 , Q20, Q10 e Q12.

Ele apresenta as seguintes tensões:

P1 - 12V

P2 - 2V

P3 - 5V

P4 - 12V

Pinos: 5,6,7,8 sem tensão.

Já troquei o Ci, gravei as duas bios  e nada mudou.

O processador esquenta, mas falta a tensão de +CPU_GFX.

MS 7687.PNG

Edited by FLAVIOTECH

Boa noite amigo, tens osciloscópio? Conseguiria medir os pulsos desse circuito do GFX?

De onde esse sinal do PWMA vem?

Edit: Tem debug card para ver se ao menos chega inicializar alguns componentes?

Edited by uiugor

Boa noite. É conveniente voce verificar o estado geral da placa se ainda não fez isso. Caso ainda não fez, retire o processador e verifique os contatos do slot e depois faça uma busca por resíduos na placa ou algum tipo de impureza principalmente na parte do VCORE;  veja se o barramento e as tensões das memorias estão corretos também. E por último não encontrando a causa tente um outro processador. A razão de não haver pwm nos gates dos mosfets, pode ser porque a placa está entrando no modo de proteção devido a alguma anormalidade em outra parte.

• Like 1

@Polibrin é só u26 que não gera a tensão nos pinos 8 e 5? Os outros ci's tem essa tensão nos pinos 8 e 5? Se trata do mesmo...Meça os outros para comparar as tensões e ver se u26 ta recendo as tensões corretas?

10 horas atrás, uiugor disse:

Boa noite amigo, tens osciloscópio? Conseguiria medir os pulsos desse circuito do GFX?

De onde esse sinal do PWMA vem?

Edit: Tem debug card para ver se ao menos chega inicializar alguns componentes?

Bom dia.

sim tenho osciloscópio.

medi no pino 28 do PWM e não tem sinal de onda quadrada. Cheguei a conclusão ser ele.

Na debug card não apresenta nenhum código.

9 horas atrás, claudio antunes de moura disse:

Boa noite. É conveniente voce verificar o estado geral da placa se ainda não fez isso. Caso ainda não fez, retire o processador e verifique os contatos do slot e depois faça uma busca por resíduos na placa ou algum tipo de impureza principalmente na parte do VCORE;  veja se o barramento e as tensões das memorias estão corretos também. E por último não encontrando a causa tente um outro processador. A razão de não haver pwm nos gates dos mosfets, pode ser porque a placa está entrando no modo de proteção devido a alguma anormalidade em outra parte.

A placa foi lavada e seca em estufa.

processador foi trocado.

Boa noite. Tive um problema semelhante em uma placa idêntica e o problema era o capacitor EC89 que fica localizado embaixo do soquete do processador. Ele estava com fuga e ativava a proteção da tensão +CPU_GFX.

• Like 1

pode ser sua PCH com defeito! já troquei uma vez e deu certo, mas isso no último caso, tava com mesmo sintoma do sei, não dava vídeo!

• Like 1

1 hora atrás, JoeRob disse:

Boa noite. Tive um problema semelhante em uma placa idêntica e o problema era o capacitor EC89 que fica localizado embaixo do soquete do processador. Ele estava com fuga e ativava a proteção da tensão +CPU_GFX.

Não querendo atravessar o tópico, mas como tu conseguiu detectar esse defeito?

Posted (edited)

Eu não tenho certeza se foi para mim que vc perguntou, e desde á me perdoe por responder: Muitas vezes para resolvermos um defeito complexo, precisamos de um raciocínio panorâmico, para desvendar o problema. Ou seja: Levando em consideração que as placas mãe, têm na sua totalidade uma proteção de sobrecorrente e também comparadores de tensões chamados amplificadores operacionais, devemos em primeiro lugar isolar o setor ou estágio defeituoso.

No caso do amigo Polibrin por ser falta de vídeo sabemos que é um defeito bastante complexo e que em muitos casos requer análise até de formas de ondas. Como nem sempre dispomos de todos os recursos muitas vezes temos que usar um pouco mais a análise de funcionamento como ferramenta.  Se falta a tensão do gfx teríamos em primeiro lugar que ver a alimentação e a habilitação do ci de pwm. Se o ci de pwm não está sendo habilitado temos que saber o porque e ao mesmo tempo saber que é um problema no VCORE, O que é praticamente o descarte de lvds facilitando um pouco o trabalho. Então usamos o conhecimento e raciocínio no setor do VCORE analisando todas as possibilidades relevantes e logicamente vamos fazer um teste minucioso em toda a etapa verificando habilitações nos cis PWM e também as filtragens. No caso da PCH temos que verificar o sinal que sai deste chipset para habilitar o display, ou seja analisar o esquema elétrico. A minha dica é: sempre procure conhecer o circuito diagnosticado ao máximo que vc puder procure isolar o estágio defeituoso, muitas vezes aprender com as nossas experiências em outra marcas e modelos e também é claro participar de fóruns e pesquisar bastante em muitos casos. Parece uma tarefa difícil e realmente é, mas com dedicação e trabalho é possível.

Edited by claudio antunes de moura
formatação do texto

Posted (edited)
3 horas atrás, uiugor disse:

Não querendo atravessar o tópico, mas como tu conseguiu detectar esse defeito?

Sem o processador a linha da +CPU_GFX apresentava uma resistência muito baixa (0,3 ohms) para o terra. Retirei o CHOKE1 e constatei que a baixa resistência estava no lado do circuito ligado ao soquete do processador. Usando um medidor Kelvin os maiores suspeitos eram EC89 e C487 ambos embaixo do soquete do processador. Como o EC89 era mais fácil de dessoldar comecei por ele e após retirá-lo da placa a baixa resistência sumiu. Para testar, recoloquei o processador, liguei a placa e ela deu vídeo normal. Vale lembrar que no meu caso, a única tensão ausente era +CPU_GFX, todas as outras estavam normais.

Edited by JoeRob
  • Like 2

Parabéns é assim que as coisas funcionam, é o raciocínio e análise com dedicação e trabalho. Quero deixar claro que não quero desmerecer o trabalho dos outros amigos do fórum de atividades, a minha intenção é incentivar os amigos a ter uma visão do quanto uma análise ampla é necessária e eficiente. Um abraço a todos..

• Like 1

Se esta chegando alimentação e habilitação nesse u26, e não ta gerando as saídas pros gates dos mosfets algum componente ou mesmo algum mosfet pode estar matando esse sinal, tenete remover alguns desse circuito e veja se aparece no osciloscópio os sinais para os gates, pois o proprio pwm tambem pode estar com defeito.

• Like 1

@pablorn3 assim que possível vou fazer o que solicitou e também as orientações dos amigos e posto os resultados a todos.

Boa tarde amigos. Fiz os procedimentos solicitados, mas não obtive exito. Defeito difícil de resolver. 

Agradeço a todos pela ajuda. mas vejam a diferença de tensão do U26 para o U23 no pino 2.

Em 28/02/2020 às 23:43, Leonildo disse:

@Polibrin é só u26 que não gera a tensão nos pinos 8 e 5? Os outros ci's tem essa tensão nos pinos 8 e 5? Se trata do mesmo...Meça os outros para comparar as tensões e ver se u26 ta recendo as tensões corretas?

@Leonildo Sim o U23 gera:
 pino 5 - 10V
 pino 8 - 2,4V   
 pino 1 - 11V   

pino 2  - 0,48V 

pino 3 - 4,68V 

pino 4 -11V

O pino 2 esta diferente a tensão. (É o sinal PWM) no U26 esta 2V é a mesma tensão que sai do PWM.

Chequei no PWM é a tensão que vai para o U26 sai 2V e  a que sai do PWM para o U23 é 0,48V.

Seria este o problema?