Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Circuito Violão Silent SLG 100N

Avalie este tópico:


AltaVoltagem

Posts em destaque

Amigos.. estou com circuito de um violão Yamaha Silent 100N.

o violão está funcionando, porem está com uma saida de volume baixo.

Como se o ganho do violão saísse só 50% ou menos de sua capacidade, mesmo está com o potenciometro em 100%.

A fonte dele está com os 12v.. isso tbm ocorre quando é alimentado por uma bateria 9v.

Ja de cara, pensei que fosse algum dos CI (NJM3404AM e NJM3414AM). porem não obtive sucesso e não faço ideia por onde começar!

yamaha-silent-guitar-service-manual_page-0014.jpg

yamaha-silent-guitar-service-manual_page-0011.jpg

Editado: por Walace Paixão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Walace Paixão ,

 

Como nosso amigo menciou, primeiro teste é verificar 4,5v nos pinos 3 dos amplificadores operacionais, exceto no amplificador operacional ic10 que é alimentado por 9v. Ele é o regulador de tensão e em sua saida no pino 1 tem que existir 4.5v. Caso esteja baixa, confira r33 e r34. Se mesmo assim estiver baixa, troque ele.

 

 

Minha suspeita  maior é essa tensão baixa, pois, ele é sterio. Sao dois fet's, e saídas dos operacionais distintas. O que é comum entres eles é a alimentação. Também tem o "captador", mas imagino que seja o primeiro que trocou. 

 

Por fim, o potenciometro de volume.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Walace Paixão ,

 

Basicamente são fabricantes e algumas características distintas. Tem que atentar aos detalhes do datasheet. Por exemplo  o tl72 possui baixíssima distorção harmônica (0.003%) e possui fet em sua entrada, naturalmente aumentando a impedância.

 

Sua dúvida é porque substituiu os originais por equivalentes? 

 

As dicas  que passamos, surtiram efeito? 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm então .. eu fui olhar novamente com calma os Ci antes de ver e fazer a dica de vcs (ainda irei fazé-las).

eu achei o CI-10 estranho (coisa intuitiva, pois parecia meio oxidado e um aspecto diferente dos demais). 

então retirei ele e percebi que estava com uma "perna" quebrada.. coloquei RC4558 e não funcionou..  Então eu peguei o Ci-12, coloquei no Ci-10 e o RC4558 no lugar do Ci-12. e esta funcionando melhor que antes..

Porém, aparentemente está com 2 defeitos, ausência de agudo (aparentemente, pode ser coisa do amplificador que estou usando.. ele é velho) e a entrada de fone não está funcionando tbm.

 

14 horas atrás, ohm disse:

Sua dúvida é porque substituiu os originais por equivalentes? 

minha dúvida vem já a partir de outras situações parecidas.. pois ja troquei um Ci ST 062C por um RC4558 e  o circuito voltou a funcionar, porém com menos ganho de saída.. infelizmente ainda não possuo um conhecimento hábil com a parte de datasheet para saber sobre distorção harmônica (0.003%) e outros detalhes... Inicialmente eu verifico somente o funcionamento e as pinagens..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm sim... Eu verifiquei a sugestão que foi dada por vc. Está tudo em ordem. Só tem a questão do fone de ouvido não estar funcionando. Mas é outra questão e não precisa ser verificado.

Muito obrigado!

*obs: descobri pq danificou. A fonte está dizendo que são 12v e está marcando 21,3v....

Editado: por Walace Paixão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
37 minutos atrás, José Newton Filho disse:

Você viu a entrega do captador? Na maioria das vezes é ele. No meu caso é o contrário do seu: O som tá saturado porque o captador entrega muito sinal ao circuito e estou querendo um jeito de reduzir o sinal.

Caso alguém possa me auxiliar nessa empreitada e agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...