Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E5-471 - Quanta ZQ0 DA0ZQ0MB6E0 Rev. E - Não liga com a BIOS original

Avalie este tópico:


Carlos Porto

Posts em destaque

Olá pessoALL, mais um desafio na bancada hehehe. Esse notebook chegou ligando normalmente, apenas com mau contato no cabo flat da tela. Ao desmontar vi que o "técnico" que o havia reparado anteriormente tinha deixado o flat mal encaixado, e de vez em quando a tela apagava. Pois bem, reencaixei corretamente o flat e montei o notebook. Quando fui testar a tela cadê ligar? Não dava sinal de nada, morto morto morto. Analisando a placa vi que a sequência de start chegava até o botão start normalmente, mas a partir daí o SIO não liberava o sinal de ligar para o proc/PCH e a sequência de start parava por aí. Depois de muito revisar a sequência sem encontrar nada anormal resolvi regravar o BIOS. Testei todas os arquivos disponíveis aqui no fórum e todas apresentavam o mesmo sintoma, o note ligava mas não dava vídeo. Testei inclusive outros arquivos da Internet e nada, mesma coisa.

Tentando limpar a região ME da BIOS percebi que a a ME Region da BIOS original do note é a 10.0.30.1072 e a ME Region de todos os arquivos de BIOS que testei é a 9. Imagino que por isso o note não dá vídeo.

Estou tentando encontrar um arquivo com ME Region 10 pra testar. Além disso o SIO é o IT8587E (com firmware regravável), pensei em regravá-lo mas não tenho gravador compatível.

@K0rTy tentei extrair a BIOS do executável baixado no site da Acer e acabei com um arquivo .fd na mão. Como faço para gravar no chip e testar? Grato pelo retorno! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto Estou saindo de viagem agora. Mas veja o seguinte. 

 

Use o snid do Acer pra baixar o arquivo de atualização da BIOS original.

 

Executa o arquivo. E pegue o arquivo .bom na pasta temp %temp%.

 

Ele vem com apenas o arquivo da BIOS sem a região ME. Utilize a região ME do arquivo de backup original. 

 

É bem fácil. Tranquilo. Isso vai tirar seu desencargo pela BIOS.

 

Se não conseguir avisa aí.

 

J+

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @K0rTy parece que a operação de extração do arquivo não rolou. Executei o arquivo mas nada de arquivo .bom na pasta temp. Veja aí:

image.png

Que inclusive era o mesmo conteúdo que eu extraí no Linux. Acredito que o ZQ0.fd seja o arquivo de BIOS e que tenha que ser refeita na mão, mas aí já são outros quinhentos pra mim. O que sugere? Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode utilizar esse .fd

 

Lembra o seguinte. 

Utilize a ME da BIOS original do arquivo de bkp.

E muito fácil recorta. Procure no arquivo .fd por "iflash".

 

Você vai notar que tem a boa inteira sem a região ME.

 

Por isso usar a região original.

 

Eu poderia fazer isso pra você. Mas estou de mudança aqui meu computador está encaixotado. E está uma loucura para achar casa aqui.

Estou rodado.

 

Mas veja aí quando acalmar aqui eu vou fazer um vídeo do processo. Mas é muito muito simples.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @K0rTy obrigado pela resposta. Desculpe minha inexperiência com BIOS mas vou ter que ir pelo caminho das pedras. Até encontrei o trecho bom da BIOS no arquivo .fd mas não sei como utilizar a região ME nele. Tenho dois arquivos: o backup com a região ME correta e a atualização ZQ0.fd. A minha dúvida é: como extrair a região ME do backup e inserir no arquivo de atualização? 

Eu sei que escrevendo assim é muito mais difícil que mostrar mas uma dica já ajuda muito. Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá @K0rTy infelizmente não consegui inserir o região ME na BIOS do site, pra falar a verdade ainda não tenho experiência suficiente com hexa, até consegui encontrar as tags iflash para recortar mas são várias e ainda estou aprendendo a mexer com BIOS rsrsrs. No momento estou em casa, só vou mexer nele quinta-feira (por conta da escala onde trabalho). Estou realmente interessado em resolver esse problema de BIOS, então ainda vou lhe alugar mais um pouco ;) . Grato pela atenção e desculpe o vácuo (encheu de serviço antes de pararmos de vez).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá @K0rTy tudo bem? Desculpe a demora mas só consegui pegar na placa hoje. Fiz o procedimento que você ilustrou no vídeo mas ficou na mesma, liga mas sem vídeo, consumo em 290mA. Não fiz outros testes porque estou só com a placa no momento. Algumas coisas que notei no processo é que na BIOS original não tem a parte de "ULT" que você mostra no vídeo, então recortei baseado no offset mesmo. Outra coisa é que a placa ficou reiniciando, demora um pouco e reinicia. Vou esperar a volta para pegar o resto do notebook com o cliente e realizar mais alguns testes. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto  Realmente é muito complicado daqui passar alguma coisa em relação a BIOS desse notebook. 

 

Veja que algumas situações o notebook chega a desligar umas duas vezes antes de dar video na tela. Se puder por favor me envia os arquivos que você tem.

 

Outra coisa é importante verificar mesmo mais profundamente as tensões vcore dessa placa para ver se o processador está sendo acionado ou alimentado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo este consumo esta muito baixo, outro dia peguei um Acer que estava sem tensão 5V, injetei e a placa deu vídeo.  De posse do esquema verifique os JP próximos ao pwm e bobinas de 5 e 3 V veja se não falta uma destas tensões. No meu caso a placa estava sem 5VALW. As tensões chegavam no Ci mas o ci não passava tensão correta. Vou ver se tenho este esquema e vou dar uma olhada.

 

Em caso assim a placa liga cooler leds, mas falta tensões, por isso o consumo baixo. Eu voltaria  a bios original e iria conferir melhor estas tensões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @evandrocarlosv tudo bem? Me parece que você não leu com atenção a primeira mensagem do post, com a BIOS original a placa nem liga, e não encontrei outro arquivo com a mesma versão ME para testar, por isso o post, para tentar reconstruir esse arquivo com a atualização, o que só consegui fazer ontem. A partir de agora o procedimento será outro, análise das tensões da placa.

@K0rTy vou postar a BIOS original aqui no fórum e te mandar o link, como o procedimento não deu certo vou voltar à análise da placa (quando puder hehehe). Grato pela disponibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Olá @evandrocarlosv tudo bem? Me parece que você não leu com atenção a primeira mensagem do post, com a BIOS original a placa nem liga, e não encontrei outro arquivo com a mesma versão ME para testar, por isso o post, para tentar reconstruir esse arquivo com a atualização, o que só consegui fazer ontem. A partir de agora o procedimento será outro, análise das tensões da placa.

@K0rTy vou postar a BIOS original aqui no fórum e te mandar o link, como o procedimento não deu certo vou voltar à análise da placa (quando puder hehehe). Grato pela disponibilidade.

Desculpe, li meio corrido. Outro caso a se observar, muito comum vir note com placas trocadas , as vezes pelo modelo da etiqueta na carcaça erramos o pulo ao baixar do site da fabricante. Acredito que deva testar arquivos pelo modelo e rv da placa, com simples Clean ME Region  deve resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @evandrocarlosv o problema é justamente esse, todos os arquivos de BIOS para essa placa são todos versão ME 9 enquanto a BIOS original da placa é versão ME 10 por isso são incompatíveis. Nesse caso só refazendo a BIOS com o cabeçalho da original e as informações da atualização (procurei no site da Acer pelo serial do notebook). Foi o que discuti com o K0rty aqui. Como não resolveu com a nova BIOS então é partir para outros testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Carlos Porto disse:

Pois é @evandrocarlosv o problema é justamente esse, todos os arquivos de BIOS para essa placa são todos versão ME 9 enquanto a BIOS original da placa é versão ME 10 por isso são incompatíveis. Nesse caso só refazendo a BIOS com o cabeçalho da original e as informações da atualização (procurei no site da Acer pelo serial do notebook). Foi o que discuti com o K0rty aqui. Como não resolveu com a nova BIOS então é partir para outros testes.

Vou olhar meu acervo aqui, encontrei uma com ME 11, quer testar eu subo ela, mas vou dar mais uma garimpada assim q  tiver um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Boa noite @Carlos Porto . Resolveu esse problema ?

 

Estou com um igual mesmo modelo mesmo sintoma. Com a bios original não liga nada. Com outros arquivos liga sem vídeo, da uma piscada na tela. Não abir outro tópico, pois como se trata mesmo problema e sintomas, acredito que posso pegar carona com você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CJ bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...