Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

esquema FONTE ATX MODELO PW-500W

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Tenho uma fonte destas conforme pode ver o modelo, ela trabalha com o Standby através do CI OB2262AP e esta funcionando

o VSB 5V. Eo gerador de PWM é o CI UC3845B. O controlador de tensão e monitoramento fica na parte secundaria o CI MT7525

Eu necessito saber o tipo de díodo que tem na parte primaria que atua na alimentação do 3845 no pino 7, este estava em curto

é o D26 eu não sei se ele é parecido com IN4848 ou é Zener pois o mesmo esta ligado ao coletor de Q5 chaveador de alimentação polari

zado sua base através do acoplador optico U3.

 

DEFEITO DE ANTES:

ci 1 UC3845B, díodo D26, acoplador u2, u3 e capacitores secundários estufados.

Alimentei o UC3845B com 12V e polarizei a base da chave PNP medi com osciloscopio

62500 Hz. Não tenho noção qual a frequência desta fonte.

 

DEFEITO AGORA:

Ela tenta partir o Inversor chega medir uma voltagem exporadica 8V vai diminuido

e não parte mais, o Inversor e diodos schottky estão bem.

 

Qualquer ajuda será bem vinda.

Editado: por JAIRO JARBAS DE FREITAS LO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ohm disse:

Boa tarde @JAIRO JARBAS DE FREITAS LO 

 

Pelo que entendi em sua explicação é un retificador do enrolamento axiliar que alimenta o controlador pmw. Não é zener, pela forma que está no circuito.

 

Pode usar um uf4007 ou 1n4935. 

 

Esquema de fonte atx é complicado.

O anodo esta no Terra e catodo ligado ao coletor, o transistor é PNP e seu emissor tem uma fonte de 16.62 Vcc, da a impressão de ser zener para fixar a tensão que vai alimentar o UC3845 no pino 7.

Não esta ligado a nenhum tape para retificação. Desde já agradeço a sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @JAIRO JARBAS DE FREITAS LO 

 

Então ele está ligado no coletor  de um pnp, que por sua vez em comum com o pino 7 do uc3845. 

 

Sim é um zener, porém, não  está na função de regular tensão e sim de proteção de sobre tensão. Pode colocar um de 20v, pois, o uc3845 monitora o pino de alimentação para proteção ovp, que é em torno de 17v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Obrigado pela atenção de todos sobre a minha fonte. Segue agora o cenário depois de achar falha no acoplador que ativa a fonte comando dado pelo pino 3 do controlador WT7525. Quando ativo com um terra neste pino  fonte ativa todas as tensões de monitoramento, mas não ativa o pino 3 e o Power good no pino 14 fica imóvel em zero. Agora me resta conseguir o WT7525N140. Alguém conhece um fornecedor no Brasil ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @JAIRO JARBAS DE FREITAS LO ,

 

O wt7525 está sendo devidamente alimentado no pino 13? Todas tensões estão corretas acionado a fonte "manualmente"?

 

Em relação à fornecedor não encontrei nenhum. So achei no mercado live o componente em smd, que não é seu caso. O final do código "n140" indica que é de 14 pinos, dip14.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
12 horas atrás, Cintia Du'Vall disse:

Mesmo que tardiamente, gostaria de contribuir. O Zener em questão seria um de 24V. Tenho fontes dessa por aqui, e esse defeito já ocorreu também.

Então ainda não consegui o integrado. Se voce tiver algum mesmo usado que esteja bom. Eu compro ele. So consegui em sites chineses e no momento

com o problema da covid não confio na remessa. Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...