Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Amigos vamos trabalhar para projetar um alinhador de BGA

Avalie este tópico:


nchagas86

Posts em destaque

Amigos ultimamente tenho tido problema para alinhar BGA na placa, as vezes o reball nao da certo, e nao sei se foi algum erro no alinhamento e tal, ai pensei se nas maquinas tem, pq nao tentar estudar e fazer um alinhador para nossas maquinas, seria bom para agilizar o serviço e dar mais certeza que o alinhamento ta ok.

 

 

Abraços.

 

Por enquanto estou um pouco sem ideias, porem estou pensando em começar a brincadeira com uma web cam, mais confesso que esta faltando ideias.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, temos um tópico com essa dúvida, inclusive o nchagas86 é o autor do tópico. Creio que ele deva ter esquecido desse tópico.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, temos um tópico com essa dúvida, inclusive o nchagas86 é o autor do tópico. Creio que ele deva ter esquecido desse tópico.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Amigo se vc ler o tópico com atenção vai notar que la eu peço ajuda para alinhar o BGA e aki eu peço ajuda e ideias para projetar um equipamento para alinhar o BGA.

 

Posso ter postado no local errado se sim peço desculpas aos moderadores mais o tópico é de outro interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nchagas, nos meados dos anos 80 antes de me tornar técnico em eletrônica, tive a oportunidade de trabalhar como ajustador mecânico em uma pequena indústria de auto peças, la eu utilizava um equipamento para aferir com muita precisão as medidas de uma pequena peça usada em bicos injetores de tratores e caminhões , esta aferição éra através de imagem , uma imagem éra gerada com o tamanho exato que a peça deveria ficar , a imagem éra ampliada ,bem maior que o tamanho original para não ter erros , e para aferir a peça eu colocava a mesma sobre a imagem e comparava as dimensões da imagem com a peça verdadeira, na época isto éra feito em um gerador de imagem, uma geringonça tipo slyde que ampliava a imagem gravada e fixa e a imagem da peça em teste entende, pois não éra comum o uso de computadores como é hoje em dia, acho que partindo de uma idéia assim, podemos gerar a imagem do chip ainda soldado na placa, e depois a imagem sem o chip e comparar onde deve ser soldado com precisão, bom na minha opinião esta idéia tem fundamento , agóra espero a ajuda dos mestres aqui do forum para dar andamento neste projeto que futuramente poderá ajudar a todos nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, acredito que seria otimo mais pra isso agente iria precisar ter uma câmera imóvel em cima do BGA antes de de soldar e depois na hora de soldar.

 

Estou pensando em arrumar um programa que eu possa  fazer uma imagem do BGA ainda na placa e depois aplicar uma transparência nessa imagem para soldar ela na placa novamente tipo  alinhar a marcação do BGA com a imagem com transparência e alinhar o bga  na transparência tb.

 

Estou trabalhando para isso mais ta difícil conseguir um logal pra deixar a camera fixa e nao deixar ela mover com a maquina desligada e fria tem q  arrumar uma forma de prender a cam no top  de forma milimetricamente igual a anterior e depois usar a transparência para alinhar, poque vc acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens a todos!que ideia brilhante,eu tinha dificuldade de alinhar o bocal inferior da honton com o superior para remoçao e soldar o chip.

Ou seja o chip ficar na mesma direçao,entaõ comprei uma caneta laser e colei no braço superior e antes de colocar a placa alinho o leser com o bocal inferior e coloco a placa e alinho o chip ate o lesre ficar no centro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso a honton..

 

pensei em colocar uma barrinha de leds ao lado do canhão superior, então ele iluminaria a placa e deixaria uma sombra no formato do bocal canhão...

 

Então funcionaria da seguinte maneira..

a'pós por a placa na maquina, alinhava o canhão superior de modo que a sombra ficasse exatamente coincidindo com a marca do BGA existente a placa, apos isso , colocava o chip e se preocupava para que ele ficasse completamente dentro da sombra do canhÃO, e ele estaria alinhado...

 

 

Mas acho a implementação um tanto quanto dificil desse projeto, e acabo ficando com o alinhamento no olhometro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um tipo de laser que emite uma linha de laser e não um ponto, tenho um nivel digital que tem esse tipo de laser, quanto mais distante do local, maior fica essa linha.

Com essa ideia, vc poderia usar dois desses para formar um ángulo de 90 graus, assim vc teria duas linhas de alinhamento.

Pra quem tem câmera, nas estações como a Honton, daria pra fazer um suporte e fixar na lateral do bocal superior, só não dá pra fixar direto na chapa do bocal por causa do calor.

Assim vc poderia usar o suporte superior pra alinhar

Mas acho que o custo pra se ter uma câmera pra fazer um sistema de sobreposição de imagem, ficaria alto e não se justifica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite amigo, para capturar as imagens VC poderia utilizar um microscópio, "USB DIGITAL MICROSCOPE" ele tem zum de 20x a 800x, imagem bem nítida da para fazer o alinhamento por visualização normal pela tela gerada no PC ou Note que esteja usando o programa de captura. Espero ter auxiliado, se gostou não esqueça do joinha. rsrsrs :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...