Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidado: Usar HUBs USB com alimentação externa pode ser perigoso.

Avalie este tópico:


jjlik

Posts em destaque

Amigos, pesquisando sobre hubs usb, encontrei esse tutorial, alertando sobre, achei interessante e resolvi compartilhar com amigos aqui do forum !! :  :)

 

Neste texto eu vou me concentrar em hubs, mas o problema é o mesmo com qualquer dispositivo com alimentação própria que você use, como os HDDs externos de 3.5″.

 

A primeira vez em que essa preocupação bateu forte em mim foi quando eu testei pela primeira vez um HDD na Samsung 40C530 da sala. A fonte, novinha, do HDD externo que usei simplesmente explodiu depois de não mais que uma hora de uso contínuo. Quase entro em pânico quando ouvi o estouro vindo de trás da TV e o HDD desligou, Por sorte, não houve dano nem ao HDD, nem à TV. Já pensou? Uma TV novinha de R$1500 e um HDD de 1.5TB indo pro lixo por causa de uma fonte de R$20?

 

Se você tem um aparelho qualquer com entrada USB, como TVs modernas e media players, pode ter a necessidade de ligar hubs nele (para melhorar a clareza do texto, vou fazer de conta que se trata de uma TV). Mas mesmo que a TV suporte o hub,  pode não fornecer a corrente necessária para suportar toda a sua parafernália, então você pode ter a idéia de usar um hub com alimentação externa. Você também pode achar que é só plugar a fonte externa no hub. A princípio é, mas só se você não tiver nenhum amor pela sua TV.

 

O problema é que a maioria dos hubs usb com alimentação externa tem uma falha séria de design: o positivo da fonte externa  é ligado diretamente ao positivo que vem do cabo USB. Se isso não te deu calafrios, eu explico qual é o problema:

 

    Colocar duas fontes em paralelo é sempre motivo de preocupação em qualquer circunstância. Se uma estiver com uma tensão mais alta que a outra, vai “empurrar corrente” na outra. Essa corrente pode até ser desprezível mas fontes não são projetadas para consumir corrente. E imagine um cenário onde sua fonte externa mal projetada (você não sabe disso) pife e jogue, digamos, 12V na linha de 5V. Isso já aconteceu com um adaptador para carro que eu usava para alimentar meu GPS, mas não sei se está sujeito acontecer com fontes ligadas diretamente na tomada, porque os circuitos são diferentes.

    Se você desligar a TV e mantiver a fonte externa ligada, a fonte externa vai alimentar o circuito de 5V da TV. Isso pode ser inofensivo ou catastrófico, dependendo de como o circuito da TV foi projetado. O menor dos prejuízos possíveis é queimar a fonte externa por sobrecarga;

    Se você usar uma fonte externa vagabunda (e hoje em dia é difícil saber se é ou não sem inspeção interna e/ou instrumentos) vai sobrepor uma tensão “suja” à tensão “limpa” da sua TV. Isso também pode criar problemas;

 

Para saber se seu hub está nesse grupo de risco, basta usar um multímetro para medir continuidade entre o terminal +5V da entrada USB e o pino central do plug de alimentação externa. Tem continuidade nos dois sentidos? Não use na TV sem tomar o cuidado que vou explicar. Se der continuidade em apenas um sentido, existe um diodo de proteção. É relativamente seguro usar o hub.

 

Como garantir a segurança da TV?

 

Simples: corte em algum lugar o positivo do cabo USB.

 

Sua parafernália só vai funcionar com alimentação externa, mas se você precisou de um hub com fonte é porque não funcionava mesmo sem ela. Você pode precisar de uma fonte maior porque a TV não vai mais contribuir, mas pelo menos a TV estará segura.

 

Isso funciona porque para haver comunicação entre dois aparelhos que usam fontes distintas, só é preciso (e só se deve) interligar seus negativos.

 

Um HDD externo corretamente projetado sequer faz a interligação do positivo internamente, porque se ele não funciona só com a alimentação da USB, por que tentar alimentá-lo pela USB?

 

Como você vai fazer isso fica a seu critério, mas o jeito mais simples que encontrei foi usar um adaptador macho-fêmea USB e arrancar com um alicate o pino positivo no fêmea, porque é nele que o pino fica saliente e fácil de destruir com o alicate.

 

Créditos : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja usei fontes ATX em paralelo por 2 anos consecutivos e funcinava mutio bem , mas o conceito la era outro, agora no caso do hub, concordo..e não consigo entender a razã ode tanta insanidade mental de um fabricante ja eliminar os fios de alimentação da USB deixando somente os data + data -.

Isso deve ser aquelas porcarias fabricadas em Shezeng não é ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...