Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte - GA-VM900M - não mantem setup

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde! 

Esta motherboard estava com a bateria esgotada.

Substitui a bateria por outra nova. Ela mantem o setup por alguns minutos, mas não segura por horas.

Verifiquei o soquete da bateria, o diodo chaveador tudo ok.

Estou precisando do esquema desta placa para identificar o caminho desta alimentação para ver se tem algo interrompido ou é defeito na bios.

Obrigado!

Editado: por Jose Miguel Marques
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Miguel Marques lembrando que para conseguir baixar o arquivo é necessário obter créditos! Leia o tópico para mais informações clicando > A

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
!

 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Valmorsantos!

Não vi necessidade de fazer a troca deste diodo pois eu tenho os 3V na entrada e saida dele. Tenho os 3V no jumper clear cmos.

Nos terminais da bios não tenho nenhuma tensão alem de 0,4V em um deles e 0,5V em outro. Nenhuma tensão mais.

Sem o esquema não sei em qual pino chega a tensão da bateria ou se alem do resistor que fica ligado ao diodo chaveador tem mais algum componente ou se é só trilha.

Obrigado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Miguel Marques  regravar a bios ate resolveria se for ela o problema. se nao for pode ser algum componente na placa mae. caso nao tenha conhecimento suficiente para resolver o problema de vez, vc pode usar um recurso e vai funcionar.

 

faça uma ligação direta do positivo da bateria para o jump de reset da bios (cmos) q vai funcionar. 

igual mostra a foto.

Fazer-o-reset-da-bios-da-placa-mãe-Clear-CMOS-1.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, até onde sei, a memória que a bateria sustenta (CMOS) fica no chipset.

A memória SPI não tem nada a ver com a bateria, pois ela não precisa de energia para manter as informações armazenadas nela.

O circuito alimentado pela bateria é o RTC, responsável pelo relógio de tempo real e também a memória CMOS, que é volátil e armazena as informações de SETUP. Por isso, quando tiramos a bateria, essas informações se perdem.

Espero ter contribuído para chegar a uma solução.

Abraço a todos.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Jose Miguel Marques disse:

Obrigado a todos!

Vou continuar a trabalhar sem o esquema pois não tenho créditos para baixá-lo.

Se conseguir resolver, volto a informar.

Obrigado!

Só pra reforçar a informação, os 3v só estarão presentes no pino da bios a partir do momento que a placa estiver em stand by (plugada com a fonte energizada na rede elétrica). Só a placa com a bateria cr 2032 não chega 3v nos pinos da bios. Vou te dar um joinha pra vc assinar o pacote de downloads e baixar o esquema que precisa.

 

link da assinatura:

 

 

Link do esquema eletrico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Miguel Marques Mesmo vc tendo as tensões normais eu recomendo a troca do transistor de comutação. Um pequeno defeito em sua junção, pode estar causando isso. Sinceramente, acho que não tem nada a ver regravar a BIOS nessa situação. A Bateria de C-mos não alimenta o SPI como ja dito aqui, e sim o chipset. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jose Miguel Marques disse:

Bom dia!

Continuo sem acesso ao download.

Obrigado pelas sugestões de teste.

No post #12 eu deixei tudo que precisa pra baixar, primeiro o link de assinatura do pacote de download, vc precisa clicar em assinar agora. Só depois de assinado que consegue ter acesso ao download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jose Miguel Marques disse:

Boa tarde!

Obrigado a todos.

Vou devolver esta CPU pois deitada na banca tudo funciona normalmente.

Quando ela é colocada na posição normal aparece o defeito, examinei a placa com o microscópio e não consegui ver nenhuma solda quebrada ou trinca na placa.

boa tarde porque não ressolda toda ela antes de entregar se tiver alguma solda fria que não consegue ver vai resolver, eu faço ressolda geral na estufa (forno) a 150º por 3 horas

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Jose Miguel Marques disse:

Boa tarde!

Obrigado a todos.

Vou devolver esta CPU pois deitada na banca tudo funciona normalmente.

Quando ela é colocada na posição normal aparece o defeito, examinei a placa com o microscópio e não consegui ver nenhuma solda quebrada ou trinca na placa.

Não tem nenhuma solda da placa encostando na carcaça do gabinete não? Uma vez quebrei a cabeça com um computador que desligava sozinho e era isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Jose Miguel Marques disse:

Boa tarde!

Obrigado a todos.

Vou devolver esta CPU pois deitada na banca tudo funciona normalmente.

Quando ela é colocada na posição normal aparece o defeito, examinei a placa com o microscópio e não consegui ver nenhuma solda quebrada ou trinca na placa.

 

@Jose Miguel Marques 

 

1XtaUH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...