Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ASRocK - H61M-HG4 REV. GA 1.01 - liga e desliga repetidamente

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá.
Tenho em mãos um computador com uma placa mãe ASRock H61M-HG4 REV. G/A 1.01.
Este computador está apresentando este problema de, após ter o botão power pressionado, ficar ligando e desligando; em loop sem parar.

Eu já o recebi antes por este mesmo motivo. Na época, parecer estar com problema na fonte, pois, ao trocar a fonte o problema de ligar e desligar parou. Na época ele foi devolvido ao cliente que o trouxe agora relatando o mesmo problema novamente.

Eu estive pesquisando este sintoma neste modelo e placa e não encontrei muita coisa, porém, achei um tópico aqui no fórum no qual o mesmo problema foi relatado no passado, mas sem solução final.


 

Nesta placa desse meu cliente, eu também regravei a BIOS usando o arquivo disponibilizado pelo fabricante aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Fiz este procedimento para tentar garantir que o problema não voltasse, já que existem alguns relatos de que a atualização de BIOS poderia resolver o problema.

Nesta vez eu pude fazer a placa sair do loop e iniciar normalmente quando desconectei o cabo de energia do HD. Isso me faz crer que exista algum problema com o reconhecimento do HD (...?). Não posso afirmar ainda. Mas, depois da placa sair do loop e mostrar a tela de Setup (ela entra automaticamente no Setup quando está sem um HD ou drive de CD/DVD conectado), eu reconectei o cabo de energia do HD e ela passou a iniciar e carregar o sistema operacional normalmente.

Eu gostaria de saber se alguém já teve experiências com esta placa e se podem me dar dicas de como resolver este problema de ficar ligando e desligando em loop sem parar, pois, até o momento não tenho uma conclusão de causa para o problema.


 

Tudo parece funcionar corretamente na placa.

Agradeço a ajuda de quem puder.

Foto da placa:

20200319_001.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, de fato, @dadosbh.
Mas eu gostaria de saber de outras possibilidades de defeitos, para este modelo de placa, que resultem em problemas como este. Pois, gostaria de dar um diagnóstico preciso para o cliente. Ele já teve de trocar a fonte antes, e isso não pareceu resolver o problema. Sugerir uma troca de HD parece oneroso. Gostaria de ter, na pendida do possível, um diagnóstivo mais preciso.

Agradeço sua contribuição. 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc testando somente a placa sem hd, já terá uma referência, ou com um hd que vc saiba que esteja 100%...vc  tbm verificar a "saúde" deste hd fazendo uma leitura com a ferramenta hd tune. ela mostra se o hd está 100% ou com setores defeituosos, o que ocasionam erros de leitura e comportamento da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela foto observa-se que a placa possui bastante poeira, até mesmo suficiente para causar comportamentos indesejados, parece sem sentido mas já experimentou limpar a placa e os contatos das memórias? As vezes pode haver sueira nos contatos da cpu e nos pinos também (caso decida limpar prossiga com cautela pois os pinos de 1155 são muito fáceis de deslocar), outra coisa que observei é que as memórias não usam a mesma quantidade de chips, uma delas me parece ser chip dos dois lados e a outra não, isso combinado a memórias com latências divergentes podem causar comportamentos anormais de tempos em tempos, espero ter ajudado em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...