Jump to content
bomfim-marcos

em análise Cooler Master-Rs500-Pcar-N1- Não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Estou com essa fonte Stb 5v e Pson 3,1v,e não liga já troquei os capacitores do Stb e não tem nenhum curto no secundário.

No momento que eu faço o jumper no fio verde e preto eu tenho 16v no pino do Uc344

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se voce tem alimentação no controlador pwm do primário e nao está ligando, defeito relacionado a proteção do pwm... falha de controle ou consumo excessivo no secundário além  de possível falha nos mosfets chaveadores do primário.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Buenas,

 

está com outra RS500, ou abriu mais um tópico sobre a mesma fonte?

 

Poste aqui a tensão nos outros pinos do 3844. 16V é o mínimo que ele precisa para partir, então não tem como ter certeza se a tensão atingiu o limiar de partida ou não. Se tiver 5V no pino 8, ele deveria estar funcionando, a não ser que alguém esteja levando o pino 3 acima de 1V, ou aterrando a tensão no pino 1. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que tem de errado aí é a tensão do pino 1 em 0v. 

Pinos 2 e 1  são a saída e a entrada do amplificador de erro. Em algumas fontes o opto é ligado com o emissor no pino 2. Em outras (caso mais comum) o pino 2 é aterrado e o coletor é ligado diretamente entre o pino 1 e o terra. Se a tensão no pino 1 estiver abaixo de aprox. 1,2v, não tem pulso na saída para chavear o fet.

 

Meça entre o pino 1 e o gnd para ver se há algum curto nessa linha. Se não tiver, experimente medir com a fonte ligada. Alguns circuitos supervisores desativam o pwm saturando o optoacoplador do feedback. 

 

A titulo de referência, numa fonte com 384x funcionando, no pino 1 tem que ter algo entre 1,2 e aprox. 4v.

Nos pinos 3, 4 e 6, tem que ter algo mais ou menos assim:

image.png

Em fontes com o 3842 e 43, os sinais devem ser como aparecem aí. Já nas com 3844 e 45, tem uma pequena diferença: A cada dois pulsos no pino 4, só terá um no pino 6. Isso acontece porque eles suprimem um pulso a cada 2, para limitar o tempo de condução do fet a não mais que 50%.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dessolde o pino 1 dele e ligue momentaneamente, mas ligue a fonte numa lâmpada série antes, ou ela pode explodir. 

 

O feedback vai no pino 1 ou no 2?

Share this post


Link to post
Share on other sites

@zazulak Sou novo em fonte Feedback é o pino que ligado ao fotoacoplador sem sim é o pino 2

Mesmo com o pino 1 desligado a tensão não aparece.

Essa tensão do pino 1 do 3844 parte de qual circuito...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite,

 

O pino 01 e saída de um amplificador operacional  na configuração de comparador e essa tensão é gerada internamente.

 

Estando o pino 8 com sua tensão de referência (5v), quando ic atingiu  a tensão de trabalho no pino 7 o pino 01 que é saída de um amplificador operacional na configuração de comparador, depende da tensao do pino 2 (entrada inversora) ser superior a 2.5v para o referido pino 01 ir para o nível  baixo (0v), pois, internamente na entrada nao inversora se tem 2.5v. Ou seja, o pino 01 nao deveria está em 0v, a não ser "derrubado" externamente.

 

Ja que com ele (pino 01) desconectado do circuito a fonte nao gerou pwm, pode ser que o pino 03 (i-sense) ultrapassou 1v.

 

Ou, o pino 04 nao se tem a forma de onda mencionada. Confira  capacitor  e resistor qua vão ligados à ele.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O pino 4 (coletor) do acoplador óptico vai ligado ao pino 8 do 3844 (tensao de referência). A partir do momento que o pwm vai ao nível baixo se induz tensão no secundário, consecutivamente aos pinos 1 e 2 do acoplador (led) conduzindo o pino 3 do acoplador óptico que vai ao pino 2 do 3844. De acordo com o feedback aumenta ou diminui o a tempo off do transistor mosfet corrigindo a tensão de saída. Caso tenha curto no secundário nao terá tensão, nesse caso o ic nao tem retorno e o tempo máximo de nível alto do pwm se atinge protegendo a fonte caso a tensão do pino 3 (i-sense) nao atinja 1v primeiro, também entrando em proteção. 

 

Ou seja, essa tensão que vc perguntou do pino 2 depende da condução do acoplador.

Edited by ohm

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, bomfim-marcos disse:

Sou novo em fonte

Então aproveite essa quarentena forçada que estamos passando por causa do tal do corongavirus e leia isso (não precisa de crédito pra baixar): h

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

O ideal é ler tudo, mas na pressa, pode pular a parte de conversores não isolados, e preste atenção na parte sobre controle em modo tensão e em modo corrente. Nas páginas 17 a 19 tem uma análise da família 384x. Na página 25 tem a análise de uma fonte genérica com 3842 (a topologia não é a mesma duma fonte de PC, mas o funcionamento da parte de controle é idêntico). 

 

3 horas atrás, bomfim-marcos disse:

Essa tensão do pino 1 do 3844 parte de qual circuito...

Do próprio 3844. Se o pino 2 está abaixo de 2,5V, o pino 1 teria que estar com a tensão maior que 2,5v, e desligado teria que ir próximo aos 5v

 

1 hora atrás, bomfim-marcos disse:

pino 2 está com 0v

Num 384x bom, com o pino 1 desligado e pinos 2 e 3 em 0V e pino 2 em 5v, a fonte teria que funcionar, inclusive dando sobretensão se o feedback fosse no pino 1. A única coisa que poderia inibir ele nessa condição seria falha dos componentes ligados ao pino 4.

Num outro tópico você comentou que tem osciloscópio. Veja se tem os sinais que desenhei aí em cima. Se tiver dúvida sobre quais escalas usar no osciloscópio, é só perguntar.

 

O circuito da fonte principal nessa daí é o que chamam de double forward. É basicamente isso:

image.png

O 3844 chaveia diretamente o fet de baixo, e também o de cima através de um transformador (pode procurar aí, é um toroide minusculo que fica quase escondido entre os capacitores principais).

O resistor identificado como shunt é aquele de menos de 1 ohm próximo aos fets, que faz parte do circuito sensor de corrente. Pela tensão em cima dele, o 3844 sabe qual a corrente circulando nos fets.

Dê uma atenção especial para esses diodos circulados entre os fets. São os chamados diodos de freewheling (ou de roda livre). Eles servem para "devolver" qualquer energia armazenada no transformador para os capacitores principais. No modelo de 550W, são usados dois diodos parrudos de 3A. No de 500, uns mais raquíticos, de 2A, que adoram queimar. Se o direita queimar, a fonte pode apresentar esse sintoma. Se o da esquerda queimar, BUM!

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, ohm disse:

O pino 01 e saída de um amplificador operacional  na configuração de comparador

Permita-me uma correção: O amplificador operacional interno entre os pinos 1 e 2 não funciona como comparador, funciona como amplificador mesmo, no caso, o amplificador de erro. Tanto que colocando um resistor diretamente entre os pinos 1 e 2 e outro em série com o 2 dá pra variar o ganho dele, como num amplificador operacional comum. O comparador está lá dentro, e a única entrada acessível (diretamente) é o pino 3.

image.png

No caso dos 384x, a entrada inversora do comparador é ligada a um divisor 3/1, em série com dois diodos, e vai na saída do amplificador de erro (pino 1). A tensão do pino 1 determina o limite de corrente, onde o fet é desligado. Com 1,2v no pino 1, temos largura de pulso nula, ou até ausência total de pulso na saída. Com aproximadamente 4,2v, temos a máxima, pois ele só vai cortar o fet quando a tensão no pino 3 chegar ao máximo de 1v.

 

 

 

image.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia@zazulak ,

 

Obrigado pela correção. Atentei somente ao divisor resistivo interno que vai ao referido amplificador de erro.

bloco_uc3844.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

@zazulak Verificando em volta do fet não encontrei nenhum componente ruim

O interessante que ontem quando eu soltei o pino 1 do 3844,como a fonte está ligada em em série,a lâmpada acendeu bem Clara....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By cet
      Amigos boa tarde boa noite a todos ,,, essa tv chegou aqui na bancada inoperante , foi encontrado um transistor em curto na fonte , ao efetuar a troca a tv liga porém sem imagem , pois não tenho as voltagem de saída da fonte  VS 80v VA 60v  vcc +5.1v e stand by de 5v que alimenta a  x sus, pois todas estão com menos 0.1v,,, aguardo ajuda dos amigos,,,
       
    • By LNO
      Alguém tem os dados da flash dessa tv aoc T2255WE ja procurei em todos os sites do google e não encontrei, por favor galera me ajude.
    • By MeloDias77
      Entrou um notebook HP aqui na assistência que não liga nada.
       
      Ele já passou por outra assistência pois esta mexido em alguns locais da placa.
       
      Não tenho nenhuma tensão na placa a não ser na entrada os 19v.
      Vi que perto do conector da bateria falta um componente penso ser um resistor (PRB1) mas eu não acho o esquema dessa placa fica muito difícil de fazer análise.
       
      Também vi 2 capacitores smd muito ruins porém não estão em curto. O que vi foi que o conector que liga com flat a placa extra usb/leitor de cartão está muito feio e com o pino 5 da flat em mau estado... O jumper logo após esse conector também foi mexido ele é assim aberto ou fechado??
       
      O pino 8 da bios esta em curto com o terra.
       
      Alguém pode me falar qual é esse componente que está faltando e se o jumper é aberto ou fechado?
       
      Obrigado!



    • By lord-zeus
      Bom dia pessoal, estou com esse equipamento ( Lenovo  b330-15ikbr eg521eg522ez511eg721 nm-b451) na bancada e está com o seguinte problema, conecto o cabo de energia, acende todas as leds, aperto o botão power e nada, mas quando vou no botão Novo ( OneKey) ele liga normal, liga o computador, funciona todas as teclas, menos o botão do power, não serve nem para ligar e nem para desligar o equipamento. segundo relato do cliente desligou normal uma noite e na manhã seguinte estava assim, procurei informações e notei que várias pessoas já tiveram o mesmo problema com esses equipamentos da Lenovo. Gostaria de saber se os nobres colegas já se depararam com algo semelhante, não sei  foi uma atualização automática do sistema ou algo que mexeu no firmware do teclado. Mas pelo que entendo nem mudando o teclado irá resolver, não parece ser defeito físico do teclado.
       
      Não possui nenhuma marca de queda de liquido e nada de errado, quando o equipamento está ligado, a led acende e tudo mais, é como se estivesse reconhecendo um layout de teclado comum. Como se aquela tecla de fato não existisse.
       
      Feito Downgrade e Upgrade de Bios também. atualmente Bios está na versão 8TCN55WW, nada resolveu também.
       
      Alguma ideia de por onde começar ? Já pegaram algo similar ?
       
       



SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...