Jump to content
Niemeyerd

resolvido Mini Hifi Samsung MX-C730 C630 não liga, conserto placa AH41-01287B

Recommended Posts

Aparelho não ligava mas fonte aparentava estar ok.

Logo encontrei os  5volts standby presente. Mas nenhuma outra tensão e nem obedecia aos comandos do painel.

Removi uma cola de fabrica em cima dos cristais UX1 e UX2, fiz uma boa limpeza mas nada mudou.

 

No pino P-On estava zerada a tensão, então injetei através de m 470ohm 5volts nele e a fonte armou inclusive acendendo dois leds vermelhos por pouco tempo na etapa do  amplificador perto do IR2053. Nada no painel acendeu, foi quando notei que o defeito era mais complicado.

 

Ampla análise porque era nível baixo no p-on e nada errado nessa linha encontrei.

 

Fui para a etapa das microchaves, todas ok e me chamou atenção que não passava de 1volt no pino KEY-AD2.

Segui todas as trilhas no painel frontal  e tudo ok, igual novo.

Seguindo cheguei até a placa principal onde garanti que contato do flat painel/placa estava ok e reparei que num lado do pullup 10k UR88 havia 5volts e noutro oscilava a tensão entre 1v e 1,5v, soldei mais um 10k por cima e nada mudou. Segui a trilha das Keys e fui parar perto onde havia a cola na placa num conjunto de 4 resistores 100ohm conectados direto ao microcontrolador, alí notei certa oxidação, soltei a conjunto e já garanti 5volts na linha das keys.

Coloquei um novo conjunto e problema resolvido.

Devia estar havendo alguma fuga ali para o gnd visto que as soldas são muito perto.

Então causa do problema foi mais uma vez a cola de fábrica na placa.

 

OBS: os mosfets que são interessantes IRF14019H controlados pelo driver IR2053M.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By diegomervil
      Boa noite, pela primeira vez pego um caso assim, esse notebook acer tinha um capacitor cerâmico em curto, depois da remoção o mesmo voltou a ligar.. só que, o note liga normalmente pela fonte e pela bateria, porém ao conectar a fonte com a bateria conectada o diodo marcado nas fotos esquenta muito ao ponto de queimar o dedo, testei voltagens do gerenciador de carga e ta tudo ok, o note não reconhece carga porém passa voltagem suficiente para carregar a bateria, to muito confuso, não vi nada assim. Se alguem pegou uma bronca dessa como resolver? e se possível tem como adaptar outro Diodo(o mesmo só tem na aliexpress e não acho sucatas na minha região)?


    • By Dj Mario Carvalho
      Boa noite!
      Estou com um auto rádio da pioneer DVH-7680AV que não liga, coloquei numa fonte de 12v externa que só consegui fazer o led do processador que fica atrás da frente, ficar piscando, alguém poderia me dar uma ajuda de onde pode ser o problema?
      Desde já agradeço.
    • By George Pontes George
      Tv semp tv 2177 ch-sl11; não liga 
      q301(saída vertical) tda 9302 em curto
    • By Tony Cezar
      Olá, amigos!
      Tudo beleza? Tudo bem com vocês?
       
      Dentre os equipamentos que estão sob minha manutenção, estou com um notebook Philco Slimbook 14L, aquele mesmo equipado com a famosa placa Shuttle 71R-E14RV6-T830, processador AMD C-70 Brazos integrado, com o seguinte histórico:
       
      *No primeiro teste na residência do cliente, encontrei-o ligando mas tela não apresentou vídeo. LED power e cooler OK.
       
      *Pedi um cabo HDMI para conectá-lo à TV existente e deu vídeo externo, liga travando no logo, ainda sem vídeo na tela. Não entra no setup.
      *Fonte do cliente, uma Clone modelo 47005 de 90 W apresenta 16,43 V. Mesmo com uma minha, tensão acima dos 19 V, o resultado é o mesmo.
      *Na minha bancada, horas depois, ligou normalmente num monitor externo e na tela, acessou Windows 7 e tudo mais. Percebi que num boot sem travamento é possível ver as informações no rodapé sobre acesso ao setup e seleção de dispositivo de inicialização. Ficou ligado por 8 horas até que alguma atualização o reiniciou. A partir daí, ficou com vídeo apenas no monitor externo, porém ainda acessando o Windows do HD.
      *Após ser desligado e ligado, voltou a ficar travado no logo  Philco e apresentar vídeo apenas em monitor externo. Notei nesse ponto que o logo Philco fica com uns tracinhos, denotando algum problema de vídeo.
       
      Deixei de molho para me dedicar a outros assuntos pessoais e retomei a análise no último final de semana. Este equipamento passou por manutenção anterior, onde o técnico apenas substituiu a placa. Essa placa anterior também veio com o equipamento, onde numa inspeção visual constatei o D24 torrado e ao testar detectei vários capacitores em curto. Beleza. O que realmente me interessava nela eram as DUAS BIOS e demais componentes para aproveitamento.
       
      Pois bem. Continuando com a placa fora do gabinete e com todos os periféricos desconectados - inclusive o rabicho com o botão power e LED, pois esta placa já tem um botão power integrado e junto ao DC jack:
       
      *Ao ser ligada, LED power e cooler funcionando OK.
      *Tensões na BIOS U13 normais.
      *Troquei a BIOS U11 e nada mudou.
      *Já desenergizei a placa, removendo a CR2032, curto-circuitando os terminais do conector da bateria da mesma E pressionando o power por mais de um minuto.
      *Após troca da BIOS U13, ligou normal, entrou no BIOS e acessou Windows perfeitamente. Julguei ter sanado o problema. Porém, antes de fechar tendo remontado parcialmente o equipamento, testei e... voltou a dar o mesmo problema: dá vídeo na tela quando quer, mas sempre há vídeo externo. LED power e cooler OK.
      *Verifiquei a memória que veio no mesmo, 4 GB PC3L, e estava OK. Troquei por uma PC3, pois li no slot a marcação 1,5 V e não houve alteração.
      *Chipset pega fogo enquanto está ligada (APU AMD)
      *Quando raramente não da vídeo, basta desligar e ligar novamente e/ou recolocar memória que voltar a dar vídeo.
      *Constatei o que relata o usuário abaixo num tópico semelhante, exatamente da mesma forma:
       
       
       
      Comigo aconteceu tocando os componentes em volta do Q75 (WO4PZ), especialmente o trio R1355, R1357 e C1534. Quando o dedo é mantidona região, some a imagem mas não chega a cortar o vídeo. Ao retirar o dedo, imagem fica manchada, chuviscando, mas nota-se o logo no fundo na tela ainda travada. Vale salientar que o conector LVDS fica no lado oposto da placa e na outra face.
       
      *U30 (GS7113) bem próximo aquece, não chegando a queimar o dedo.
      *Removi o capacitor C1534 e o problema continuou. Um dos lados, acreditando que deveria estar aterrado, apresenta resistência de 353 ohms em X1/beep em relação ao terra, mesmo sem o capacitor.
      *Removi o resistor R1357 e o vídeo externo sumiu de vez; o retornei e voltou.
       
      Resta testar o R1355.

      Preciso de acesso ao esquema elétrico e download das BIOS U11 e U13 aqui do fórum para regravação.










    • By everaldo designer
      Ola Amigos fiz de tudo de sofware, cabos frontais etc.
       
      solução foi a troca do CI de audio alc662.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...