Jump to content
Sign in to follow this  
uilianries

Positivo Premium N8530 - Superaquecimento

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia.

 

Estou com um notebook da marca Positivo, modelo Premium N8530, que aparentemente apresenta superaquecimento.

 

Quando o notebook exige mais processador, como programas mais pesados, a temperatura sobe rapidamente e muitas não estabiliza, oscila até atingir o limite de 120ºC e desligar o note.

 

Eu verifiquei isso diversas vezes, pelos logs gerados pelo kernel, apontando como nível crítico de temperatura nos cores 0 e 1

 

Realizei limpeza do fan, dissipador, troquei a pasta térmica (com prata) e lubrifiquei o fan. Embora tenha melhorado em algum percentual, ainda o problema persiste.

 

Mantive o fan ligado, numa fonte de 5V para ver se não ocorre parada inesperada do mesmo, mas se comportou muito bem.

 

Creio que seja um componente superaquecendo, mas não ainda não descobri qual.

 

Acredito que os sensores de temperatura estejam corretos, pois quando o notebook fica ligado apenas no bootloader, ou ocioso com o SO já carregado, a temperatura fica estável o tempo todo, apenas variando com a necessidade de processamento. Também medi a temperatura no dissipador, utilizando um multimetro, o valor estava próximo do que esta mostrado no log.

 

Alguém possui alguma dica com este caso?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faça um teste na placa e veja se não tem algum circuito em curto, ou algum capacitor estourado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não troquei o processador, pois não possuo outro para testar no lugar desse.

O log aponta como temperatura critica nos cores 0 e 1, mas não sei  se ha outro ponto de sensoriamento pr garantir isso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifica se o pipe esta normal. Aquele caninho de cobre que liga o processador ao dissipador de calor costuma perder a condutividade, ele deve aquecer por igual em todo comprimento se estiver quente no processador e frio na ponta pode trocar que seu problema vai resolver.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ontem realizei 3 testes.

 

Verifiquei o pipe e esta distribuindo a temperatura de forma equalizada.

 

Verifiquei a temperatura do chipset e esta OK.

 

O terceiro teste, coloquei a mao sobre o  dissipador do processador, para verificar o pico de temperatura, já q o multi teste não possui boa resolução na subida. O note desligou duas vezes e embora o log mostrasse temperatura critica, o dissipador não estava quente a este ponto, por volta de 40 °C. Logo depois segurei o dissipador mais um tempo e o note ficou estável durante um bom tempo, devido a pressao q fiz no mesmo. Retirei o dissipador afim de verificar o estado da pasta. O processador estava OK e os capacitores a volta também. Porem existem 3 indutores na volta que estao sob o dissipador, mas sem pasta, e sem resíduo seco. Passei uma camada de pasta com prata nos 3 e apos o comportamento pareceu estável ate agora pela manha. Irei realizar um teste de stress hoje, pr garantir q eh isso mesmo.

 

Irei postar o resultado do teste.

 

Agradeço a ajuda de todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este notebook tem tendencia a desligar quando sobreaquecido, aconselho trocar o cooler por outra mas potente, caso não resolva verifique o processador e o ponte norte, é comum apresentar este problema, mas acima de tudo verifique a estrutura que prende o coooler ao processador, se esta acomodando o radiador esta  bem acomodado sobre o processador.

 

Boa sorte

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...