Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Premium N8530 - Superaquecimento

Avalie este tópico:


uilianries

Posts em destaque

Bom dia.

 

Estou com um notebook da marca Positivo, modelo Premium N8530, que aparentemente apresenta superaquecimento.

 

Quando o notebook exige mais processador, como programas mais pesados, a temperatura sobe rapidamente e muitas não estabiliza, oscila até atingir o limite de 120ºC e desligar o note.

 

Eu verifiquei isso diversas vezes, pelos logs gerados pelo kernel, apontando como nível crítico de temperatura nos cores 0 e 1

 

Realizei limpeza do fan, dissipador, troquei a pasta térmica (com prata) e lubrifiquei o fan. Embora tenha melhorado em algum percentual, ainda o problema persiste.

 

Mantive o fan ligado, numa fonte de 5V para ver se não ocorre parada inesperada do mesmo, mas se comportou muito bem.

 

Creio que seja um componente superaquecendo, mas não ainda não descobri qual.

 

Acredito que os sensores de temperatura estejam corretos, pois quando o notebook fica ligado apenas no bootloader, ou ocioso com o SO já carregado, a temperatura fica estável o tempo todo, apenas variando com a necessidade de processamento. Também medi a temperatura no dissipador, utilizando um multimetro, o valor estava próximo do que esta mostrado no log.

 

Alguém possui alguma dica com este caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem realizei 3 testes.

 

Verifiquei o pipe e esta distribuindo a temperatura de forma equalizada.

 

Verifiquei a temperatura do chipset e esta OK.

 

O terceiro teste, coloquei a mao sobre o  dissipador do processador, para verificar o pico de temperatura, já q o multi teste não possui boa resolução na subida. O note desligou duas vezes e embora o log mostrasse temperatura critica, o dissipador não estava quente a este ponto, por volta de 40 °C. Logo depois segurei o dissipador mais um tempo e o note ficou estável durante um bom tempo, devido a pressao q fiz no mesmo. Retirei o dissipador afim de verificar o estado da pasta. O processador estava OK e os capacitores a volta também. Porem existem 3 indutores na volta que estao sob o dissipador, mas sem pasta, e sem resíduo seco. Passei uma camada de pasta com prata nos 3 e apos o comportamento pareceu estável ate agora pela manha. Irei realizar um teste de stress hoje, pr garantir q eh isso mesmo.

 

Irei postar o resultado do teste.

 

Agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este notebook tem tendencia a desligar quando sobreaquecido, aconselho trocar o cooler por outra mas potente, caso não resolva verifique o processador e o ponte norte, é comum apresentar este problema, mas acima de tudo verifique a estrutura que prende o coooler ao processador, se esta acomodando o radiador esta  bem acomodado sobre o processador.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...