Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica RT809H e as bios de 1.8v. Neste vídeo a W25q64FW sendo gravada

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Neste vídeo mostro que embora a RT809H seja de fato uma ótima programadora de bios, ela peca com a bios da winbond w25q64fw. Também elucido a questão de precisar ou não de adaptador de 1.8v. 

 

Embora os testes tenham parecido conclusivos, a verdade é que o rt809h grava sim sem a necessidade do adaptador. Peço desculpas pela informação equivocada. A intenção sempre foi ajudar, mas errar é humano e venho aqui admitir o meu erro. Grato pela compreensão. 

 

 

Editado: por Gilson Macedo
novos testes mostram o contrário
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá @LEONTEC, Eu peguei um notebook aqui também com um problema na Bios, e o modelo era o mesmo modelo do @Gilson Macedo, Eu usei uma programadora ch341 e para este propósito me ajudou muito bem, e dê uma olha se o arquivo que vc esta usando seria compatível com a programadora. 
Espero ter ajudado 🤝😁 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tech Express , acredito que não seja problema no arquivo, mas sim a gravadora que não identifica o número do chip modelo 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, parece que não tem suporte para esse modelo.

 

Agravadora reconhece o contato dos pinos do chip, faz o reconhecimento automaticamente da tensão do adaptador, mas apresenta um notificação que se entendi bem, ela não identifica número do chip por não ter suporte para esse modelo. Veja na imagem que a gravadora não tem o modelo do chip que estou tentando gravar. O que chega mais próximo do modelo é esse MX25L12873F mas não grava, sempre da erro. Tem uma diferença entre o modelo da gravadora para o modelo do chip, letras U e L. 

Anotação 2023-05-15 114339.png

Anotação 2023-05-15 115311.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LEONTEC disse:

@Gilson Macedo , bom dia Mestre! Estou tentando regravar o BIOS 1.8V pela gravadora RT809H mas sempre apresenta erro. Esse vídeo está disponível em outra plataforma ?

Infelizmente esse vídeo está indisponível desde que fui hackeado e o google boqueou a minha conta. Mas falando sobre o RT809H eu só tenho a dizer que é um excelente programadora de bios e que até o momentosó tive problemas relacionados às nands, sendo que os demais chips sempre consegui gravar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo , a dúvida é mais com relação a tensão do chip e compatibilidade da gravadora. A placa que estou tentando gravar o chip BIOS é 71r-J4gl16-t810. O bios MAIN é alimentado por 1.8V, já o BIOS EC é alimentado pela tensão 3.3v, estou gravando o BIOS MAIM, com o adaptador sempre da erro, já sem o adaptador eu consigo gravar sem erro. 

 

Quando uso essa opção smart identify, a gravadora encontra esse modelo MX25U12835F@SOP8 que é diferente do modelo do chip MX25U12873F. O fabricante é o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Amigo fui dar uma olhada sobre as imagens que vc mandou, e a gravadora fala assim: "O ID do chip identificou um erro, o chip não está bem colocado ou foi danificado."
Deixa eu só entender melhor o senário aqui, não me leve a mal... bom vamos lá... as tensões na placa onde fica a bios chega normal ? e quais foram os testes feitos que você chegou a reprogramar a BIOS. 
Desde já peço desculpas, se estou sendo chato 😅 mas é só para min entender melhor o problema para melhor te ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tech Express , você citou o Gilson mas quem fez o post foi eu! Acredito que vc deva ter confundido. A tensão presente no pino 8 do chip é 1.8V, essa mensagem de erro só aparece quando uso o adaptador na gravadora e configura a tensão pra 1.8v. Já quando uso o chip sem agravadora e configuro a tensão para 3.3V o chip é gravado sem erro como está na imagem. A dúvida era com relação a esse adaptador já que o Gilson disse que essa gravadora não precisa do adaptador para gravar BIOS 1.8V. Achei bem estranho isso...

21 horas atrás, Tech Express disse:

as tensões na placa onde fica a bios chega normal ? e quais foram os testes feitos que você chegou a reprogramar a BIOS. 

Todas as fontes da placa estão com tensão presentes até onde pude analisar sem o esquema realizando as aferições nos indutoras de cada fonte, a placa se matem ligada mas sem vídeo, foi constatado que não tem processamento pelo teste com teclado USB e pen-driver com LED para não deixar dúvidas. Não tem como testa com outras memorias porque elas são soldadas na placa assim como o processador, e mesmo assim eu não teria outro para realiza a substituição. Foi feito também analise de comunicação com osciloscópio e tudo me parece ok. 

Como esse tópico não pode se estender para uma analise paralela de outro equipamento por se tratar de uma dica sobre gravador de BIOS, eu crie um tópico onde relato os alguns procedimentos e dúvidas que tenho sobre o defeito do equipamento. Se você puder ajudar na analise, ficarei agradecido! Só que mais informações como testes entre outros procedimento relacionado no equipamento só posso disponibilizar no tópico criado para o equipamento. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...