Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Lacerda MS 2000

Avalie este tópico:


Luiz Guilherme

Posts em destaque

Estava usando o nobreak ontem, e nele tem um botão no painél, apertei e segurei para testar se as baterias estavam segurando a carga do nobreak. Então na hora de entrar no modo de inversor mesmo na tomada o bicho pipocou! Queimando os IRFP250 na hora,  os fusíveis de bateria estão abertos e acredito que deve ter mais coisas queimadas.

 

Acredito que o micro ficou doido e não chaveou a tempo causando um curto. 

 

Retirei os mosfets (6) e liguei um fio fino no lugar do fusível e agora ele acende fault e bips a cada 2s.

Editado: por Priscila Cristiane
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, estou dando uma investigada na placa e acredito que o problema seja um zener. Pois o 2n5551 e 2n5401 não possuem base polarizada por resistores, e sim um zener (não sei a voltagem se retirar da placa posso ter uma chance de quebrar.) 

 

O zener e ligado do negativo da placa até a base dos transistores pnp e npn. Acredito que um desses possa ter uma pequena fulga ou ter quebrado ocasionado uma alteração e um surto de voltagem saturando os irfp250, também acredito que esses transistores já fumaram também. 

 

@zazulak oque você acha dessa teoria? Pode me informar qual o valor desse zener se você tiver com um nobreak desses a mão? Aqui na minha City tá tudo fechado as casas de eletrônica e nem tenho esse irfp250 dando sopa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá.

 

poste umas fotos da placa. Faz tempo que não pego um desses..

 

esses fets são parte do conversor DCDC, e não são controlados diretamente pelo processador. Tem um integrado 3525 que controla eles. Esses transistores que você citou, se ficam próximos aos fets, servem de buffer para o sinal de gate deles.

 

O DCDC dele é mais ou menos isso:

image.png

Esse trecho de esquema é do Sinus Triad da SMS (que não é SMS.. é xing-ling). O do Eaton PW9120 é praticamente idêntico. E, a maioria dos nobreaks chineses (caso da Lacerda) online de 1 a 3kva usa o mesmo circuito. 

 

Confira os componentes ligados aos gates dos fets, seguindo a trilha até as saídas do 3525. Não é muito comum, mas as vezes um dos diodos da saída do DCDC entra em curto, e isso faz explodir os fets na hora. São 4 diodos, cada um num pequeno dissipador, próximos do transformador.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zazulak disse:

Bom, vamos lá.

 

poste umas fotos da placa. Faz tempo que não pego um desses..

 

esses fets são parte do conversor DCDC, e não são controlados diretamente pelo processador. Tem um integrado 3525 que controla eles. Esses transistores que você citou, se ficam próximos aos fets, servem de buffer para o sinal de gate deles.

 

O DCDC dele é mais ou menos isso:

image.png

Esse trecho de esquema é do Sinus Triad da SMS (que não é SMS.. é xing-ling). O do Eaton PW9120 é praticamente idêntico. E, a maioria dos nobreaks chineses (caso da Lacerda) online de 1 a 3kva usa o mesmo circuito. 

 

Confira os componentes ligados aos gates dos fets, seguindo a trilha até as saídas do 3525. Não é muito comum, mas as vezes um dos diodos da saída do DCDC entra em curto, e isso faz explodir os fets na hora. São 4 diodos, cada um num pequeno dissipador, próximos do transformador.

Você tem esse esquema no Eaton aqui no site? Se sim posta o link!

 

Veja só, bati tudo na placa olhei, revirei, inclusive esses 4 diodos em um único dissipador não encontrei curto, eu tô apreensivo em comprar os 6 mosfets de uma vez e assim que ligar ele queimar,

 

Uma observação:

 

com a bateria em 79V (digamos 80% dos 84 que pode chegar) e uns quebrados, logo ao ligar ele ficava com um ruído branco (chiado de Rádio) bem próximo aos fets, eu pensava que vinha do transformador.

 

 

Peguei de um cliente um apc 10kva monstro que mesmo na bateria dava pra ouvir a senóide sendo transformada  (nesse aí foi só limpeza e verificar as baterias)

 

você acredita que esse ruído branco pode ter me avisado do problema que pode ter vindo a acontecer? 

 

Só não tenho o multímetro digital bom, se não ia ficar passando a quarentena verificando caps e resistores alterados! 

 

Abraços e cuidado com o Covid-19! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Luiz Guilherme disse:

Você tem esse esquema no Eaton aqui no site? Se sim posta o link!

Cada parte fica num arquivo.. tô tentando remover as marcas d'água do Vinafix (de onde baixei) e juntar as partes num arquivo só. Mas o DCDC dele é praticamente a mesma coisa desse seu e do Sinus Triad:

image.png

 

53 minutos atrás, Luiz Guilherme disse:

eu tô apreensivo em comprar os 6 mosfets de uma vez e assim que ligar ele queimar,

Pra testar pode colocar um IRF640 de cada lado. Só não pode colocar carga na saída do nobreak. 

 

54 minutos atrás, Luiz Guilherme disse:

logo ao ligar ele ficava com um ruído branco (chiado de Rádio) bem próximo aos fets, eu pensava que vinha do transformador.

Só se for do transformador da fonte, que fica lá no canto da placa. E, quando em rede, é normal a bobina do PFC emitir um ruído também.

 

55 minutos atrás, Luiz Guilherme disse:

Peguei de um cliente um apc 10kva monstro que mesmo na bateria dava pra ouvir a senóide sendo transformada

Esse tem uma topologia diferente.. os mesmos igbts e bobinas que funcionam como correção de fator de potência quando em rede funcionam como DCDC em bateria. E, ele não tem transformador. Só o inversor é igual (meia ponte). 

 

O ideal é, antes de ligar com os fets do DCDC no lugar, conferir com o osciloscópio se os pulsos estão limpos e simétricos. Se não tiver osciloscópio, pode medir o sinal dos gates na escala de tensão DC. Tem que dar o mesmo valor em todos. 

 

ps. Tem como postar fotos da placa?

 

ps2. Se deixar ele sem os fets do DCDC, conectar as baterias, conectar na rede, esperar ele inicializar, e acionar o botão l/d, ele dá alguma mensagem de erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, veja só eu não disponho de um osciloscópio!

Citar
7 horas atrás, zazulak disse:

ps2. Se deixar ele sem os fets do DCDC, conectar as baterias, conectar na rede, esperar ele inicializar, e acionar o botão l/d, ele dá alguma mensagem de erro?

quando esse nobreak deu curto em uso, (onde eu apertei o botão de teste, para o nobreak fazer um teste de carga das baterias ligado na rede. Ele entrou em curto, pensei que o micro foi pro espaço porem não, veja... ao ligar o nobrek na bateria desligado, eu ligo em serie um resistor de 50r 5w até carregar os caps internos e depois retiro o resistor e ligo a bateria no plug. (pra evitar um pipoco dos caps descarregados.) 

 

quando eu ligo a placa, ele aciona os coolers em baixa velocidade, aguarda uns 5 segundos o cooler aumenta a rotação, e depois ele acende led fault e depois emite 1 bips a cada 2s. isso ligado nas baterias. 

 

peguei um outro ifrp do lado da ponte, e soldei no lado que tinha queimado. porem o erro permanece não ligei em rede. as vezes refiz o teste e acende o led de bypass mesmo ligado na bateria. (nisso o fet queimou de novo)

Citar
7 horas atrás, zazulak disse:

Só se for do transformador da fonte, que fica lá no canto da placa. E, quando em rede, é normal a bobina do PFC emitir um ruído também.

não, esse ruido vinha quando ele estava invertendo sem o uso da rede, esse ruido era mais presente quando a bateria estava carregada, quando já estava em uns 60% o ruido era quase imperceptível. ruido mesmo sem carga na saída ao ligar uma lampada de testes (filamento 70w) mesmo com carga e presente o ruido branco. Acima de uns 250w  o ruido era enfraquecido.

 

 

o ifr640 não pode queimar a voltagem e alta!?🤔

 

vou te mandar umas fotos, na hora de remover o mosfet em curto, eu perdi um pad do dreno. meu ferro tava apanhando, mas os demais deu pra tirar tranquilo!

 

há algumas obs. na imagens para podermos simplificar o problema!

 

lacerda (1).JPG

lacerda (6).JPG

lacerda (2).JPG

lacerda (3).JPG

lacerda (5).JPG

lacerda (4).JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...