Jump to content

Recommended Posts

Buenas,

 

estou com um driver que aciona os motores de movimento X e Y de uma máquina de bordar (o driver é um Dahao modelo MD-02). Ele usa um sensor de corrente de efeito hall duplo, esse:

 

image.png

Ele monitora a corrente em duas das três fases de um servomotor que movimenta o pantógrafo lateralmente (tem outro igual para o movimento para frente e para trás). Ele deveria dar exatamente 1,65V nas duas saídas quando a corrente é nula, mas uma das saídas está dando cerca de 30mv a mais. Essa diferença faz o processador se perder e o movimento do motor fica instável, bagunçando todo o bordado.

 

Em alguns drivers mais antigos, que usavam um sensor para cada fase, adaptei no lugar um ACS712-5 com um divisor resistivo na saída. Mas no caso desse sensor, não sei qual a taxa de mv/A dele. Procurei o datasheet e só achei um genérico de toda a família, e não especifica o ganho de cada modelo de sensor. E, não tenho uma fonte de corrente ajustável para testar ele na bancada.

 

Procurando ele para compra, só achei para importação na Mouser, e estão sem estoque e sem previsão de receber.

 

Alguém tem idéia do ganho dele? Nos drivers antigos, era usado um sensor com limite de 5 amperes com ganho de 120mv/A. Esse daí é para até 15 amperes, e pelas medições que fiz com ele na máquina, o ganho é menor. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa. Já realizou medições? Esses resistores não estão alterados? Talvez possa ter um índice de solda fria?

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 horas atrás, Luiz Guilherme disse:

Opa. Já realizou medições? Esses resistores não estão alterados? Talvez possa ter um índice de solda fria?

Os resistores que tem na placa estão OK. Com certeza o BO é no sensor. Antes de recolher, troquei ele de lugar com o sensor usado no movimento Y, e o defeito passou para o Y. 

Na foto não dá pra ver, mas esse sensor tem um circuito dentro, só que é todo empotado com resina epoxi. Pensei em cavocar o epoxi e tentar reparar, mas a possibilidade de acabar destruindo ele de vez é grande. 

 

Amanhã vou pegar emprestada uma fonte com ajuste de corrente, pra tentar descobrir qual é o ganho dele. Se conseguir descobrir, aí vou cortar os pinos do lado danificado e enjambrar um ACS712 por fora. O cliente tá no meu pé, aí eu disse que se ele tá com tanta pressa assim, eu condeno o driver e ele que compre um novo direto da China (esse driver custa uns $4K, fora o frete e imposto), aí ele se acalmou O:-)

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, zazulak disse:

esse driver custa uns $4K, fora o frete e imposto), aí ele se acalmou 

Hehehehehehe!

 

Mas veja só, você não consegue medir a corrente usando o multímetro? (Vc pode fazer uma prova dos 9 usando um resistor de 100r em 10V o multímetro tem que indica 10mah)

 

Não sei se esse cálculo está certo já fiz faz tempo.  Mas se o seu multímetro for de "marca" e não os "amarelinho".. Vale a pena fazer sim!

 

Se for fazer o teste usando o multímetro, use fios de bitola maior (fio ligeiramente Grosso) porque o fio que vem da perdas e engana muito, se tiver um velhinho use solde os terminais recomendo se tiver sucata em mãos, usar fios de fonte de computador,  (Atx) onde tem uns que os fios são bom para isso, é não deixe os fios grandes, dá perda. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Finalmente resolvido..

 

não consegui achar esse sensor para comprar (entrei em contato até com o fabricante, mas ele só vende a partir de 1000 peças). 

 

Em cada saída do sensor tem um resistor de 10K para o terra. Na saída que estava alterada, testei com vários resistores em paralelo, até que cheguei num valor (220K), em que a tensão ficava quase igual à da saída boa, apenas alguns mv mais baixa. Fui aumentando o valor do resistor (raspando ele com uma lima), até que a tensão ficasse exatamente em 1,65V. 

 

Não respondi antes porque queria ter certeza que essa gambiarra ia funcionar direito. Pus o driver na máquina, e pedi pro cliente usar ela por algumas semanas e ver se daria algum problema com o movimento dos motores de X e Y. Como ele não relatou nenhum problema, dou o caso como resolvido. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By emiliano lourenco da silva
      Bom dia, Boa tarde ou boa noite turma!!!
       
      Eu arrumei uma placa ecs a785gm-m7 (ver: 1.0) num ferro velho a um tempo atrás pra estudar e praticar reparo, solda etc etc (um hobby que tenho quando to de bobeira).
      Ha principio a placa esta em ótimo estado vindo de um ferro velho, só tive que lavar a mesma, mas, quando comecei fazer os testes iniciais e talz, porem quando eu ligo a placa sem a(s) memória(s), a mesma liga, beepa e esquenta o processador (phenom 2) e da aquela sequencia de beepe sinalizando falta de memória.
      Quando eu ligo a mesma com uma memoria dd3 1333 1.5V a placa simplesmente nao beepa, nao da imagem e o processador fica "morno"
      Isso poderia ser algo relacionado a bios? Se for, alguem teria um arquivo de bios dela para me fornecer? pois no próprio site da ecs, quando eu clico em download lá a pagina da erro
      Se nao for isso, alguem me da uma luz!
      Grato em uma resposta...
      Obrigado!!
    • By Rogerio Nascimento
      Prezados, esse PS4, chegou com curto na linha dos 12V, solucionado isso passou a ligar, pelo led notamos que está funcionando, mas não tem som nem video. Suspeitamos do CI do HDMI, foi substituído e nada, passamos a suspeitar do conector, foi substituído e nada. Alguém pode me dar mais umas dicas de como continuar pra achar a solução?
      Desde já agradeço as ajudas prestadas.
    • By wedsonh
      Fala rapaziada, 

      Esse MacBook não liga, não aquece componente, sem oxidação, sem qualquer evento a se destacar;

      Led do MagSafe verde;
      Todas as tensões que conferi com o esquema estão OK, exceto os pinos 13 e 20 do U7501 (S5_PWRGD) que marcam estáveis 2v...
      Estranho que o pino 2 do R8141 apresenta 3,3v (S5_PWRGD) assim que energizamos a placa e momentos depois cai pra 0,0v;

      Essa tensão como está poderia causar esse sintoma? minha dúvida é essa antes de sair sacando os componentes... 

      Obrigado.


       
    • By Paulo Luiz
      Preciso do esquema completo, pois preciso da placa do pre (antera A-17) porque estou com duvidas sobre componentes desta placa. 
    • By lmromao
      Defeito: Televisor Philips 32PFL4017G/78 liga normalmente e trava todas as funções tanto no controle remoto quanto no painel dos botões do televisor!
      Solução: Atualização de Firmware. 

      Disponibilizei o firmware no download, é só descompactar e colocar na raiz de um pendrive formatado como FAT32.
      Insira o pendrive na porta USB do televisor e ligue a tomada na rede elétrica.
      Aguarde a atualização finalizar e reinicialize o televisor para as configurações de fábrica. 
       
      Atenção: Não renomear o arquivo!
       
       
       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...