Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido L07P015S05


Posts em destaque

Buenas,

 

estou com um driver que aciona os motores de movimento X e Y de uma máquina de bordar (o driver é um Dahao modelo MD-02). Ele usa um sensor de corrente de efeito hall duplo, esse:

 

image.png

Ele monitora a corrente em duas das três fases de um servomotor que movimenta o pantógrafo lateralmente (tem outro igual para o movimento para frente e para trás). Ele deveria dar exatamente 1,65V nas duas saídas quando a corrente é nula, mas uma das saídas está dando cerca de 30mv a mais. Essa diferença faz o processador se perder e o movimento do motor fica instável, bagunçando todo o bordado.

 

Em alguns drivers mais antigos, que usavam um sensor para cada fase, adaptei no lugar um ACS712-5 com um divisor resistivo na saída. Mas no caso desse sensor, não sei qual a taxa de mv/A dele. Procurei o datasheet e só achei um genérico de toda a família, e não especifica o ganho de cada modelo de sensor. E, não tenho uma fonte de corrente ajustável para testar ele na bancada.

 

Procurando ele para compra, só achei para importação na Mouser, e estão sem estoque e sem previsão de receber.

 

Alguém tem idéia do ganho dele? Nos drivers antigos, era usado um sensor com limite de 5 amperes com ganho de 120mv/A. Esse daí é para até 15 amperes, e pelas medições que fiz com ele na máquina, o ganho é menor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luiz Guilherme disse:

Opa. Já realizou medições? Esses resistores não estão alterados? Talvez possa ter um índice de solda fria?

Os resistores que tem na placa estão OK. Com certeza o BO é no sensor. Antes de recolher, troquei ele de lugar com o sensor usado no movimento Y, e o defeito passou para o Y. 

Na foto não dá pra ver, mas esse sensor tem um circuito dentro, só que é todo empotado com resina epoxi. Pensei em cavocar o epoxi e tentar reparar, mas a possibilidade de acabar destruindo ele de vez é grande. 

 

Amanhã vou pegar emprestada uma fonte com ajuste de corrente, pra tentar descobrir qual é o ganho dele. Se conseguir descobrir, aí vou cortar os pinos do lado danificado e enjambrar um ACS712 por fora. O cliente tá no meu pé, aí eu disse que se ele tá com tanta pressa assim, eu condeno o driver e ele que compre um novo direto da China (esse driver custa uns $4K, fora o frete e imposto), aí ele se acalmou O:-)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, zazulak disse:

esse driver custa uns $4K, fora o frete e imposto), aí ele se acalmou 

Hehehehehehe!

 

Mas veja só, você não consegue medir a corrente usando o multímetro? (Vc pode fazer uma prova dos 9 usando um resistor de 100r em 10V o multímetro tem que indica 10mah)

 

Não sei se esse cálculo está certo já fiz faz tempo.  Mas se o seu multímetro for de "marca" e não os "amarelinho".. Vale a pena fazer sim!

 

Se for fazer o teste usando o multímetro, use fios de bitola maior (fio ligeiramente Grosso) porque o fio que vem da perdas e engana muito, se tiver um velhinho use solde os terminais recomendo se tiver sucata em mãos, usar fios de fonte de computador,  (Atx) onde tem uns que os fios são bom para isso, é não deixe os fios grandes, dá perda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Finalmente resolvido..

 

não consegui achar esse sensor para comprar (entrei em contato até com o fabricante, mas ele só vende a partir de 1000 peças). 

 

Em cada saída do sensor tem um resistor de 10K para o terra. Na saída que estava alterada, testei com vários resistores em paralelo, até que cheguei num valor (220K), em que a tensão ficava quase igual à da saída boa, apenas alguns mv mais baixa. Fui aumentando o valor do resistor (raspando ele com uma lima), até que a tensão ficasse exatamente em 1,65V. 

 

Não respondi antes porque queria ter certeza que essa gambiarra ia funcionar direito. Pus o driver na máquina, e pedi pro cliente usar ela por algumas semanas e ver se daria algum problema com o movimento dos motores de X e Y. Como ele não relatou nenhum problema, dou o caso como resolvido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...