Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placas Novas que ligam sem vídeo

Avalie este tópico:


Mauricio Ressuti

Posts em destaque

Pessoal, já é o terceiro modelo de placa (Samsung, Positivo e Dell) que pego com as seguintes características:

Chip Set Intel HM55 e família, com processador  primeira e segunda geração.

Liga e não dá vídeo.

Estas placas tem uma Bobina referente a fonte do GfxCore (Vídeo) e elas não apresentam tensão.

 

Todas eu resolvi atualizando a BIOS, nenhuma foi BGA nestes casos.

 

Depois de atualizar a Bios a tensão normaliza na Bobina, ainda não consegui descobrir o motivo, vou analisar pra ver se encontro a resposta dessa misteriosa questão, se alguém tiver mais detalhes, sempre ajuda. Valeu

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Mauricio Ressuti, no ano passado acompanhei um tópico de uma placa desktop que também faltava tensão. Após a regravação do bios essa tensão se normalizou e a placa voltou a funcionar.  Alguns colegas afirmam que quando falta tensão não adianta regravar bios. Na prática percebo que as coisas não são bem assim, que devemos ter cuidado. Claro que se faltar alguma tensão, e houver algum componente em curto em alguma área, com certeza a regravação do bios não irá adiantar em nada. Na minha singela opinião, o bios sendo o responsável por fazer a interligação dos vários componentes, pois é esse chip quem primeiro é acionado numa placa, estando ele corrompido, deixa de enviar algum sinal, fazendo com certos componentes não tenham  tensão, mesmo que esse componente venha a ser uma bobina ou algum mosfet. É isso que na prática tenho observado. Talvez algum outro colega possa acrescentar algo mais a esse assunto, mas com certeza eu regravo o bios mesmo que falte alguma tensão. Que bom que compartilhou, pois estava me sentindo meio que isolado sobre esse assunto, e agora vejo que a minha observação faz sentido. Valeu

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Mauricio Ressuti, no ano passado acompanhei um tópico de uma placa desktop que também faltava tensão. Após a regravação do bios essa tensão se normalizou e a placa voltou a funcionar.  Alguns colegas afirmam que quando falta tensão não adianta regravar bios. Na prática percebo que as coisas não são bem assim, que devemos ter cuidado. Claro que se faltar alguma tensão, e houver algum componente em curto em alguma área, com certeza a regravação do bios não irá adiantar em nada. Na minha singela opinião, o bios sendo o responsável por fazer a interligação dos vários componentes, pois é esse chip quem primeiro é acionado numa placa, estando ele corrompido, deixa de enviar algum sinal, fazendo com certos componentes não tenham  tensão, mesmo que esse componente venha a ser uma bobina ou algum mosfet. É isso que na prática tenho observado. Talvez algum outro colega possa acrescentar algo mais a esse assunto, mas com certeza eu regravo o bios mesmo que falte alguma tensão. Que bom que compartilhou, pois estava me sentindo meio que isolado sobre esse assunto, e agora vejo que a minha observação faz sentido. Valeu

Caro Amigo Gilsonam, eu também fiquei espantado a primeira vez que medi a bobina do GFCORE e não tinha tensão e o problema era a BIOS, porque antes de atualizar a Bios, eu já tinha medido todos os FETS, PWM, trocado capacitores, e somente quando eu não tinha mais o que fazer, numa tentativa desesperadora, atualizei a BIOS, e para minha surpresa, a placa ligou, e a tensão na Bobina normalizou, eu também assim como você tenho o mesmo ponto de vista de que algum sinal não é enviado para algum lugar que faz com que o pwm do GFcore seja acionado, eu estou querendo entender a fundo a esta questão, mais por uma questão de curiosidade e aprendizado, já que nos casos que acontecer este fato, esta bem evidente que a primeira providencia a se tomar é atualizar a BIOS, valeu por seu comentário, Grande Abraço. Mauricio Ressuti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da Electrónica e da Informática, sabemos que cada caso é um caso, mas existem sempre avarias comuns relacionadas pelo determinado componente. A Bios é um desses componentes essencial para a maquina arrancar e funcionar bem, por isso antes de avançar a troca de outros componentes, Reballigns a GPU, Chipsets, etc não custa nada tirar a mesma, programar (com um dump no mínimo fiável) e testar!

 

Pode poupar nos muitas hora de paciência de roda do esquema... 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos tópicos dos quais já participei, sempre que a placa tinha todas as tensões e não ligava, eu tenho por hábito indicar a regração do bios. Mas esse tópico está nos mostrando que embora falte alguma tensão na placa, ainda assim a regravação do bios deve ser prioridade, deve ser o primeiro passo de todo técnico. Esse tópico parece nos levar para a quebra de um paradigma de que na falta de uma tensão não se deve regravar o bios, pois seria inútil.

Não quero ser precipitado, mas os colegas que já tiveram experiências iguais as nossas, por favor, nos relate, pois só assim poderemos ter uma posição mais concreta em relação a esse assunto.

Mauricio Ressuti, seu tópico veio em boa hora. É esse tipo de assunto que nos faz crescer, que nos faz obter um conhecimento maior.

Ao eletronicabr, os meus sinceros agradecimentos por me permitir fazer parte dessa equipe

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tivemos acréscimos ao tópico, mas gostaria de compartilhar a experiência de que lhe falei. Essa placa não tinha o sinal de clock, o sinal de reset ficava ligado direto e o não tinha a alimentação nos fets do processador. Uma regravação de bios resolveu.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

 

 

gigabyte liga e desliga em 3 seg

 

 

 

 

 

modernvisionpt e Mauricio Ressuti, acrescentei mais alguns tópicos que reuni nesses últimos dias e que se referem a problemas com bios.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Caro Mauricio Ressuti, no ano passado acompanhei um tópico de uma placa desktop que também faltava tensão. Após a regravação do bios essa tensão se normalizou e a placa voltou a funcionar.  Alguns colegas afirmam que quando falta tensão não adianta regravar bios. Na prática percebo que as coisas não são bem assim, que devemos ter cuidado. Claro que se faltar alguma tensão, e houver algum componente em curto em alguma área, com certeza a regravação do bios não irá adiantar em nada. Na minha singela opinião, o bios sendo o responsável por fazer a interligação dos vários componentes, pois é esse chip quem primeiro é acionado numa placa, estando ele corrompido, deixa de enviar algum sinal, fazendo com certos componentes não tenham  tensão, mesmo que esse componente venha a ser uma bobina ou algum mosfet. É isso que na prática tenho observado. Talvez algum outro colega possa acrescentar algo mais a esse assunto, mas com certeza eu regravo o bios mesmo que falte alguma tensão. Que bom que compartilhou, pois estava me sentindo meio que isolado sobre esse assunto, e agora vejo que a minha observação faz sentido. Valeu

VC tem toda razão Gilson,a bios corrompida pode sim matar alguma tensão secundária mesmo pq ela está interligada ao I/O.E regravar a bios com gravador é tão simples que vale a tentativa,mesmo que sem resultado.Eu tb sempre indico a regravação de bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...