Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LG 42LM3400 linhas horizontais. Como ?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola Todos !
Essa TV depois de um tempo aparece linhas horizontais na parte superior.
O cliente disse que chega a fechar a imagem.
Eu nem vi chegar nesse ponto, e ja isolei os contatos do FLATna T-Con e o defeito sumiu.

Mas COMO ? Como isso acontece ? Que tipo de sinal é removido que soluciona o problema ?
Gostaria muito que algum tecnico mais experiente ou alguem me passasse um link com detalhes desses sinais e porque isso acontece e resolve isolando esses sinais
Eu procurei na Internet mas só achei a solução, gostaria da explicação, estudar esses sinais a fundo

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, MarkCool1 disse:

Ola Todos !
Essa TV depois de um tempo aparece linhas horizontais na parte superior.
O cliente disse que chega a fechar a imagem.
Eu nem vi chegar nesse ponto, e ja isolei os contatos do FLATna T-Con e o defeito sumiu.

Mas COMO ? Como isso acontece ? Que tipo de sinal é removido que soluciona o problema ?
Gostaria muito que algum tecnico mais experiente ou alguem me passasse um link com detalhes desses sinais e porque isso acontece e resolve isolando esses sinais
Eu procurei na Internet mas só achei a solução, gostaria da explicação, estudar esses sinais a fundo

Muito obrigado.

 

Amigo, o defeito some, mas gera perda de qualidade de imagem e/ou retraços no display.

 

Uma parte do sinal LVDS que é proveniente do display(seja VCC, VDD) entra em curto, por defeito, ou causa externa, oxidação por água, ou urina de animal e aí aparecem as temidas faixas verticais e horizontais.

 

Quando você isola o ponto defeituoso, o display "pula" a sequência de sinal, deixa aquele sinal morto, e continua a entregar imagem para tela.

 

Mas, existem colaterais como te falei acima.. perda de qualidade de imagem entre outros.

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ser mais didático.

 

Abaixo está o conector LVDS do painel LM3400.

 

É um conector 51pin para painéis FHD60hz.

 

No "pino" 10 do conector, existe uma ferramenta chamada OPC&SCANNING CTRL.

 

Essa ferramenta serve, dentre muitas outras funções, para armar proteção caso haja alguma tensão errada no painel.

 

Ao "isolar" esta parte do conector/flat, este sinal jamais chegará na t-con/principal (3.3v) e não deixará com que o painel arme proteção, ou algo do tipo.

 

Este é só um dos meios de isolar o defeito, este conector tem 51 pinos, seja qual for o sinal defeituoso, pode ser que isolar o conector que o corresponde, inibe o mesmo.

 

Lembrando que sempre há consequências e colaterais!

42lm.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acrescentando ao que o colega acima explicou os sinais ckv1,ckv2,ckvb1 e ckvb2  geralmente são os que o pessoal corta para resolver alguns defeitos desse tipo, lembrando que o painel reproduz diversas resoluções e no caso se for colocado a reproduzir a resolução maxima é que se percebera o defeito do mesmo quando se faz uso desse "artificio".

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela explicação. A imagem da TV que fiz o procedimento ficou boa, da para usar tranquilamente.
Claro que cobrei um preço baixo do cliente e expliquei que é um reparo paliativo, fui bem transparente nisso.
Mas queria mesmo entender esse "milagre" de cortar os sinais e como funciona
Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...