Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV LED SONY XBR-52HX905 Desliga apos uns 40 segundos

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá Caros Amigos ! Estou com essa TV, Modelo SONY XBR-52HX905 na bancada, a mesma apresenta o seguintes sintomas:

Ela Liga, aparece o logo, e entra no sistema normal (ex: HDMI)

Após alguns segundos, cerca de 40 segundos, ela desliga e o led standby pisca 6x acusando problema no Backligth ou Main, fonte ou "Inverter" (essa tv possui uma placa "inverter" para os leds)

Se desligar a mesma da tomada e voltar a cionar o power, ela liga normal... em alguns casos, após a 6 piscadas do standby, se acionado o power ela liga também, normalmente.

Verifiquei componentes, nas placas, mas aparentemente, tudo ok.

O que foi verificado:

Tensões 

12v ok

3,3 ok

PowerOn ok

Sem oscilações.

A tenção que sai da placa fonte para a inverter, inicia em 20v, sobe para 23/24v

Não achei referencias dessas tensões (de saída dos leds)

 

Não abri o painel, não possuo espaço físico para este tamanho de tv..

Gostaria de saber se algum colega, já pegou esse tipo de problema, se há possibilidades de ser circuito, já que não achei também, nem os barramentos (novos) tampouco os leds ara reposição, levando em conta que a tv é importada. 

Editado: por fampsbcABC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fampsbcABC 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

FE7Htb&key=fb8094601e903b64af453741bd8a8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos, acabou de chegar uma sony xbr-52hx905 aqui na eletrônica com esse mesmo defeito: liga normal e apos alguns segundos escurece a imagem e apaga a tela e a tv entra em proteção, estarei abrindo ela e fazendo a analise, suspeito de um possível defeito nos leds do backlight. Qualquer novidade publico aqui!

Editado: por Dionatha Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2020 às 16:03, Dionatha Alves disse:

Boa tarde amigos, acabou de chegar uma sony xbr-52hx905 aqui na eletrônica com esse mesmo defeito: liga normal e apos alguns segundos escurece a imagem e apaga a tela e a tv entra em proteção, estarei abrindo ela e fazendo a analise, suspeito de um possível defeito nos leds do backlight. Qualquer novidade publico aqui!

Bom dia, boa tarde, boa noite ! Conseguiu descobrir alguma coisa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fampsbcABC Realmente amigo, não é o BL, desconectei todos os flats que sai para as barras de leds e mesmo assim a tv desarma, uma coisa que notei foi que a tensão que alimenta a placa driver led é que ela da uma oscilada 1 segundo antes da tv desligar, tipo ta 30v fixo nos e do nada cai pra 20v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dionatha Alves disse:

Esse comando gl_control é é fornecido pela placa driver, detecta algum erro e manda a fonte desarmar certo?

Não.. o GL_Control faz o controle de oscilação dos led.. para um contraste dinâmico.. ele esta ligado diretamente ao CI que faz esse papel..  ele gira em torno de 1.3 a 1,7v, no caso a placa principal detecta alguma falha (creio que baixa tensão) e manda para a tcom que por sua vez manda para a "inverter dos leds" que desarma essa tensão do GL_ctrl, onde o Gl_error recebe um sinal e a fonte desarama.

Eu corrigi isso desabilitando a função de controle de led no próprio menu da tv e ela estabilizou, não desarmou mais ... Mas não sanou o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
22 horas atrás, Dionatha Alves disse:

@fampsbcABC Após desabilitar essa função a tv não desligou mais? como assim não sanou o problema mesmo após desativar a função?

Desculpe a demora !! Então, desabilitando a função a tv não apresenta mais o problema de desligamento ! O GL fica estável e não desarma a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, joao1 disse:

amigos achei interressante uma pergunta o GL ctrl é gerado onde....e o GL error    

O GL vem da placa de alimentação dos leds.. o GL error TB vem da placa de alimentação dos leds.. mas pelo que pude perceber, quem controla isso é a principal e a TCom 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo @fampsbcABC  peguei uma HBR da sony de 55 vi que o funcionamento é o mesmo da sua  ....vou te passar umas dicas....primeiro o GL crtl ele não vem da placa de alimentação dos  leds ....ele é um PWM de 3vpp e é gerado na pci principal e serve para controlar a fonte que alimenta os leds......já o GLerror  é um pino de monitoramento do processador esse pino  é acionado com nivel alto desarmando a fonte que alimenta os leds cortando o BL on e GLcrtl...em suma monitore esse pino GLerror  no meu caso o transistor q6409 apresentava fuga de coletor a base quando aquecia...esse pino GLerror é acionado de duas maneira  sobre carga nos leds e sobre tensão na linha vled vcc .....neste tv o circuito de proteção e feito por 4 transistores e um diodo zener....boa sorte. 

Editado: por joao1
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

amigo como ficou essa tv .....o cara perde tempo analisando dando dicas passando o que já viveu nesta profissão  e simplesmente o cara que pediu ajuda desaparece não da uma satisfação e fica por isso mesmo complicado por isso passei mais de 3 anos longe deste fórum mais não mudou muita coisa pelo que estou vendo...tenho 40 anos nesta luta comecei aos 13 anos consertei acho que todas as marcas de tv existente de Admiral.. Abc...colorado..general eletric...KL1...blaubunkt...telefunkem ..Rca..empire..sharp.. philco ford...national não era nem panasonic ainda...etc....ate chegar neste estagio de hoje eu no meu começo  adoraria ter o que essa galera tem foruns etc etc...hoje dicas na internet umas maravilhosas outras nen tanto... que essa turma der mais valor a o cara que muitas veses para para analizar um circuto  pra ajudar a quem realmente quer ser ajudado é apenas um desabafo e so tenho 55 anos viu....

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, joao1 disse:

amigo como ficou essa tv .....o cara perde tempo analisando dando dicas passando o que já viveu nesta profissão  e simplesmente o cara que pediu ajuda desaparece não da uma satisfação e fica por isso mesmo complicado por isso passei mais de 3 anos longe deste fórum mais não mudou muita coisa pelo que estou vendo...tenho 40 anos nesta luta comecei aos 13 anos consertei acho que todas as marcas de tv existente de Admiral.. Abc...colorado..general eletric...KL1...blaubunkt...telefunkem ..Rca..empire..sharp.. philco ford...national não era nem panasonic ainda...etc....ate chegar neste estagio de hoje eu no meu começo  adoraria ter o que essa galera tem foruns etc etc...hoje dicas na internet umas maravilhosas outras nen tanto... que essa turma der mais valor a o cara que muitas veses para para analizar um circuto  pra ajudar a quem realmente quer ser ajudado é apenas um desabafo e so tenho 55 anos viu....

Olá amigo.. me desculpe.. tive problemas médicos, fiquei afastado um tempo... Eu não encontrei a solução para o problema... A tv está funcionando confere descrevi Lah em cima... Desabilitei a oscilação dos leds... As vezes ela desliga, mas no geral está funcionando...  Ainda estou no aguardo de alguém que conseguiu resolver ... Por isso não fechei o tópico.. mas eu não abandonei.. simplesmente, esgotei minhas tentativas... E conforme disse.. esses dias pra trás eu tive problemas médicos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/05/2020 às 13:33, joao1 disse:

amigo @fampsbcABC  peguei uma HBR da sony de 55 vi que o funcionamento é o mesmo da sua  ....vou te passar umas dicas....primeiro o GL crtl ele não vem da placa de alimentação dos  leds ....ele é um PWM de 3vpp e é gerado na pci principal e serve para controlar a fonte que alimenta os leds......já o GLerror  é um pino de monitoramento do processador esse pino  é acionado com nivel alto desarmando a fonte que alimenta os leds cortando o BL on e GLcrtl...em suma monitore esse pino GLerror  no meu caso o transistor q6409 apresentava fuga de coletor a base quando aquecia...esse pino GLerror é acionado de duas maneira  sobre carga nos leds e sobre tensão na linha vled vcc .....neste tv o circuito de proteção e feito por 4 transistores e um diodo zener....boa sorte. 

Eu testei esses componente que vc citou, mas não obtive sucesso ! 

De QQ forma agradeço mto a dica ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza amigo que bom que vc retornou....uma manira de vc saber se esse defeito esta sendo ocasionado pelo circuito driver led é retirar esse fio que leva a informação Glerror a pci principal e aterrar esse fio..vc libera o fio do conector da fonte e aterra..... não é parra aterrar o pino da fonte que sai o Glerror.. em suma vc estatia enganando o micro..o micro entenderia que o circuito driver led esta perfeito..ficaria mais facil assim de vc encontrar a causa ok boa sorte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, joao1 disse:

beleza amigo que bom que vc retornou....uma manira de vc saber se esse defeito esta sendo ocasionado pelo circuito driver led é retirar esse fio que leva a informação Glerror a pci principal e aterrar esse fio..vc libera o fio do conector da fonte e aterra..... não é parra aterrar o pino da fonte que sai o Glerror.. em suma vc estatia enganando o micro..o micro entenderia que o circuito driver led esta perfeito..ficaria mais facil assim de vc encontrar a causa ok boa sorte..

Boa.. vou fazer esse esquema !! Muito obrigado ! Por hora agradeço !! Posto aqui o resultado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 20/04/2020 às 17:38, fampsbcABC disse:

Opa.. estou com ela na bancada ainda.. neste caso não é backligth... O q acontece  que o GL_CTRL está caindo a tensão, aciona o erro e desarma.. consegui controlar desabilitando o Controle dos leds no menu.. suspeito do CI que controla essa função 

bom dia amigo tenho uma tv dessa, mesmo problema, como vc fez isso, desabilitar o controle dos leds ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...