Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook QBEX Barebone MSI CR420 - MS 14531 ver 1.2 - não liga e não acende nenhum led

Avalie este tópico:


Lucas Maranho Correia

Posts em destaque

Olá, boa noite, esta é minha primeira postagem no fórum, então peço desculpas caso eu esteja fazendo algo errado.

Tenho há muitos anos um notebook QBEX i3 330m, que nada mais é que um MSI CR420, e que esta parado há muito tempo, e resolvi agora na quarentena tentar resolver o problema.

Ele há anos atrás estava com mal contato do flat da tela, após abrir e verificar que realmente estava com mal contato, mexi um pouco demais no cabo, ouvi um estalo (provavelmente curto) e o notebook não ligou mais. Não acende nenhum led, nem o de carregar bateria, nada! Botão de ligar não tem nenhuma resposta!

Após abrir ele, testei alguns pontos com o notebook com a fonte, e as tensões parecem estar ok, porém logo reparei que um componente (e apenas ele) está esquentando demais, mas não consigo identifica-lo! Ele está logo acima dos mosfets 4914B como mostra a imagem:

Alguém saberia dizer o que poderia ser este componente? talvez ele esteja impedindo 

forum04.jpg

forum01.jpg

forum02.jpg

forum03.jpg

Editado: por Lucas Maranho Correia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Eu não tive acesso à esquema elétrico ainda pois preciso ter mais participação no fórum, mas andei pesquisando e o PWM provável ser TPS51125, eu fiz o pedido pra substituir pois já estava chutando ser pwm, estou iniciante em reparações de notebook, mas já é uma área que me interessou muito, obrigado pela resposta!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Obrigado Gilson, como disse eu estou iniciando nas manutenções de Notebook então acabo cometendo equívocos, acreditei que fosse TPS51125 (pois apenas li em alguns tópicos sobre problemas parecidos, e eu n tive acesso mesmo ao esquema da placa) , vou pedir para o vendedor ver se tem o modelo com R no final como mencionou. Este com o final A eu achei de um notebook sucata aqui, mas acredito não ser mesmo equivalente. É comum em curtos-circuitos esse PWM dar defeito? ou é normal ele esquentar assim? esquenta a ponto de ser impossível ficar com o dedo. Estou explorando o fórum mais a fundo, fico feliz de como ajudam uns aos outros, não sabia que havia algo assim ainda na internet!  Vou buscar auxiliar aqui com o que eu puder no fórum (apesar de ser mais em alta tensão) . Muito obrigado!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Maranho Correia seria bom você analisar bem antes de comprar esse ci, melhor ter certeza que ele ta esquentando por defeito nele próprio, as vezes outros componentes em curto pode ta fazendo ele esquentar! Quais as tensões você encontra na placa?

Mas com seu relato, pode ser mesmo ele! Quando você for realizar a troca, aferi bem a procura de mais alguma coisa em curto, para não queimar o ci de novo!

@Lucas Maranho Correia assisti o vídeo do colega e aproveita se escreve no canal! Tem muitos vídeos que pode lhe ajudar! 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Maranho Correia É muito provável que seja o pwm, mas na eletrônica não devemos nos contentar com o "muito provável", devemos ter certeza antes de comprar. Isso evita gasto desnecessário e perda de tempo aguardando um componente que pode não ser ele. Veja esse vídeo e coloque em prática esse método.

 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...