Jump to content
Sign in to follow this  
eudesdl

Fonte de bancada de baixo custo.

Rate this topic

Recommended Posts

Estive observando aqui no fórum que muitos acabam comprando fontes de bancada, como eletrônica em minha vida sempre foi um hobby adaptei muitos projetos para uso em meu trabalho, um deles é minha fonte de bancada.

Como a que uso em minha bancada é meio feiinha estou montando outra e postando aqui as fotos e o esquema "parcial" que escolhi para usar.

Parcial pois farei a adaptação de um voltímetro digital e um lampada em serie na saída do negativo.

A fonte é considerada de baixo custo pois foi feita 100% com sucata eletrônica, o transformador que seria a peça de maior custo, foi retirado de um no-break e tem seu secundário de 18+18 por 7A.

Quando finalizar posto mais fotos.

Foto-0015.jpg.0e7443f32a9ce2021f25438c886fe06f.jpg

Foto-0016.jpg.f429ffcd44b7b239673553f37dc26861.jpg

Foto-0017.jpg.438a128af93ff3035f31105b1a642a6d.jpg

Foto-0018.jpg.065e5a80e4e59efc5ab1c5bff544ea09.jpg

Foto-0019.jpg.17fd7a754914ef7386a4f7e1292af6e5.jpg

excelente !! parabéns !!  quando  finalizar todo  o projeto  favor  portar  ....vou  querer  montar  uma  também....pergunto ?  tem  como modificar essa  fonte  para  ela  medir  consumo  em A  da placa ? atte.  Vidalk

Sim, na verdade devo colocar um voltiômetro digital com amperímetro integrado.

Nossa muito bom, mas eu não entendo nada desse projeto porque sou leigo em eletrônica, acho melhor eu comprar uma fonte nova, mesmo assim obrigado por compartilhar  :)

Oba  !! Amigo Eudesdl !!  Vou  ficar no aguardo !!  desse  dia  !! pois  eu  vou  fazer  esse projeto  com a sua  ajuda  !!  Vc  ja penssou  em  produzir  e  vender  essa  fonte ?  att vidalk1  :-*

Ficou muito bom.

tenho uma que construí com sucata, é um pouco diferente 22v x 3,5A

Colocar um amperímetro é uma boa ideia.

adaptei também um cooler no dissipador do 3055.

outro dia usei até para dar uma carga na bateria do carro. rsrs

Opa  Colega !! Vc criou  um equipamento  multi-uso  !! vc  ja  penssou  em patentear  esse  projeto  depois  de pronto ?  att  Vidalk1

Opa, valeu a dica, excelente projeto para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir em ferramentas.

Mais o LM317 não teria Corrente de pico LIMITADA , se eu melhorar o trafo para um corrente maior , ele não pifaria ?

Aconselho quem vai usar a fonte na manutenção de Notes usar um trafo 12+12 com 5a , pois se o LM ou 0s 2N entrarem em curto imaginem o estrago. Mas valeu pelo projeto vou monta-lo.

Na verdade são tão poucos componentes que nem montei placa, quanto ao anti-curto deve ser colocado uma lâmpada em serie no negativo.

Boa noite estou pesquisando uma fonte variável para comprar, porém depois de sua postagem, vou usar o projeto colocado aqui para montar a minha fonte variável caseira. Posto aqui de deu certo! Como o tempo é escaço posso demorar alguns dias, mas vou fazer. Desisti de comprar sem restar este projeto. Vai levar uma joinha pela iniciativa. Obrigado por compartilhar....

Monta e posta ai, a minha ainda está em fase de acabamento ainda por falta de tempo tenho outra que uso na oficina a uns três anos e me quebra bem o galho.Quanto ao joinha obrigado, pois isto aqui no fórum é moeda rara.

interessante o projeto, to precisando mesmo de uma fonte de bancada...

Muito boa a iniciativa.  Vou tentar montar uma também.  Parabéns e um joinha para você.

Tópico bloqueado pela moderação » O autor foi banido!

Evite responder este tópico.[/b]

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo tópico.

eletronicabr.png